A máquina de Bruno Araújo
O deputado federal Bruno Araújo conseguiu construir uma brilhante trajetória no legislativo tendo sido deputado estadual por dois mandatos, presidente da Asssmbleia Legislativa de Pernambuco e chegou ao auge da sua vida pública quando assumiu o ministério das Cidades no governo Michel Temer. Nas eleições de 2018 tinha uma reeleição líquida e certa para deputado federal, mas terminou enfrentando a sua primeira disputa majoritária, que foi a tentativa ao Senado.
As urnas lhe deram o dissabor de uma derrota, mas do ponto de vista eleitoral e político, ele conseguiu ficar mais conhecido entre o eleitorado e tirou a pecha de que não tinha coragem de disputar eleições majoritárias. A disputa pelo Senado fez dele um político maior do que era mesmo estando sem mandato a partir de fevereiro. Mas o risco enfrentado em prol do PSDB, partido ao qual é filiado há 26 anos, num raríssimo caso de fidelidade partidária, lhe deu a condição de assumir a presidência nacional do partido com o aval do governador de São Paulo, João Doria, de quem é aliado.
Mesmo tendo saído menor das eleições, o PSDB ainda tem um tamanho político significativo que faz do seu presidente um grande interlocutor em Brasília, talvez com até mais influência do que ser um mero deputado federal. Portanto, Bruno Araújo terá autonomia para trabalhar o partido para as eleições de 2020 e será um nome absolutamente natural para a disputa pela prefeitura do Recife, onde não teria nada a perder e recebeu quase 200 mil votos no ano passado, tornando-se conhecido do eleitor da capital.
Se a vitória da Frente Popular foi arrasa-quarteirão, levando o governo e os dois senadores, é pertinente reconhecer que Bruno Araújo foi o majoritário da oposição que saiu mais fortalecido do processo eleitoral e político, o que a partir da sua chegada à presidência nacional do PSDB, fará dele um dos principais players da oposição que precisará ser reinventada no estado.
Intervenção – O procurador do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), Ricardo Alexandre, anunciou, na sessão da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE) desta quinta-feira (24), que irá pedir a intervenção estadual em Floresta. Segundo o procurador, o prefeito Ricardo Ferraz (PRP) não está obedecendo cautelares expedidas pelo TCE em 2017 e 2018, que determinaram a substituição dos temporários por servidores concursados, já aprovados e esperando nomeação. Feito o pedido, caberá ao plenário do TCE decidir sobre o afastamento do prefeito.
Força – Candidato à reeleição, o prefeito de Limoeiro, Joãozinho (PSB) garantiu que todos os seus candidatos fossem majoritários na cidade em 2018. Fernando Haddad, Paulo Câmara, Humberto Costa, Jarbas Vasconcelos, João Campos e Aluisio Lessa receberam seu apoio, saíram vitoriosos e foram os mais votados em seus respectivos cargos no município. Nas eleições de 2020, Joãozinho tem tudo para ser reeleito.
Lançamento – O governador Paulo Câmara lança nesta sexta-feira, em Serra Talhada – município do Sertão do Pajeú – o Plano Estadual de Enfrentamento às Arboviroses 2019. Ação de extrema importância na área da saúde pública, o programa estabelece atividades de prevenção e controle do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, e contará com um aporte de recursos superior a R$ 7 milhões, aplicados na educação permanente, compra de equipamentos e investimentos em infraestrutura.
Lembrança – No auge da disputa entre os senadores Jarbas Vasconcelos e Fernando Bezerra Coelho pelo comando do MDB, o ex-governador Gustavo Krause fez questão de espinafrar FBC num ato de desagravo a Jarbas Vasconcelos. Naquela ocasião todos sabiam que Jarbas ficando com o MDB levaria o partido para Paulo Câmara, enquanto Fernando não só levaria para a oposição como poderia ser o seu candidato a governador. Krause indiretamente contribuiu para a continuidade do PSB no Palácio.
RÁPIDAS
Herdeiro – Caso se confirme a nomeação do vereador Jairo Britto para a secretaria de Saneamento do Recife, herdará o mandato na Câmara Municipal do Recife Oscar Barreto, que é o presidente do PT no Recife e foi um dos nomes fundamentais na engenharia que tirou Marília Arraes da disputa pelo Palácio do Campo das Princesas.
Expoente – Reeleito para o quarto mandato, o deputado federal Fernando Filho tem tudo para ser um dos expoentes do Democratas na Câmara dos Deputados. Quando ministro de Minas e Energia, Fernando Filho realizou um trabalho reconhecido internacionalmente à frente do setor, o que lhe dará um grande protagonismo nesta nova legislatura que se inicia em fevereiro.
Inocente quer saber – A prefeita de Ipojuca, Célia Sales, é favorita para conquistar a reeleição em 2020?
Deixe um comentário