Terceira via precisa se consolidar para garantir segundo turno
Muita gente tem feito conta da existência de um segundo turno entre Paulo Câmara e Armando Monteiro porque ambos aparecem com 30% ou menos das intenções de voto, e por conta disso fazem a avaliação de que teremos segundo turno, porém para que aconteça uma segunda etapa, é preciso que se repita a única eleição em que tivemos dois turnos, que foi a de 2006 vencida por Eduardo Campos. Isso só foi possível graças a consolidação de uma terceira via que no final do primeiro turno terminou em segundo lugar e acabou vencendo a segunda etapa. As outras oito eleições, desde 1986 quando tivemos a redemocratização, foram resolvidas na primeira etapa.
De acordo com todas as pesquisas divulgadas até aqui, Ipespe, Ibope e Datafolha, Paulo Câmara tem em média 29% das intenções de votos contra 34,3% da soma de seus adversários, brancos, nulos e indecisos chegam a 36,7%. Quando transformamos a conta em votos válidos, quando são excluídos os nulos, os brancos e os indecisos, Paulo Câmara já atinge 45,81% e fica muito próximo de resolver a eleição na primeira etapa. Armando Monteiro, por sua vez, chega a 36,33% dos votos válidos, e os demais candidatos, juntos, 17,86%, o que é um número relativamente alto em relação ao histórico das eleições passadas.
Para que a eleição não seja resolvida logo no dia 7 de outubro, seja com Paulo Câmara se reelegendo ou com Armando Monteiro virando o jogo e ficando em primeiro lugar, a terceira via terá a difícil missão de quebrar esta polarização instituída entre os dois candidatos mais fortes que já se enfrentaram em 2014. Por isso é fundamental que Maurício Rands e Julio Lossio, que são quem efetivamente podem mexer no quadro eleitoral, consigam ampliar suas intenções de voto, que hoje estão em 2,7% e 3,0% em média.
Rands e Lossio, com 40 e 9 segundos, respectivamente, de guia eleitoral, terão o desafio de compensar a pouca exposição no tevê e no rádio através das redes sociais no intuito de tentar forçar um segundo turno e evitar que Paulo Câmara com 5 minutos e Armando MonteIro, com 2 minutos e 40 segundos, possam resolver a fatura na primeira etapa.
Fabíola Cabral – A candidata a deputada estadual Fabíola Cabral (PP) recebeu mais um grande reforço para a sua candidatura a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O ex-prefeito de Palmares, João Bezerra (PSB) declarou apoio a Fabíola para a disputa deste ano. Em Palmares, Fabíola fará dobradinha com com Fernando Monteiro também do Partido Progressista.
Comitê – Por falar em Fabíola Cabral, a candidata a deputada estadual inaugura nesta sexta-feira, às 17h, o comitê de sua campanha em Ponte dos Carvalhos. O evento contará com a presença de aliados políticos e também do prefeito Lula Cabral. O espaço fica localizado na Avenida Bom Conselho, próximo ao túnel. Durante a inauguração terá adesivagem de veiculação de veículos, grafitagem e customização de camisas.
Aposta – Ex-deputado federal por vários mandatos, Inocêncio Oliveira tem dito a amigos que o primo Sebastião Oliveira está “escondendo o leite”. Para o experiente político, Sebá terá 180 mil votos, um número bem acima dos 116 mil obtidos em 2014. Durante os quatro anos do seu mandato, Sebastião conseguiu ampliar de forma significativa as suas bases, por isso a aposta de Inocêncio para a sua votação nesta eleição.
Distância – Após quase perder o PSDB na sua coligação, o candidato a governador Armando Monteiro deu uma demonstração de que não tem o menor desejo de defender Geraldo Alckmin em Pernambuco. Na visita do tucano a Petrolina, toda a chapa majoritária da oposição o acompanhou, menos Armando Monteiro, que tem corrido de Alckmin como o Diabo foge da cruz para não perder a vinculação que ainda possui com o ex-presidente Lula.
Adesivaço – O candidato a deputado estadual Guilherme Uchoa Junior realizará um adesivaço neste sábado a partir das 9 horas da manhã até às 17 horas. O ato ocorre no Petiscar Bar e Lava-Jato e contará com os apoiadores de Guilherme Uchoa Junior que é um dos principais nomes que renovarão a Assembleia Legislativa de Pernambuco em outubro.
RÁPIDAS
Flávia Santos – Candidata apoiada pela Igreja do Evangelho Quadrangular, a Pastora Flávia Santos é uma das principais apostas do PSC na disputa para deputada estadual. Duas vezes bem votada para vereadora do Recife, Flávia acredita que poderá ter uma maior abrangência do seu trabalho sendo deputada estadual.
Sem noção – Depois de implodir o governo Elias Gomes e a candidatura de Heraldo Selva em Jaboatão dos Guararapes quando foi coordenador geral de campanha, sendo o principal responsável pelo ostracismo do ex-prefeito e do seu grupo, o ex-secretário de governo Jorge Lemos decidiu colocar novamente sua mulher que sequer se elegeu vereadora para deputada federal.
Inocente quer saber – Geraldo Julio concordou com a declaração de Humberto Costa de que João Paulo foi o melhor prefeito da história do Recife?
Deixe um comentário