A virtude de Michel Temer
Na mais clássica obra sobre política e poder, Nicolau Maquiavel, autor de O Príncipe, afirmou que a principal virtude do príncipe era saber se adaptar às circunstâncias de cada momento do exercício do poder. Completando mais de um mês no exercício da presidência da República, Michel Temer tem sabido agir com sabedoria e adaptação às circunstâncias, sobretudo nos momentos de maior dificuldade, como os que envolveram três ministros do seu governo.
Michel Temer, diferentemente da sua antecessora, tem sabido agir com a rigidez necessária para enfrentar os problemas de ordem ética que envolvem seus auxiliares. O último deles foi o ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves, que foi citado por Sergio Machado em sua delação premiada. A queda de Henrique era questão de tempo, e Temer, apesar de ter cometido um erro de nomeá-lo sabendo dos riscos que envolviam o ex-presidente da Câmara dos Deputados, soube agir com a rigidez necessária de mandar pra rua o seu auxiliar.
Temer também foi citado por Sergio Machado a respeito de um valor que teria sido captado ilegalmente e doado a Gabriel Chalita que supostamente Temer teria solicitado a Machado para as eleições de 2012 na disputa pela prefeitura de São Paulo. Em vez de fingir que não era com ele, o presidente interino falou de forma incisiva refutando tal afirmação.
Se é verdade ou mentira a hipótese de que Temer teria pedido dinheiro ilegal a Machado, o tempo vai dizer. Mas o presidente tem sabido agir com firmeza nas confusões que envolvem o seu governo. No tocante ao impeachment, Temer estava sendo “chantageado” por senadores, que ameaçavam votar pela volta de Dilma Rousseff. Em vez de ceder às pressões pouco republicanas, Temer simplesmente disse que eles poderiam votar a favor de Dilma, que não tinha nenhum problema pra ele.
É evidente que ainda falta muita coisa para o governo Temer ser eficiente e eficaz para o Brasil, mas a cada dia ele mostra que tem o conhecimento do exercício do poder, virtude que faltava a Dilma Rousseff. Certamente o presidente, que é um exímio escritor, é um entusiasta da obra de Maquiavel, pois tem agido com a firmeza que é fundamental para o detentor do cargo mais importante da nossa república.
Pedido – Em entrevista publicada nesta quinta-feira à Folha de São Paulo, o deputado e vice-líder do governo Dilma na Câmara Federal, Sílvio Costa (PTdoB), anunciou que vai apresentar requerimentos à Aeronáutica e ao Palácio do Planalto pedindo a confirmação oficial do encontro entre o presidente interino Michel Temer (PMDB) e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, na Base Aérea de Brasília, quando o então vice-presidente da República pediu recursos de caixa 2 para a eleição municipal de São Paulo de 2012.
Olinda – O pré-candidato a prefeito de Olinda pelo PSB, Antônio Campos, realizou, na última quarta-feira um amplo debate sobre cultura com artistas, artesãos, músicos, cantores, bonequeiros, carnavalescos, atores e mestre de coco e maracatu, numa ação promovida pelo Movimento Muda Olinda. Também presente no encontro, o vereador Arlindo Siqueira apresentou propostas para melhorar as relações do poder público com carnavalescos e artistas que prestam serviços em eventos.
PSDB – A coligação PSDB/PSL, liderada por Daniel Coelho, poderá eleger quatro vereadores do Recife em outubro. Além de André Régis (PSDB) e Rogério de Lucca (PSL), que buscam a reeleição, os mais cotados para as duas vagas restantes são: Júnior Bocão, Terezinha Nunes, Haroldo Duarte e Thiago Dias.
Arrependimento – Já tem vereador do Recife arrependido de embarcar no canto da sereia do prefeito Geraldo Julio e ter se filiado ao PSB para tentar a reeleição. Pelo menos dois vereadores que se filiaram ao partido já se deram conta da dificuldade que enfrentarão nas urnas em outubro porque serão necessários cerca de dez mil votos para se eleger na coligação do PSB. Um deles já cogita até desistir de tentar um novo mandato.
RÁPIDAS
Ausências – O prefeito Geraldo Julio e o governador Paulo Câmara divulgaram as suas agendas de hoje e nelas não constam o evento do ex-governador João Lyra Neto, tradicional encontro em Caruaru que contava até o ano passado com a presença de vários socialistas. A postura denota a tese de que o rompimento do socialistas com o ex-governador é irreversível.
PPL – De acordo com o ex-vereador Alexandre Lacerda, presidente municipal do PPL, o partido elegerá dois vereadores em outubro. Além de Alexandre e Edna Costa, o empresário Paulo Pacífico é uma das apostas do partido para emplacar dois representantes para a Casa José Mariano.
Inocente quer saber – O deputado Tony Gel prestigiará o Forró da Macambira hoje em Caruaru?