Michel Temer é o grande vitorioso no Congresso Nacional
Ocupando o cargo de presidente da República desde maio de 2016, Michel Temer foi pouco a pouco mostrando que a sua vasta carreira no legislativo serviria para que ele desempenhasse um bom papel na presidência da República. Desde o começo do seu governo, o presidente obteve 100% de aproveitamento nas votações de interesse do Palácio do Planalto e demonstrou com quantos votos se faz uma base sólida no Congresso Nacional, tanto ao ex-presidente Lula, que foi pego no mensalão quanto a ex-presidente Dilma que sofreu impeachment mesmo tendo sido reeleita apregoando que tinha conquistado a maior base política da história do país.
Michel Temer nas eleições do Senado e da Câmara conseguiu demonstrar forçar ao eleger Eunício Oliveira com 61 votos dos 81 senadores, mostrando que na Câmara Alta quem manda é ele, bem como na Câmara Baixa com a vitória de Rodrigo Maia que obteve 293 votos, mas com os 105 votos de Jovair Atantes, também aliado, Temer mostrou que detém praticamente 400 deputados na Casa, podendo aprovar o que ele bem entender.
Apesar da independência e harmonia entre os poderes que é pregada, na prática o presidente que sabe fazer política consegue deter maioria congressista sem maiores percalços, e Temer tem sido, desde a redemocratização, o presidente que mais conquistou apoio do Congresso Nacional para o seu governo. Isso é fruto da sua grande capacidade de articulação e diálogo com deputados e senadores, que são tratados com o respeito e a atenção devidos a quem detém mandato eletivo.
Os últimos acontecimentos demonstram que o único porém do presidente Michel Temer é a possível cassação da chapa pelo TSE, porque se for depender do seu governo e da sua relação com o Congresso ele chegará até 2018 com a força necessária para tirar o país da crise e entregar ao seu sucessor um Brasil melhor do que recebeu da sua antecessora. Temer sabe exercer poder e sabe efetivamente da responsabilidade histórica que detém neste momento.
Força – Com apenas dois anos de Câmara dos Deputados, João Fernando Coutinho tentou ontem a terceira-secretaria da Casa e chegou ao segundo turno contra o deputado JHC, de Alagoas. Mesmo sendo derrotado, João obteve 220 votos, 20 a menos que o vitorioso, o que demonstra que se for reeleito em 2018, ele terá boas chances de ascender a postos relevantes na Câmara dos Deputados.
Ódio – Os petistas e defensores do ex-presidente Lula reclamam do ódio de pessoas imbecis que comemoram a morte cerebral da ex-primeira dama Marisa Letícia, o que de fato é nefasto, mas quem começou com essa onda de ódio foi o próprio Lula que disseminou discórdia no país dividindo-o entre ricos e pobres, brancos e negros, sulistas e nortistas, fomentando sempre o “nós contra eles”.
Retomada – Apesar de estar longe do ideal, o governador Paulo Câmara comemora o crescimento de 0,4% da economia pernambucana no último trimestre. Pelo menos foi uma quebra de tendência negativa da economia que dá aos pernambucanos a confiança em dias melhores tanto ao longo de 2017 quanto em 2018.
Edital – O Governo de Pernambuco relança, nesta sexta-feira (03), o edital para a contratação de uma empresa para elaborar um estudo de viabilidade técnica, ambiental, econômico-financeiro e jurídico da Arena de Pernambuco. A finalidade é identificar o tipo de operação menos dispendiosa para a administração pública na exploração, manutenção e operação futura do empreendimento.
RÁPIDAS
Ipojuca – A eleição suplementar de Ipojuca será protagonizada pelo ex-prefeito Carlos Santana (PSDB) e pela esposa de Romero, Célia Sales (PTB). Os dois realizam convenção neste fim de semana e a disputa tende a ser acirradíssima no pleito que está marcado para o dia 2 de abril.
IPTU – O deputado Silvio Costa Filho (PRB) ingressou na tarde desta quinta-feira (2) com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, com pedido de liminar, contra o aumento do Imposto Predial Territorial Urbana (IPTU) e a criação da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD).
Inocente quer saber – Fernando Bezerra Coelho tomará o PSB de Paulo Câmara em Pernambuco?
William Pontes diz
Um vitorioso de pirro. Vitórias nos entro de corrupção e derrotado junto ao povo. Essa a cara de Temer – O olhar 43, por ora.
William Pontes diz
Inocente quer saber: nomeando Moreira Franco para ministro para ter dito privilegiado , Temer instruiu a Justica? O blogueiro tem a resposta pois já tratou desse tema ano passado. Como a rua opinião nesse caso. O blogueiro inverte o processo de ódio , e como bom defensor dessa corrente coloca a culpa em Lula . O bom é acompanhar o blog e saber o que se escreve e a metamorfose no tempo.
Mauro Guerra diz
Edmar Lira nenhum comentario sobre a blindagem de Moreira Franco? Vergonhaaaaaa.