Chapão proposto pelo PSB é suicídio eleitoral
O PSB do prefeito Geraldo Julio está prestes a fechar os últimos detalhes para a convenção que oficializará a chapa majoritária de reeleição do socialista e dos candidatos a vereador, que será realizada no próximo sábado, dentre os principais detalhes, o maior deles é a coligação proporcional, onde o secretário de governo e presidente estadual do PSB Sileno Guedes articula uma coligação formada por PSB, PDT e PMDB, que também pode receber o reforço de PCdoB, PSD, PPS, PTC e Rede Sustentabilidade.
Na eleição passada o chapão da Frente Popular obteve 253.276 votos e elegeu treze vereadores, mas naquela disputa o chapão contou com os 15.774 votos de André Ferreira, dos 13.833 de Antonio Luiz Neto, dos 8.481 votos de Marília Arraes, e dos 7.597 de Rogerio de Lucca, que juntos tiveram 45.685 votos e ajudaram a eleger dois vereadores, que nestas eleições não estarão presentes na disputa, seja por não tentar o mandato de vereador ou fazer parte de outra coligação.
Vereadores como Eri (PSD), Aline Mariano (PMDB), Marcos Menezes (PDT) e Vera Lopes (PPS) foram eleitos todos com menos de 7 mil votos, que esse ano integrariam a coligação proporcional do PSB, e naturalmente estariam cometendo suicídio eleitoral, pois além de dificilmente o PSB repetir os quase 260 mil votos de 2012, serão necessários cerca de nove mil votos para estar garantido neste chapão. Além disso, qualquer político que tenha o mínimo de discernimento, com potencial de quatro a cinco mil votos, e esteja integrando um desses partidos, desistirá da disputa porque estará gastando tempo e dinheiro em vão. Esse movimento ajudará a baixar ainda mais as chances do chapão eleger muitos vereadores.
O prognóstico inicial é que esse chapão eleja apenas dez vereadores, três a menos que em 2012, fazendo com que muitos políticos de mandato sejam decapitados da vida pública nas urnas em outubro, não por ter pequenas votações, e sim por ter votações expressivas mas não atingir os nove mil votos necessários. Ou os pré-candidatos destes partidos botam a boca no trombone contra a medida arbitrária do PSB e de Sileno Guedes, ou eles podem preparar o lenço do choro para o dia 2 de outubro.
Concursos – O Tribunal de Contas do Estado (TCE) enviou, em 21 de julho, um “alerta de responsabilização” aos prefeitos do Estado, para suspenderem todos os concurso em andamento, pelo menos até janeiro de 2017. O procurador do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), Cristiano Pimentel, avisa que os prefeitos que não obedecerem voluntariamente o “alerta” poderão ser alvo de medida cautelar no TCE. Uso “eleitoreiro” de concursos, em período eleitoral, foi um dos motivos para o “alerta” do TCE.
Ribeirão – Mais de 4 mil pessoas lotaram o Clube da Maçonaria de Ribeirão na noite da última quarta-feira para a convenção que lançou o nome de Marcelo Maranhão (PSB) para prefeito de Ribeirão, Zona da Mata Sul, e Carol Paiva (PP) para sua vice. Participaram do evento os deputados Aluisio Lessa e Felipe Carreras (majoritários no município) e os parlamentares Augusto Coutinho, Fernando Monteiro e Eriberto Medeiros.
Reviravolta – Em Camaragibe o quadro sucessório poderá mudar drasticamente com a desistência do prefeito Jorge Alexandre (PSDB) em buscar a reeleição por conta da operação deflagrada pela Polícia Federal que investiga o superfaturamento de medicamentos na cidade. O nome mais cotado para substituir o prefeito na chapa majoritária é o do deputado estadual Beto Acciolly (PSL), que já foi vereador do município e teria o apoio do tucano.
Indefinido – Após rumores que o PEN teria fechado apoio à candidatura de João Paulo para prefeito do Recife, o secretário Sileno Guedes chamou o vereador Davi Muniz às pressas para convidá-lo a apoiar a reeleição do prefeito Geraldo Julio. Mesmo conversando com Sileno, Davi ainda não decidiu qual caminho será tomado. O martelo poderá ser batido nos próximos dias.
RÁPIDAS
Educação – O governador Paulo Câmara esteve ontem em Brasília, em audiência com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, para tratar de demandas que visam a melhoria do ensino público no Estado. E obteve sinalizações importantes do ministro. Na reunião, foi tratada também da autorização do MEC para a aquisição de ar condicionados, ventiladores e computadores para as escolas da Rede Estadual, envolvendo recursos da ordem de R$ 13 milhões.
Pesquisa – Pesquisa do Ibope encomendada pela Atricon e a CNI revela que 89% dos entrevistados que conhecem os Tribunais de Contas consideram esses órgãos essenciais para o combate à corrupção e a ineficiência dos gastos públicos.
Inocente quer saber – Tony Gel pode ganhar a prefeitura de Caruaru no primeiro turno?
CLAUDIO carraly diz
O PPS tem chapa proporcional completa não vai se coligar a nenhum partido muito menos fazer parte do chapão.
Abraços,
CLAUDIO CARRALY
Presidente PPS/Recife
William Pontes diz
Não ha condições de Tonyvencer no primeiro turno. Quem conhece a política de Caruaru sabe disso. O divisor de águas será o candidato Erick.