Busca pela majoritária de Paulo Câmara sinaliza favoritismo do governador
No ano passado, sobretudo após as movimentações da oposição, muita gente que teria condições de disputar o Senado na chapa do governador Paulo Câmara declinava da possibilidade porque não enxergava muita competitividade no governador. Passados quase quatro meses de 2018 e uma série de ajustes do governo na política e acertos em áreas como a segurança pública, o panorama modificou da água pro vinho.
Hoje além de Jarbas Vasconcelos, que sonha em voltar para o Senado desde 2015, nomes como Eduardo da Fonte, André Ferreira e André de Paula que teriam eleições sacramentadas para deputado federal lutam por uma das duas vagas no Senado e ainda surgem outros nomes na expectativa do cargo de vice-governador, como João Paulo, Cleiton Collins, Sebastião Oliveira, bem como o senador Humberto Costa sonha em disputar a reeleição pela Frente Popular.
Essa busca pela majoritária por nomes da Frente Popular é uma prova inequívoca de que Paulo Câmara girou a chave da sua reeleição e deixou de ser um governador com risco de perder. Paulo criou, na sua simplicidade, as condições políticas de buscar a reeleição com chances de vitória e isso tem sido percebido pelos seus aliados.
O governador agora tem uma dor de cabeça boa, pois tem excesso de nomes para três vagas, podendo escolher, com a tranquilidade de quem tem o controle da sua reeleição, aqueles nomes que agreguem ao projeto da melhor maneira possível e que possam ajudar a garantir ao PSB dezesseis anos de hegemonia na política pernambucana.
Candidato – Mesmo tendo realizado uma gestão desastrosa no Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia não desistiu da política. Filiou-se ao PV para disputar um mandato de deputado estadual. Além de ter sido mau prefeito, Vado tem uma série de problemas com a justiça por conta dos escândalos que se envolveu. Uma vez no PV, é pouco provável que algum partido queira coligar com a sigla, que se diz do futuro mas aceita gente que pratica a velha política.
Dez anos – O Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco (FOCCO-PE) realizou, nesta quinta-feira (19), um evento no auditório do MPF para celebrar seus 10 anos de atuação. “Os tribunais de contas evoluíram muito na representação e demonstração do dolo do gestor de um serviço público, porém nós precisamos estabelecer parcerias mais fortes para uma fiscalização concomitante, auxiliando, por exemplo, na quebra de um sigilo bancário, telefônico ou de dados”, lembrou a procuradora geral Germana Laureano, do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), em debate no evento. O FOCCO-PE é composto por 24 órgãos, como MPs, controladorias e polícias.
Macielista – O deputado federal André de Paula é de longe o maior discípulo de Marco Maciel em Pernambuco. Habilidoso, André tem realizado todas as quintas-feiras um encontro na sede do PSD que tem reunido dezenas de pessoas de todas as regiões do estado. André disputa em outubro a sua melhor eleição de deputado federal desde que chegou em Brasília em 1999 e deverá conquistar com tranquilidade o sexto mandato na Câmara Federal.
Presságio – Recorrendo ao futebol, o vereador Marco Aurélio, que é avirrubro, disse ter um presságio ao assistir no último domingo a derrota do Sport para o América Mineiro, que tem um coelho como mascote. “Depois que vi um Leão apanhar de um Coelho, estou convencido que Fernando Bezerra Coelho será candidato a governador”, afirmou o vereador que é aliado do senador.
Encontro – O pré-candidato a senador Antonio Souza (Rede Sustentabilidade), que é a grande sensação nesta fase de pré-campanha, esteve reunido com a economista Tânia Bacelar para tratar da Zona Franca do Sertão, que é a sua principal bandeira da campanha eleitoral, e saiu animado da viabilidade do projeto.
RÁPIDAS
Repasse – Foi assinado no dia de ontem um contrato no valor de R$ 859.872,00 através de verbas do Orçamento Geral da União para reforma de Unidade de Atenção Especializada para o município de Pesqueira. A ação é fruto do trabalho do deputado federal Fernando Monteiro (PP) que dedicou sua atuação na Câmara Federal ao município.
Presidenciáveis – O fórum realizado no Cabo de Santo Agostinho, mais precisamente no Sheraton do Paiva, organizado pelo Lide, reúne pelo menos quatro presidenciáveis. São eles: Alvaro Dias (Podemos), Flavio Rocha (PRB), Geraldo Alckmin (PSDB) e Paulo Rabello de Castro (PSC).
Inocente quer saber – Adriana Ferreira poderá ser candidata a deputada federal pelo PR?
Carlos diz
O PSB continua cometendo a Velha Política, mantendo filiado, o Prefeito do Cabo de Santo Agostinho Lula Cabral que responde a vários processos.
O Ex Prefeito Vado da Farmácia é Ficha Limpa, pois o mesmo não possui nenhuma condenação judicial. Portanto, é legítimo o direito à filiação partidária. A verdade é que a filiação de Vado ao Partido Verde, vem gerando um grande desconforto ao atual Prefeito Lula Cabral, que por sua vez, deseja desesperadamente eleger sua filha Fabíola Cabral para o cargo de Deputada Estadual.
Rodrigo Ferreira Lima diz
A cidade do Cabo de Santo Agostinho, está vivendo um momento de muita turbulência política. Existe a eminente possibilidade de ser instaurada a CPI da Merenda Escolar para apurar possíveis irregularidades já apontadas na Operação Ratatouille. Para aprovar o requerimento da CPI, são necessárias 6(seis) assinaturas favoráveis por parte dos Vereadores, dos quais, apenas 4(quatro) já se posicionaram positivamente. A Câmara Municipal do Cabo é composta por 17 vereadores. O Ex-prefeito Vado da Farmácia já se posicionou a favor da CPI, e tal atitude, vem gerando muita dúvida perante a opinião pública, pois até o presente momento, o atual Prefeito Lula Cabral junto com 13 Vereadores de sua base aliada, ainda não se posicionaram favoravelmente a instauração da CPI. Tudo isso faz com que Vado da Farmácia recentemente filiado ao Partido Verde, se fortaleca e acabe ressurgindo das cinzas com totais possibilidades de se destacar no pleito eleitoral de outubro onde o mesmo almeja uma vaga na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco.