Principais prefeitos de oposição chegam fortalecidos em 2020
Eleitos em 2016, os prefeitos de Petrolina, Caruaru e Jaboatão dos Guararapes, Miguel Coelho, Raquel Lyra e Anderson Ferreira, respectivamente, trabalham diariamente já considerando o próximo ano, quando tentarão a reeleição. Políticos jovens, Anderson, Miguel e Raquel sabem que não só estarão em jogo seus respectivos mandatos em 2020, como também a manutenção de uma base sólida para a oposição pensar em 2022 com melhores condições de vitória.
Anderson Ferreira conseguiu derrotar a máquina do grupo que lhe antecedeu, e imprimiu um ritmo de trabalho que o credencia para a reeleição em 2020. Tem plenas condições de vitória, pois além de ter o que mostrar, vê seus opositores completamente fragilizados. Apesar disso, é imprescindível que mantenha os pés no chão devido às particularidades de Jaboatão, que é uma cidade complexa e gosta de pregar surpresas, vide a pífia votação do ex-prefeito Elias Gomes em 2018 para deputado estadual.
Já Raquel Lyra começou uma gestão bastante contestada ao longo de 2017 e 2018, mas ao longo de 2019 conseguiu reverter o sentimento de que ela estava fragilizada e já começa a colher os louros dos acertos da sua gestão. Atualmente ela já conta com melhor avaliação e é tida como candidata fortíssima em 2020.
Por fim, Miguel Coelho vem fazendo uma gestão que transformou Petrolina no maior canteiro de obras de Pernambuco. Os resultados são visíveis, devido ao volume de recursos conquistados pelo senador Fernando Bezerra Coelho. Hoje Miguel é favorito a se reeleger, mas 2020 traz uma particularidade que é a possibilidade de segundo turno. Para não ter sustos, é imprescindível que Miguel atue para liquidar a fatura logo na primeira etapa. Os três prefeitos têm em comum não só o fato de serem oposição a Paulo Câmara, mas também qualquer um deles poderá, em caso de reeleição, figurar na chapa majoritária de 2022.
Reflexo – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros, foi bastante requisitado durante os atos do Todos por Pernambuco. O trabalho que ele vem desempenhando à frente do Poder Legislativo já está sendo percebido pelos pernambucanos de todas as regiões do estado, devido a atuação do presidente em aproximar a Casa de toda a sociedade.
Republicanos – O ministro Jorge Mussi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), autorizou, nesta quinta-feira (15), a mudança de nome do Partido Republicano Brasileiro (PRB) para Republicanos. Na decisão, o magistrado afirma que o TSE tem fixado essa possibilidade em casos similares, como os dos partidos Solidariedade e Avante, uma vez que inexiste prejuízo à lei. O partido é presidido em Pernambuco pelo deputado federal Sílvio Costa Filho. A legenda foi fundada e mantém ligação próxima com a Igreja Universal.
Seminário – O Seminário “Pré-Eleição 2010 – Os Novos Desafios da Eleição Municipal” teve auditório lotado, nesta quarta-feira (14), no auditório do Sindicato dos Lojistas (Sindloja), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Promovido pelo Instituto Caruaru de Direito Eleitoral (ICADE), o evento teve como organizador o advogado eleitoral Bruno Martins. Um dos palestrantes foi o procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO). O evento contou com a presença de vários políticos da região, como o ex-senador Douglas Cintra (PTB).
Águas Belas – O ex-prefeito Genivaldo Menezes (PCdoB) foi condenado por improbidade administrativa por não repassar ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal os recursos auferidos por empréstimos consignados realizados pelos servidores municipais. Na condenação ele perdeu os direitos políticos por três anos.
Gravação – Pegou muito mal para a vereadora Ray do Quilombo, de Palmares, os áudios em que seu marido, Rodrigo Coutinho, afirma que estava querendo recursos financeiros para ajudar o prefeito Altair Junior. Com isso, ficou latente que a CPI dos Esportes tinha como único objetivo denegrir a imagem do gestor.
RÁPIDAS
Gratuidade na Zona Azul – O deputado estadual Romero Albuquerque (PP) é o autor do Projeto de Lei que vai isentar idosos e portadores de deficiência física da taxa de estacionamento de Zona Azul em todo o Estado.
Outros projetos – A transparência, o uso consciente do dinheiro público e o combate à ineficiência administrativa dos recursos estatais são bases para outros três projetos, de sua autoria, em tramitação na Alepe.
Inocente quer saber – O presidente Jair Bolsonaro vetará a Lei do Abuso de Autoridade?
William Pontes diz
Se o Bolsonaro vetar a Lei será conivente com os abusos praticados por juízes e procuradores.