Mendonça quer distância do PSB
O ministro da Educação Mendonça Filho, que ontem esteve no Palácio do Campo das Princesas para o anúncio da construção de escolas integrais, teria confidenciado a aliados que não gostou da forma como foi tratado pelo PSB com o pedido dos cargos do DEM que de acordo com um aliado em reserva, o ministro da Educação soube pela imprensa.
O movimento abrupto do governador Paulo Câmara deixou Mendonça profundamente chateado e não há neste momento interesse do ministro de voltar a integrar o governo do PSB. Ainda de acordo com um aliado, Paulo não levou em consideração que a aliança com o DEM foi costurada por Eduardo Campos em 2014 e que não havia uma consignação de aliança estadual com a municipal na capital pernambucana, pois na eleição de Geraldo Julio em 2012 o DEM lançou o próprio Mendonça a prefeito.
A vontade do ministro é ser candidato a senador e hoje estaria muito mais inclinado a apoiar uma eventual candidatura de Bruno Araújo a governador sendo junto com Armando Monteiro os dois senadores da chapa do que reatar a aliança que havia entre Mendonça e Paulo Câmara, pois na visão do próprio Mendonça o governo Paulo Câmara estaria caminhando a cada dia que se passa para um abismo sem fim e que não valeria a pena para Mendonça dividir qualquer ônus com o PSB.
Outro fator de atrito seria uma eventual postulação de Jarbas Vasconcelos a senador, apesar de Mendonça ter sido vice de Jarbas e manter uma relação extremamente cordial com Jarbas, o ministro sabe que se Jarbas for mesmo candidato ao Senado estaria sepultada qualquer chance dele tentar o cargo na chapa do governador Paulo Câmara.
Pelo andar da carruagem ou Paulo tem uma conversa de pé de ouvido com Mendonça para sanar qualquer desencontro, ou o afastamento do governador com o ministro será irreversível com desdobramentos claros para 2018.
Demissões – O prefeito do Recife Geraldo Julio já bateu o martelo com sua equipe e vai demitir 40% dos comissionados da sua gestão. A medida vai atingir em cheio pessoas que trabalharam na campanha de reeleição do prefeito e estavam contando que ficariam empregadas por quatro anos. A decisão se deu no objetivo de garantir o pagamento da folha da prefeitura que custa R$ 171 milhões aos cofres públicos durante todo o ano de 2017.
Bruno Pereira – O prefeito eleito de São Lourenço da Mata Bruno Pereira (PTB) formatou seu secretariado com pessoas de sua extrema confiança sobretudo porque muitos profissionais qualificados não quiseram assumir cargos na gestão pelo fato de o salário ee R$ 10 mil para um secretário do município ser pouco atrativo para quem recebe praticamente o dobro na iniciativa privada.
Jota Barreto – O ex-vereador de Jaboatão dos Guararapes Jota Barreto assumirá a secretaria executiva de juventude na gestão do prefeito Anderson Ferreira. Jota foi um dos primeiros a apoiar a postulação de Anderson na cidade mesmo o seu pai, Joaquim Barreto, tendo apoiado a candidatura de Neco desde o primeiro turno.
Augusto Coutinho – O ano de 2016 foi inesquecível para o deputado federal Augusto Coutinho que elegeu o filho vereador do Recife, Lupércio prefeito de Olinda e ainda foi efetivado em Brasília com a vitória de Anderson Ferreira em Jaboatão dos Guararapes, mas poderia ter sido ainda melhor se ele tivesse conseguido ser ministro do Trabalho, como chegou muito perto de ser.
RÁPIDAS
André Ferreira – Outro que teve um 2016 fantástico foi o deputado estadual André Ferreira, que assumiu o comando estadual do PSC, elegeu três vereadores do partido no Recife, sendo dois extremamente ligados ao seu grupo político, viu o irmão ganhar em Jaboatão e se tornou candidatíssimo a deputado federal em 2018, sendo uma das lideranças políticas mais promissoras do estado.
Escolas – Nem assumiu a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e Anderson Ferreira já tem muito o que comemorar. Ontem o ministro Mendonça Filho, seu aliado político, garantiu duas escolas integrais para o município, num claro sinal que Jaboatão dos Guararapes terá atenção especial do MEC.
Inocente quer saber – Por quê Elias Gomes pagou a folha salarial de Jaboatão dos Guararapes ontem apenas aos seus secretários?
Marco Lyra diz
Pelo andar dos fatos Paulo Câmara está sem base sólida para qualquer possibilidade de reeleição.
Marco Lyra diz
Pelo andar dos fatos Paulo Câmara está sem base sólida para qualquer possibilidade de reeleição, mas em politica tudo acontece, vamos acompanhar os acontecimentos, Bruno, Mendonça e Armando seria uma grande opção.