Eleição de vereador do Recife será dificílima em 2020
As eleições deste ano trouxeram muita renovação em todo o Brasil, porém em Pernambuco tivemos uma renovação menor do que o esperado tanto para deputado federal quanto deputado estadual, mesmo assim a abstenção foi muito grande em todo o estado sobretudo para a disputa proporcional, o que fez com que muitos deputados fossem eleitos com votações aquém do esperado.
Na capital pernambucana foram apenas 799.885 votos válidos para deputado federal e 851.728 votos válidos para deputado estadual, numa abstenção significativa em relação a pleitos anteriores. É provável que este fenômeno se repita em 2020, quando estarão em disputa 39 vagas de vereador do Recife, com o agravante da ausência da coligação proporcional, que certamente dificultará a formação de chapas mais competitivas feitas de última hora.
O desgaste da classe política quando houve deputados que tiveram sua votação caindo pela metade em 2018 deverá se agravar muito na eleição municipal, uma vez que o mandato de vereador sempre foi o mais vulnerável para críticas da população já que é o mais próximo da sociedade. Isso beneficiará muito quem tiver uma plataforma de campanha que seja pela renovação política.
Deveremos observar o crescimento de parlamentares voltados para a segurança pública como delegados, policiais, membros das forças armadas, etc. Aqueles que apostarem que a eleição se resolverá no famoso dia D sem ter o que mostrar ao eleitor cada vez mais crítico poderão sair dizimados das urnas. Se em 2016 a renovação não foi tão grande, com apenas 15 novatos sendo eleitos, em 2020 a situação tem tudo para se inverter.
Indicativo – A situação dos vereadores não é muito boa, pois apenas quatro que tentaram voos mais altos este ano foram eleitos, Marília Arraes, Marco Aurélio, Wanderson Florêncio e Romero Albuquerque. Muitos dos não eleitos tiveram votações pífias no Recife, o que acende o sinal amarelo para 2020.
Sem pernambucanos – Muito próximo de assumir o ministério da Educação, o ex-secretário do governo Jarbas Vasconcelos, Mozart Neves Ramos, acabou perdendo a indicação para Ricardo Vélez Rodriguez. Pesou contra Mozart sua posição contrária ao Escola Sem Partido, o que enfureceu a bancada evangélica que pediu sua cabeça ao presidente eleito. Mozart tinha envergadura para o posto, mas ao bater na trave, deixou a Esplanada provavelmente sem pernambucanos.
Força – Fiel aprendiz do deputado José Mendonça, Augusto Coutinho conquistou em outubro seu terceiro mandato como deputado federal. Com uma expressiva votação, Augusto consolidou-se de vez na política pernambucana ao se tornar uma das principais lideranças políticas do estado fortalecendo a sua excelente relação com o governador Paulo Câmara.
Reconhecimento – Responsável pela recuperação do setor energético brasileiro quando foi ministro de Minas e Energia, o deputado federal Fernando Filho atuou na formatação dos leilões do pré-sal, que irão gerar R$ 448 bilhões em novos investimentos, R$ 1,7 trilhado em impostos e taxas e uma produção de 2,5 milhões de barris por dia. Fernando Filho tem o reconhecimento do setor pelo seu extraordinário trabalho a frente da pasta.
RÁPIDAS
Araripina – Em Araripina, o atual prefeito, Raimundo Pimentel, tem demonstrado total falta de respeito com a população, aumentando de forma abusiva a taxa de iluminação pública (TIP) e o IPTU. O povo não tem visto o retorno desse dinheiro, o que se ver mesmo, são as ruas às escuras e esburacadas, fora as muriçocas, tomando conta da cidade, já se tornando um problema de saúde pública.
Respaldo – O prefeito de Macaparana, Maviael Cavalcanti, mesmo tendo lançado um candidato sem muita identificação com a cidade, Aglailson Victor, conseguiu lhe garantir quase 4 mil votos. O resultado além de demonstrar a força do prefeito, evidenciou que o deputado Aglailson Victor ganhou a confiança do eleitorado do município para representá-lo na Casa Joaquim Nabuco.
Inocente quer saber – André Campos e Augusto Coutinho estarão na equipe de Paulo Câmara em 2019?
Ronaldo diz
Se vc quise que esse blog seja sério e que seja acompanhado por quem gosta de politica tenha um certo cuidado nas matéria gosto desse blog ja defedi de várias pessoas ,mais fica difícil quando vc fala que o deputado Augusto Coutinho se elegeu com fofa ele deve ter tido quase um infarto pois se ele na marra com o coeficiente
DiAfonso diz
O deputado federal Fernando Filho é um entreguista! Ele só tem o reconhecimento do setor que ajudou a usufruir de uma riqueza natural que pertence aos brasileiros.
William Pontes diz
Duas observaçoes: está sendo implantada no Brasil a Republica Teocrática com todas suas mazelas que o.planeta já conheceu em tempos idos e conhece no Irã. Bolsonaro é prisioneiro do que há de pior no especto evangélico; fala-se a boca pequena em Jaboatao dos Guararapes que o IPTU de 2019 vem nas nuvens, vamos aguardar e verificar como se postará a liderança emergente apregoada por este blog.
stamped concrete diz
At Distinctive Concrete our main Goal is Quality and customer satisfaction. With each job being unique
to its location and climate here in New England we do our best to give the most durable end product. https://www.google.com/maps/place/?cid=5307152812782115180
stamped concrete diz
Concrete driveways are an essential part of your home’s landscape and do
not have to be expensive. The best way to add curb
appeal to your home is to use a concrete driveway with an upscale look and
feel. https://search.google.com/local/reviews?placeid=ChIJLRrbgctL4okRbNmXXl3Lpkk