Doria vira opção consolidada para a presidência da República
Após fazer história sendo o primeiro prefeito eleito de São Paulo no primeiro turno desde que a possibilidade de segundo turno foi instituída, João Doria tem conquistado a simpatia dos paulistanos, dos paulistas e principalmente dos brasileiros. Empresário consolidado, reconhecido nacionalmente por sua capacidade de gestão e de realizar networking, Doria tem implantado um modelo de gestão privada no setor público, quebrando inúmeros paradigmas, servindo de exemplo para outros gestores públicos e inexoravelmente se tornando um nome cada dia que passa mais natural para disputar a presidência da República.
O PSDB tem após dezesseis anos de deixar o Palácio do Planalto com Fernando Henrique Cardoso, um nome que conseguirá convencer os brasileiros a dar uma chance ao partido que foi o grande responsável pela estabilidade econômica no país. João Doria é bom gestor, bom frasista, tem boa imagem para se apresentar no guia eleitoral e pode, caso eleito, herdar um país de Michel Temer melhor do que o presidente recebeu de Dilma Rousseff.
A equação de Doria presidente é mais fácil do que se imagina, pois os três presidenciáveis tucanos, Geraldo Alckmin, José Serra e Aécio Neves podem buscar um mandato de governador para os dois últimos em 2018 ou um mandato de senador para o primeiro. Ainda que Serra e Aécio percam a disputa pelo governo de seus respectivos estados, poderiam assim como Geraldo Alckmin virar ministros de um governo Doria, que recuperaria o tucanato a uma perspectiva de poder que há muitos anos não existia.
Não dá para o PSDB inventar a roda, lançar João Doria para a presidência da República, tendo como vice-presidente ACM Neto, que também é outro excelente prefeito de Salvador, é uma chance extremamente real de derrotar o PT e uma eventual volta de Lula em 2018. Qualquer outro nome o risco de derrota é muito maior. Aos tucanos cabem a máxima de que é melhor ser coadjuvante amigo do rei do que ser protagonista da oposição.
Reforço – Apesar de a fatura caminhar para ser liquidada em prol de Célia Sales (PTB), o comando de campanha está articulando um grande ato no domingo em Ipojuca com a presença do ex-presidente Lula, que estará em Monteiro na Paraíba e poderá dar uma esticadinha para reforçar a grande vitória no próximo dia 2 contra Carlos Santana (PSDB).
Recuperação – O presidente Michel Temer teve três motivos para comemorar que foram a concessão de quatro aeroportos, gerando R$ 700 milhões a mais do que eram esperados, o saldo de empregos gerados de 35 mil em fevereiro, após 22 meses ininterruptos de postos de trabalho fechados maiores do que criados e a classificação de risco da Agência Moody’s que tirou o grau negativo do Brasil para estável. Três provas cabais que a economia está se recuperando sob o comando de Temer após o tsunami devastador chamado Dilma Rousseff.
Aposentadoria – Preocupado exclusivamente com a sua aposentadoria, já que está em vias de garantir o seu direito como deputado federal, Cadoca (PDT) apresentou uma emenda que salvaguarda os parlamentares da regra de transição para a reforma da previdência que foi apresentada pelo governo. Se é difícil convencer a população da reforma da previdência, imagine preservando seus privilégios, que recebem apenas de salário quase R$ 34 mil fora outras regalias.
Irregularidades – A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) julgou irregulares as contas de diferentes gestores da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes referentes ao ano de 2011, quando a cidade tinha como prefeito Elias Gomes (PSDB). Foram encontrados problemas em atos das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social, Cultura e Eventos e na Comissão Permanente de Licitação.
RÁPIDAS
Prêmio – A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco e a Azul apresentarão os números da campanha de incentivo para a venda do destino Pernambuco e premiarão os agentes de viagens de todo o Brasil que participaram projeto. O encontro com a imprensa e trade turístico pernambucano será realizado no dia 22 de março, às 19h, no Catamaran Tours, no Cais de Santa Rita.
Compesa – Após os péssimos serviços ofertados aos pernambucanos, a Compesa poderá sofrer significativas baixas daqui por diante, pois cidades como Petrolina e Cabo de Santo Agostinho já trabalham no sentido de municipalizar o abastecimento d’Água. Se a moda pegar vários prefeitos seguirão o caminho de Miguel Coelho e Lula Cabral e assumirão o abastecimento que é extremamente precário.
Inocente quer saber – Michel Temer aprovará a reforma da Previdência no Congresso Nacional?
Alfredo Golmann diz
Enfim…. Caro blogueiro, vc faz um comentário coerente. Quando faz um raio X, da corrida presidencial.
William Pontes diz
Governo Doria sonho de uma noite de verão. O Brasil não aguenta um novo Collor.