Paulo Câmara toma atitude acertada em Caruaru
Eleito em 2014 com o apoio de “todos os lados” de Caruaru, o governador Paulo Câmara mantém uma relação de cordialidade e respeito com os atores políticos da capital do Agreste como a deputada Raquel Lyra, o deputado Tony Gel e o vice-prefeito Jorge Gomes, todos pré-candidatos a prefeito nas eleições de outubro, e qualquer posicionamento favorável a um determinado ator poderia estar melindrando outros aliados.
Diante deste cenário, o governador, que esteve na cidade para a abertura do São João no último sábado, afirmou que não subirá em nenhum palanque nas eleições de outubro. Tal postura agradou aos três postulantes, pois foi uma sinalização clara de que o governador respeitará o processo e principalmente os atores da disputa. Ainda que as eleições de 2018 estejam distantes, manter uma boa relação com todos os lados de uma cidade importante como Caruaru é vital para chegar fortalecido para a sua reeleição.
Com a decisão, fica evidente que não haverá qualquer movimento do Palácio do Campo das Princesas no intuito de retirar alguma candidatura, como chegou a ser cogitado recentemente. Paulo Câmara sabe da importância de Tony Gel, Jorge Gomes e Raquel Lyra para a Frente Popular, mas sobretudo para o êxito do governo, uma vez que todos integram a sua base de sustentação e qualquer um que venha a ser eleito vai precisar manter uma boa relação com o governo.
A postura do governador também deve ser enaltecida porque Eduardo Campos principalmente em 2012, sentado na cadeira de governador, atuou diretamente para defenestrar algumas candidaturas em cidades que ele julgava pertinente para alguns aliados. Como ostentava elevados índices de aprovação, a atitude do então governador que soava autoritária, acabou sendo acatada pela maioria dos atores que foram rifados, que não queriam bater de Frente com o Palácio do Campo das Princesas. Agindo desta maneira, respeitando o espaço político de cada ator, o governador dá um grande passo para manter a tropa unida para 2018.
Gravatá – Apesar do ex-prefeito Joaquim Neto (PSDB) ter conseguido êxito em dois pedidos de rescisão no Pleno do TCE, relatados pelo conselheiro Ranilson Ramos, a sua situação ainda está indefinida no Tribunal, pois ainda resta um terceiro pedido relatado pelo conselheiro Dirceu Rodolfo. A conselheira Teresa Duere pediu vistas deste processo e também o Ministério Público de Contas (MPCO), pelo procurador Cristiano Pimentel, adiantou em ata que também irá querer vistas dos processos após a devolução. Caso não consiga o provimento deste terceiro pedido, Joaquim Neto estará na lista do TCE a ser enviada à Justiça Eleitoral.
Campus Party – Por mais um ano, a Prefeitura do Recife vai apoiar a realização do maior evento de tecnologia, inovação e cultura digital do mundo, a Campus Party. O evento terá todos os detalhes anunciados na manhã desta segunda-feira, às 11h, pelo prefeito Geraldo Julio. Participam da Campus Party Weekend Recife 2016 vários setores da Prefeitura do Recife, como a Empresa Municipal de Informática (Emprel) e as secretarias municipais de Desenvolvimento e Empreendedorismo, Meio Ambiente, Turismo e Lazer, e Educação, além da parceria institucional do Governo do Estado.
Agenda – O deputado estadual Beto Accioly (PSL) acompanhou, no sábado, a visita do ministro das Cidades, Bruno Araújo, ao município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. A agenda também contou com as presenças do prefeito Jorge Alexandre (PSDB), vereadores e diversas lideranças locais. O ministro aproveitou a visita para anunciar a liberação de recursos para obras de infraestrutura, como contenção de encostas e a pavimentação de ruas e avenidas.
Jarbas Passarinho – O ex-governador do Pará entre 1964 e 1966, ex-ministro do Trabalho, da Educação e da Previdência Social durante o regime militar e da Justiça durante o governo Collor, e ex-senador Jarbas Passarinho veio a óbito na manhã de ontem aos 96 anos de idade. Ele faleceu em sua residência, em Brasília, em decorrência de problemas de saúde relacionados à idade já avançada.
RÁPIDAS
Confirmado – O Partido dos Trabalhadores bateu o martelo e lancará candidato próprio a prefeito do Recife nas eleições de outubro. O nome tende a ser do ex-deputado João Paulo, que já foi prefeito em duas ocasiões e figura oscilando entre o segundo e terceiro lugar nas pesquisas internas realizadas pelos partidos políticos.
Moreno – O senador Armando Monteiro participou de um ato do pré-candidato a prefeito Vavá Rufino (PTB) em Moreno no último sábado, que também contou com a presença do ex-prefeito Edvard Bernardo (PSDB), do vice-prefeito Sanclair Costa e do secretário de Saneamento e deputado estadual licenciado Alberto Feitosa, ambos do Solidariedade. O evento serviu para fortalecer a postulação de Vavá, que é favorito nas pesquisas sobre a sucessão municipal.
Inocente quer saber – Dilma Rousseff tem alguma chance de voltar ao cargo de presidente da República?