Rodrigo Maia é a opção pelo equilíbrio de forças
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, esteve em Pernambuco para cumprir três agendas no estado, a primeira delas ao lado do governador Paulo Câmara no Palácio do Campo das Princesas, depois esteve no JCPM para um encontro com a bancada pernambucana e findou a vinda a Pernambuco com uma visita ao empresário Eduardo Queiroz Monteiro, na sede da Folha de Pernambuco.
De todas as agendas, a principal se deu com os deputados federais eleitos, e ela serviu como termômetro para a disputa que ele terá no dia 1 de fevereiro quando será empossada a nova composição da Câmara dos Deputados e consequentemente a eleição da mesa diretora. Dos 25 deputados federais pernambucanos, Maia levou na bagagem pelo menos quinze votos, são eles: André de Paula, André Ferreira, Augusto Coutinho, Bispo Ossesio, Fernando Filho, Fernando Monteiro, Fernando Rodolfo, Luciano Bivar, Pastor Eurico, Raul Henry, Renildo Calheiros, Ricardo Teobaldo, Sebastião Oliveira, Silvio Costa Filho e Wolney Queiroz. Porém, na contabilidade esse número pode aproximar-se de vinte deputados que estarão com o atual presidente da Câmara a depender dos próximos desdobramentos.
Entre os 513 deputados federais, há um sentimento na bancada pernambucana que Rodrigo Maia caminha para atingir mais do que os 257 votos necessários para ser eleito no primeiro turno, podendo ultrapassar a casa dos 300 votos, o que lhe daria uma grande legitimidade política na relação com o governo federal. O sentimento da bancada é o de que Rodrigo Maia pode exercer um papel fundamental na correlação de forças, por ter excelente trânsito na Casa e conhecer os trâmites burocráticos da Câmara dos Deputados.
Maia sabe como contribuir com o governo sem ser subserviente, e este é um ponto fundamental para os parlamentares, tanto governistas quanto oposicionistas, que precisam ser respeitados pelo Palácio do Planalto, e neste início de governo, onde o presidente Jair Bolsonaro ainda goza de popularidade, nada melhor do que um presidente da Câmara forte e altivo como Rodrigo Maia.
Favoritismo – O sentimento da bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco é o de favoritismo do deputado estadual Marco Aurélio para liderar a oposição. Ele recebeu apoios importantes nos últimos dias porque convenceu os principais nomes da oposição estadual de que é a melhor opção. Se houver bate-chapa, ele já teria margem segura para vencer.
Vice-presidente – O deputado federal eleito, Marcos Pereira, que é presidente nacional do PRB e foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, será oficializado como candidato do partido a primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados. Ele acompanhou Rodrigo Maia na sua visita a Pernambuco.
Mendonça Filho – O deputado federal Mendonça Filho, que realizou um extraordinário trabalho à frente do Ministério da Educação, assumirá um cargo na Fundação Lemann. A sua atuação na iniciativa privada deverá trazer resultados bastante efetivos para o setor no país, uma vez que ele tornou-se uma referência quando se trata de Educação.
Fernando Monteiro – Durante a visita de Rodrigo Maia a Pernambuco, o deputado federal Fernando Monteiro voltou para Brasília junto com o presidente da Câmara dos Deputados. Da bancada pernambucana, Monteiro é o deputado federal mais próximo de Rodrigo Maia, tendo sido fundamental em muitas demandas do estado junto ao presidente da Câmara.
RÁPIDAS
Identidade – O deputado federal eleito Tulio Gadelha não está nem um pouco satisfeito pela forma como está sendo identificado pela mídia nacional. Ele em todas as matérias é lembrado como namorado de Fátima Bernardes. O desafio do deputado não é nada fácil, pois a única referência que as pessoas têm sobre ele é essa mesma. Se não fosse namorado de Fátima não estaria na Câmara dos Deputados.
Aglailson Victor – Entre os deputados estaduais, Aglailson Victor vem ganhando muita força para ocupar a primeira vice-presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Victor tem dialogado frequentemente com os colegas e isso tem sido seu diferencial na disputa pelo cargo na mesa diretora.
Inocente quer saber – Que assunto Priscila Krause teria para tratar ao solicitar audiência com o senador Fernando Bezerra Coelho?
Gleuber diz
O Túlio Gadêlha que não gosta de ser identificado pela imprensa nacional como namorado da jornalista e apresentadora daqui a pouco será também identificado como o deputado que traiu seus eleitores ao apoiar o Rodrigo Maia e posteriormente não será surpresa se postar foto tomando café com o Flávio bolsonaro manifestando apoio ao Jair bolsonaro “em nome da democracia ou do dialogar sempre”…o Túlio parece mesmo é deslumbrado pelo poder e “tapa na cara” dos seus 76 mil eleitores de esquerda que depositaram esperança e confiança no Túlio, aliás comparo o comportamento político do Túlio com o do ex deputado federal Zeca cavalcanti que preferiu está do lado de quem estava no poder (nesse caso do Zeca o presidente era o golpista temer) e votando a favor do temer dando as costas para seus eleitores e o resultado foi que os pernambucanos barraram as pretensões políticas do Zeca que não foi reeleito, acho que o mesmo acontecerá com o Túlio que tem tudo para só exercer esse mandato, eleitores que votaram no Túlio aqui na cidade e se depararam com a foto do Túlio declarando apoio ao Rodrigo Maia para presidir a câmara de deputados se sentiram traídos, tristes porém falam assim esse já não nos engana mais só terá esse mandato afinal o eleitor de extrema direita em Pernambuco não será o suficiente para eleger o Túlio pois já tem seus candidatos para eleger acho que o Túlio perdeu e muito voto e também a confiança do eleitorado de esquerda que colocou fé no Túlio.
Jonh diz
Eu por exemplo votei no Túlio porque ele parecia ser defensor da esquerda contra a opressão da extrema direita porém me enganei imensamente o Túlio é na verdade defensor de seus próprios interesses como muitos outros políticos acho também que o Túlio só tem perfil de deputado de um único mandato e depois ficará de fora da política esquecido pelo eleitorado como se nunca tivesse feito parte da política ou exercido mandato de deputado federal, da próxima vez vou escolher a dedo em quem votar para não fazer a besteira que fiz votando no Túlio.
Nayara diz
votei no Tálio porque pensei que o mesmo não fosse se aliar à extrema direita de inicio ao Rodrigo Maia em seguida será ao bolsonaro muita decepção com esse voto que pensei que fosse valer a pena.
Valine diz
Estive em arcoverde visitando minha amiga socorro que é professora aposentada e que juntamente com seus sobrinhos um é também professor o outro é estudante universitário que votaram no Túlio por ter visto o Túlio com a esposa dele no são João de arcoverde e de imediato acharam que realmente o Túlio eleito seria defensor do eleitorado de esquerda porém agora eleito o Túlio antes de tomar posse já migrou para extrema direita, lembro que na época do fora temer o próprio Ciro falou que com a queda do temer quem assumiria seria o Rodrigo Maia e que seria pior, falei para minha amiga que na próxima eleição tente escolher melhor em quem votar como se isso for possível.
O povão tem memória diz
Eu não quis votar no Zeca cavalcanti por o mesmo passar a defender seus próprios interesses defendendo o temer e contrariando o eleitor (na primeira eleição o Zeca teve mais de 20 mil votos em arcoverde, nessa disputa a reeleição de deputado federal teve apenas menos de 9 mil votos) muitos eleitores falaram assim que o Zeca foi a favor das reformas do temer e contra os poucos direitos a que tinham os trabalhadores acho que se o Túlio continuar a defender os interesses da extrema direita e contra o eleitorado pernambucano principalmente do interior, do sertão de Pernambuco terá o mesmo destino do Zeca cavalcanti e ficará apenas em um único mandato de deputado federal e não mais voltando a exercer cargos eletivos.
Barbara diz
votei no Túlio com muito prazer nas próximas eleições NÃO voto no Túlio com muito prazer pois já mostrou que o voto do eleitor de esquerda só lhe interessava até o fechamento das urnas e depois de eleito o que interessa é estar do lado de quem está no poder, primeiro café da manhã e apoio irrestrito ao Rodrigo Maia que é aliado do bolsonaro em seguida vai tomar café com o Flávio, o Eduardo bolsonaro e declarar apoio ao bolsonaro e votando contra os interesses de 76 mil eleitores pernambucanos porém a favor do interesse da direita que está governando o Brasil país esse que é NOSSO e não só da extrema direita e seus seguidores.
Mazé diz
Faço parte do time de eleitores que com muita alegria e garra votou no Túlio agora faço parte do time de eleitores que com muita tristeza e decepção não vamos mais votar no Túlio, afinal o Túlio preferiu o Rodrigo Maia e a direita que está no poder, não esqueça Túlio você foi eleito com o voto do eleitor de esquerda, em discurso seu na câmara ao menos tenha a gentileza de reconhecer que foste eleito com o voto de eleitores de esquerda.
Jairo diz
é pura verdade o que está escrito no blog que se não fosse o relacionamento do Túlio com Fátima ele não estaria na câmara de deputados, nasci e moro em Pernambuco e nunca tinha se quer ouvido falar nesse rapaz, familiares meus que reside e também estuda no recife só tomaram conhecimento de quem era o então candidato e agora deputado federal eleito Túlio Gadêlha por causa do namoro com a brilhante jornalista e apresentadora, meu irmã por exemplo votou no Túlio por admirar a Fátima como apresentadora do programa encontro nas manhãs da TV brasileira.
Leleco diz
votei no Túlio porque ele parecia um militante de esquerda, defensor dos interesses dos trabalhadores etc…porém as aparências de fato engana a prova disso é a foto que o próprio Túlio tem postado tomando “café com o Rodrigo Maia” e declarando apoio à extrema direita que está no poder contra os direitos dos trabalhadores da população enfim.
rochelly marie diz
O Túlio que esteve no sindicato quando injustamente o moro e a turma da lava jato prenderam o Lula era o Túlio que me encantou como militante político e foi nesse Túlio que votei, o Túlio agora deputado eleito não é mais o Túlio que me encanta é o Túlio aliado do Rodrigo Maia que foi delatado por delatores no âmbito da lava jato e que essa mesma turma da lava jato o tem blindado, vale lembrar senhor Túlio que o Flávio bolsonaro está envolvido em escândalo e basta a turma do judiciário deixar a blindagem a políticos de direita e ouvir o motorista Fabrício Queiroz que veremos que políticos de direita do nosso estado brasileiro não são santos porém são blindados.
Fabricia Angel diz
senhor Túlio hoje saiu pesquisa e o bolsonaro só tem 40% de aprovação, 29% com regular aprovação e cerca de 20% de desaprovação, acho que o senhor deputado Túlio vai ter dificuldades para defender o governo bolsonaro perante a população pernambucana, nordestina.
Romeu diz
O Túlio agora passará a ser conhecido na mídia nacional como o mais novo aliado do Rodrigo Maia, logo o Túlio vai buscar por onde ser aliado do bolsonaro (em nome da vaidade) deixando para trás os eleitores de esquerda que depositaram 76 mil votos nas urnas para o Túlio próxima vez você não será mais eleito deputado Túlio.
Jairo diz
nas próximas eleições o Túlio Gadêlha terá o mesmo destino do Beto richa, do marconi perillo, do Romero jucá é nisso que dá defender governante de direita que governa contra a população trabalhadora brasileira.