Candidaturas impostas são fadadas ao fracasso
As eleições de 2020 estão cada vez mais próximas, e atualmente já se começam as especulações sobre quem irá disputar a prefeitura do Recife em 2020. Por se tratar da principal prefeitura de Pernambuco e responsável por projetar politicamente seus ocupantes, Recife é considerada a joia da coroa das eleições municipais e por isso existe uma série de aspirantes ao cargo que se movimentam neste sentido.
Nas últimas eleições tivemos alguns episódios que corroboraram a tese de que para ser candidato a prefeito do Recife para apresentar alguma competitividade é preciso ter um projeto consistente, que signifique novidade mas também que tenha apoio político para se apresentar como alternativa viável. Foi o caso de João da Costa em 2008 e de Geraldo Julio em 2012, que mesmo sendo desconhecidos do grande eleitorado ganharam a eleição por terem apoios importantes.
E foram exatamente nestas duas eleições que ficou provado que as candidaturas precisam ter lastro e projeto para se tornar viáveis. Em 2008, Cadoca havia disputado a eleição anterior, e não conseguiu o apoio do seu então partido, o MDB, para tentar novamente a prefeitura. Lançou-se pelo PSC e findou com apenas 3,07% dos votos válidos, 30.929 votos.
Quatro anos depois, Raul Henry que tinha figurado em terceiro lugar no pleito de 2008, viu que não tinha reunido as condições de disputa e abdicou para apoiar o projeto de Geraldo Julio que sagrou-se vitorioso. Mendonça Filho insistiu no projeto de ser prefeito depois de figurar em segundo lugar, e ficou com apenas 2,24% dos votos válidos, com 19.403. Já Humberto Costa implodiu o PT para disputar a prefeitura, retirando a candidatura legítima de João da Costa, e figurou no terceiro lugar, atrás do azarão Daniel Coelho que polarizou com Geraldo Julio a disputa.
A história recente mostra que para apresentar uma candidatura minimamente competitiva é fundamental que junte partidos e lideranças políticas, sem qualquer tipo de imposição de nomes, mas construída junto a atores estratégicos tanto da política quanto fora dela. Portanto, a oposição precisará chegar a um entendimento sobre a estratégia adotada e os nomes que serão apresentados para que eles não repitam o desempenho de Cadoca em 2008 e Mendonça e Humberto em 2012.
Perdido – O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e do Cabo de Santo Agostinho, Elias Gomes, está mais perdido que cachorro que cai de mudança. Anda três dias da semana no Cabo, onde virou um desconhecido do povo e quatro dias em Jaboatão. Não sabe onde irá disputar. Seja onde for, pelo restrospecto das eleições de 2018 sua vida não será fácil. Elias disputou eleição para deputado estadual e teve apenas 3 mil votos no Cabo e 5 mil em Jaboatão. Sua performance foi um fracasso nas duas cidades.
Prestígio – O deputado federal Luciano Bivar emplacou o pernambucano José Lindoso para a secretaria nacional de mobilidade e serviços urbanos do ministério do Desenvolvimento Regional. A expectativa é que nos próximos meses, Bivar continue a emplacar aliados no governo federal, uma vez que na condição de presidente do PSL, partido do presidente Bolsonaro, ele é um dos principais interlocutores no estado.
Emprego – Na busca por criar oportunidades de emprego na cidade em meio à escalada do desemprego do País, o prefeito Geraldo Julio lança nesta segunda-feira as Frentes de Trabalho Miguel Arraes. A iniciativa integra o Programa Chegando Junto e o objetivo é criar 2.700 postos de trabalho e injetar mais de R$ 3 milhões na economia até dezembro.
Finalidade – O objetivo da ação, além de incentivar a geração de renda, é envolver a população de pais e responsáveis que compõem a comunidade escolar no Recife e os habitantes que moram no entorno das unidades de saúde da capital para trabalhar dentro dos equipamentos, fazendo reparos e serviços de manutenção.
RÁPIDAS
Caruaru – Prestes a ingressar no PDT, o secretário de Trabalho do estado Alberes Lopes afirmou no Cidade em Foco que o deputado estadual José Queiroz será candidato a prefeito de Caruaru em 2020. Queiroz foi quatro vezes prefeito de Caruaru, e tentará a quinta vez.
Painel Político – Nesta segunda-feira, a partir das 14:30 horas, irá ao ar a entrevista que realizei com o governador Paulo Câmara. O programa será veiculado no canal Good Pernambuco, 27 e 527 da NET, e em nossas plataformas digitais. Vale a pena conferir!
Inocente quer saber – O presidente Jair Bolsonaro está caminhando para o ocaso do seu governo?
constância diz
O governo do Bozo Bolsonaro é desastre total…só mesmo os blogs de extrema direita que fatura $$$$$$$$$$$ para defender o indefensável.
O blog antagonista por exemplo é escárnio do noticiário tendencioso.
Ronaldo Passos da Silva diz
Bolsonaro e sua equipe até o presente momento,acertou todas as ações.O fato dele falar isso ou aquilo, não vem ao caso,pois o que interessa são as boas ações que beneficiam o povo brasileiro, inclusive até quem não votou nele,e está fazendo campanha contra.BRASIL ACIMA DE TUDO E DEUS ACIMA DE TODOS.