Lula Cabral e Anderson Ferreira terão peso importante na sucessão de 2018
Governando o Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, respectivamente, os prefeitos Lula Cabral e Anderson Ferreira tiveram resultados consagradores nas urnas que os colocam numa posição de protagonismo nas eleições estaduais. Ambos integram a base de sustentação do governador Paulo Câmara, mas podem optar por outro projeto, caso sintam mais prestígio em outra aliança que pode ser costurada.
Lula Cabral tem em seu projeto eleger dois deputados estaduais e um deputado federal em 2018, dentre os estaduais o irmão Everaldo Cabral, que buscará a reeleição, já o federal Lula projeta a vitória de um aliado da própria cidade ou que ainda que não seja terra mas tenha a nítida noção da importância de defender os interesses do Cabo na Câmara Federal.
Já Anderson Ferreira tem por objetivo ascender o irmão gêmeo André Ferreira à Câmara dos Deputados e recolocar o pai Manoel Ferreira em um mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Tanto o projeto de Lula quanto o projeto de Anderson de eleger aliados para ajudar seus mandatos nas duas prefeituras dependem de condições políticas favoráveis, como coligação proporcional, força política do majoritário, etc, e por isso ambos avaliarão mais lá na frente se é pertinente que eles fiquem com Paulo ou optem por outro candidato.
O fato é que ambos se trabalharem em conjunto nas duas cidades vizinhas poderão ter um peso ainda maior quando forem sentar à mesa de negociações com vistas à sucessão do governador Paulo Câmara, isso serve desde a parcerias entre os dois municípios até mesmo na hora de selar uma aliança em prol das duas cidades de acordo com aquele candidato a governador que apresentar o melhor projeto.
O peso do Cabo de Santo Agostinho e de Jaboatão dos Guararapes não pode ser desconsiderado, e aquele que quiser ser governador em 2018 terá que tratar Lula Cabral e Anderson Ferreira com o peso e o tamanho que eles representam para a engenharia política e eleitoral de Pernambuco, que não são pequenos.
Turismo – O Carnaval de Pernambuco promoveu um incremento de R$ 1.238 bilhão na economia do Estado, em 2017. O valor é 2,7% superior em relação ao ano passado. O fluxo de visitantes, que engloba o número de turistas e excursionistas (visitantes que não pernoitam nem residem no entorno do local visitado), sofreu uma pequena queda de 1,1%, passando de 1.6 milhão para 1.582 milhão de visitantes.
Parlamento Jovem – O vereador do Recife Wanderson Florêncio (PSC) e representantes do Parlamento Jovem do Recife, foram recebidos ontem pelo prefeito Professor Lupércio (SD) na Prefeitura de Olinda. No encontro, foi apresentado ao gestor todo o funcionamento e etapas do Parlamento Jovem. Lupércio demostrou bastante interesse em implantar o projeto na Cidade de Olinda.
Irresponsabilidade – Opositores da prefeita de São Bento do Una Debora Almeida (PSB) acusam a gestora de irresponsabilidade fiscal, pois de acordo com um relatório apresentado à Câmara Municipal, a prefeitura está com um rombo de R$ 22 milhões, uma situação muito pior do que ela recebeu do seu antecessor em janeiro de 2013.
Homenagem – Encerrando às comemorações da Semana da Mulher, o vereador Benjamim da Saúde (PEN) prestará uma homenagem, nesta sexta-feira, às 13h, em seu gabinete, a técnica em enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Recife, Jussara Melo. Única mulher a atuar na motolância do Samu do Recife – no qual socorristas se deslocam até as ocorrências em motocicletas – ela representará a sua categoria neste ato.
RÁPIDAS
Dois pesos – Apesar de os municípios estarem em profunda crise financeira, o prefeito de Araripina Raimundo Pimentel (PSL) decidiu aumentar o salário dos secretários no mesmo momento em que apresentou um projeto que altera o Plano de Cargos e Salários que tira direitos dos professores da rede municipal. Dois pesos e duas medidas do gestor.
Encontro – A prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) recebeu ontem em seu gabinete o deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB). O parlamentar se colocou à disposição para ajudar nas questões ligadas à Capital do Agreste, como o enfrentamento à violência. A prefeita agradeceu a visita e disse que vai contar com o ex-colega de Assembleia Legislativa.
Inocente quer saber – O ministro da Educação Mendonça Filho tem voto pra se eleger senador em 2018?
William Pontes diz
A chutometria é uma ciência em desenvolvimento no Brasil. Por exemplo : com chegar a essa cifra dos valores deixados pelos turistas no Carnaval do Recife. Muito estranho. Pior do que isso só o impostometro.
Marlene Ferreira Rodrigues diz
Vai ser bom para quem não sabe nada sobre administrar uma prefeitura, aprender um pouco com Lula Cabral.