PSDB precisará de reestruturação
Até as eleições de 2016, o PSDB sempre era considerado um partido muito relevante em Pernambuco, pois elegeu doze prefeitos, dentre eles os de Caruaru, Gravatá e Santa Cruz do Capibaribe, consolidando sua tradição de eleger prefeitos importantes.
Porém, se em 2014 o partido ficou em segundo lugar na disputa presidencial e elegeu três deputados federais, nas eleições de 2018, o partido obteve um de seus piores desempenhos tanto nacionalmente quando Geraldo Alckmin obteve o pior resultado de um candidato tucano em eleições presidenciais, quanto a nível estadual quando o partido elegeu apenas uma deputada estadual e ficou sem deputados federais depois de muitos anos.
No último sábado, a única deputada do partido, Alessandra Vieira, foi escolhida para a presidência estadual do PSDB, e caberá a ela a condução de um partido que precisará se reestruturar em Pernambuco visando as eleições de 2020 e posteriormente em 2022 quando certamente sustentará um novo projeto nacional que deverá ser liderado pelo governador de São Paulo, João Doria.
Na reunião que escolheu Alessandra como sua presidente, o PSDB anunciou que terá novamente candidatura própria a prefeito do Recife, sendo a quarta tentativa do partido em chegar ao executivo da capital pernambucana, antes o partido lançou João Braga (1996) e Daniel Coelho (2012 e 2016), todas sem sucesso. Apesar do anúncio, ainda não se sabe quem seria este nome, uma vez que o partido não dispõe de quadros com densidade eleitoral no Recife para uma tentativa majoritária. De todo modo, para se pensar em 2020 e 2022, o PSDB de Pernambuco precisará se reinventar e se aproximar de seu eleitorado, sob pena de nunca conseguir protagonismo político em Pernambuco.
Sem prestar contas – O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio da ministra Rosa Weber, acolheu mandado de segurança da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e suspendeu um acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) que determinava que a OAB deveria prestar contas ao TCU, para controle e fiscalização. “A independência da OAB é fundamental para que ela continue cumprindo seu papel essencial na sociedade, em especial na defesa das minorias, dos direitos sociais e do direito de defesa. Mas a melhoria constante dos nossos controles e a transparência na gestão é também objetivo central da Ordem”, afirmou o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz.
Racha – A atual procuradora geral da República, Raquel Dodge, ter se colocado publicamente à disposição do presidente Bolsonaro (PSL) para ser reconduzida para mais um mandato à frente do Ministério Público Federal está dividindo a categoria. O problema é que Raquel Dodge não se inscreveu para concorrer na lista tríplice que está sendo formada pela Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR). “Quem pode confiar em alguém que a única certeza que se pode ter é que fará tudo para se manter no poder? A chefia do Ministério Público não pode ficar nas mãos de pessoas que não tem compromisso nem com a própria palavra”, critica o procurador Carlos Fernando Dos Santos Lima, ex-coordenador da Lava Jato de Curitiba. Bolsonaro não tem obrigação constitucional de respeitar a lista tríplice, apesar da mesma ser uma tradição, desde 2003.
Grampos – O site The Intercept Brasil, que pertence ao marido do deputado federal do PSOL David Miranda, publicou no domingo três matérias com suposto conteúdo de chats privados de integrantes da força-tarefa da Lava Jato. Em nota oficial, os procuradores declararam tranquilidade quanto à legitimidade da atuação, mas revelaram “preocupação com segurança pessoal e com falsificação e deturpação do significado de mensagens”. Em debate, a possibilidade de anulação da condenação do ex-presidente Lula (PT), no caso do triplex.
Ciclo junino – O prefeito Geraldo Julio anuncia, nesta segunda-feira, o ciclo junino na capital pernambucana. A coletiva de divulgação acontece às 15h, no auditório da Prefeitura do Recife, localizado no 15º andar do prédio-sede. O arrasta-pé se estende entre os próximos dias 12 de junho e 7 de julho e, este ano, o São João no Recife reforça uma mensagem importante: a paz. A programação da festa vai incluir mais de 700 artistas locais, entre bandas, sanfoneiros e cantores célebres, grupos de coco, de xaxado e de ciranda, além de trios de forró pé-de-serra.
RÁPIDAS
Influentes – O Diap divulgou ontem uma lista com os deputados e senadores mais influentes do Congresso Nacional e aqueles que estariam em ascensão. Dos senadores, Fernando Bezerra Coelho e Humberto Costa foram considerados influentes, enquanto Jarbas Vasconcelos estaria em ascensão.
Deputados – Já entre os deputados federais, destaque para André de Paula, André Ferreira, Augusto Coutinho, Daniel Coelho, Danilo Cabral, Silvio Costa Filho e Tadeu Alencar que estariam entre os mais influentes, enquanto Fernando Filho estaria em ascensão.
Inocente quer saber – Como foram obtidas as conversas entre Moro e Dallagnol sobre a Lava-Jato?
constância diz
Com relação à farsa da lava jato que veio a público o site que noticiou fez o correto ou seja ninguém está acima da lei e agora prova que o Moro e o Dallagnol combinaram para ferrar com o Lula e o PT mesmo sem provas contundentes as gravações são inquestionáveis ou seja o Moro e o Dallagnol armaram pra cima do Lula e o pt pois à medida em que aparecia as provas contra os corruptos do Aécio, temer, Beto Richa, Serra, jucá, padilha…e essa turma do Moro e Dallagnol os blindava e partia pesado para cima do Lula e o pt já mostrava para quem tem consciência que o Moro e o Dallagnol persegiam de forma parcial e seletiva o Lula e o pt, respeito esse site que parece ser de extrema direita e defensor dos indefensaveis Moro, Dallagnol.
Nayara diz
O site Intercept Brasil fez nesse final de semana o que deveria ser feito ou seja teve acesso ao conteúdo que mostra que o Moro orientou o Dallagnol e demais da lava jato em Curitiba nas investigações e a condenar o Lula mesmo sem ter certeza das provas como fala o senhor Deltan Dallagnol em mensagens trocadas e que veio à tona nesse final de semana agora fica claro que a intenção do Moro e dallagnol na verdade era condenar o Lula mesmo sem ter certeza das provas e blindar os corruptos do pmdb e psdb.
Nada oculto que não seja revelado e agora foi revelado que houve armação para condenar o Lula mesmo sem ter certeza das provas.
Francisco Lucena diz
Ainda estão duvidando de que Lula é o maior corrupto da historia do Brasil?
Matheus diz
Sou um matuto pensador e do bem agora ouso falar que essas 2 detenção do temer foi só para tentar despistar essa armação combinada entre o Moro e o dallagnol contra o Lula acho que no fundo, no fundo a dupla Dallagnol – Moro poderia imaginar que esse no mínimo ato ilegal que cometeram poderia vir à tona como veio e agora não podem jamais desmentir o conteúdo das mensagens trocadas pela dupla Dallagnol-Moro a fim de condenar o Lula mesmo sem ter certeza das provas.
Renata diz
Tem uma velha idiota que me compra cosméticos que é babona do Moro, Dallagnol e extrema direita como um todo que furtava até a cor quando quando eu falava que achava que o Moro e o dallagnol perseguiam o Lula e o pt ignorando provas e até mesmo poderiam combinar para ferrar com o Lula acho que agora a velha deve tá com a cara infincada no chão é o que dá ser velha bajuladora.
Leleco diz
Agora NÃO dá para negar e ou tentar desconstruir a mais pura verdade que foi de forma justa publicada pelo site Intercept Brasil pois tá lá as mensagens trocadas entre os senhores moro e dallagnol para condenar o Lula mesmo sem ter certeza das provas como fala o próprio Deltan Dallagnol nas mensagens e o Moro parece orientar diretamente as investigações ou seja toda a verdade veio à tona nesse final de semana da farsa a jato disfarçada de lava jato.
Valine diz
A esposa do meu irmão que para arranjar picuinhas e provocar aqui em casa ficava idolatrando o Moro e o dallagnol agora deve tá com a cara infincada no travesseiro tentando esconder a safadesa que fazia provocando a maioria absoluta da família do marido e também o marido que sempre achou que o Moro e o dallagnol perseguiam o Lula e que as provas não era contundente e muito menos levaria à condenação do Lula agora a verdade veio à tona e a esposa do meu irmão é que tem que engolir nós aqui de casa ficar falando dessa verdade que veio à tona com as trocas de mensagens entre os senhores moro e dallagnol
constância diz
Se o inocente que saber como foram obtidas as provas que mostram a verdade sobre a condução da dupla Dallagnol e Moro na farsa a jato disfarçada de lava jato o pecador responde que “nada oculto que não seja revelado” ou seja era nítido que o Moro e o Dallagnol perseguiam de forma escancarada o Lula e o pt porém agora com a revelação das trocas de mensagens entre os senhores moro e dallagnol veio a certeza que o deltan dallagnol não tinha certeza das provas para condenar o Lula e o Moro orientou o Dallagnol diretamente nas investigações ou seja o objetivo da dupla Dallagnol e Moro era condenar o Lula ignorando provas ou seja condenar sem provas contundentes.
Era tão escancarada a perseguição do Moro ao Lula que o Moro grampeou o escritório dos advogados do Lula, gritava com os advogados do Lula, grampeou a então presidenta dilma e divulgou para a globo as conversas entre o Lula e a então presidenta dilma o que foi ilegalidade considerada até pelo saudoso ministro do STF Teori que era o relator da lava jato no STF.
Agora já tarde ” antes tarde do que nunca” a OAB reconhece que é ilegal a turma da lava jato do Paraná através de autoruzação do Moro ter grampeado em 14 horas de escutas telefônicas ilegais os advogados do Lula agora tá provado que teve armação contra o Lula.
Nayara diz
Até eu que evito comentar essa tal lava jato ao tomar conhecimento pelos noticiário agora foi provado o que sempre esteve guardado no meu eu ou seja de que o Moro e o dallagnol combinavam para condenar o Lula mesmo sem ter certeza das provas e blundar os corruptos tucanos e peemedebistas ou seja blindar a extrema direita corrupta.
Bartira santos diz
Agora a verdade de que houve armação irquestrada para condenar o Lula sem certeza das provas veio à tona e de forma incontestável pois está provado nas trocas de mensagens entre os senhores moro e dallagnol.
Chico Barbosa diz
Confirmado que houve combinação entre moro e dallagnol para condenar o Lula sem provas as mensagens trocadas entre ambos (moro e dallagnol) não deixa dúvidas o próprio deltan dallagnol confessou através das mensagens trocadas que tinha dúvidas das provas contra o Lula.
Fabricio diz
É bom investigar se há trocas de mensagens entre o Moro com o gebran neto, Thompson flores, e demais amigos do Moro e do Dallagnol no âmbito judiciário para ferrar com o Lula mesmo sem ter certeza das provas.
Fabricio diz
Agora tá mais que provado que o dallagnol e o Moro condenaram o Lula sem a certeza de provas pois as trocas de mensagens entre os senhores moro e dallagnol prova isso.
Janine diz
Tal key, tal key, grande final de semana em que a verdade da condenação do Lula sem a certeza de provas veio à tona.
As provas da condenação sem a certeza de provas estão nas trocas de mensagens entre os senhores moro e dallagnol divulgadas nesse final de semana e não adianta os senhores moro e dallagnol tentar desconstruir essa mais pura e verdadeira publicação através do site Intercept Brasil.
Renata diz
Esses procuradores não estão tranqüilos pois a verdade veio à tona e de fato a prova de que condenaram o Lula sem certeza das provas está escrita nas trocas de mensagens entre os senhores moro e dallagnol isso nem mesmo o moro e o dallagnol usando corretivo vai conseguir apagar.
William Pontes diz
De fato, o inocente é um inocente literalmente, inclusive do ponto de vista jornalístico. Uma coisa vital no jornalismo é a fonte, por isso há a garantia do sigilo. O que a reportagem jornalística do The Intercept fez foi mostrar o que desconfiavamos, e agora temos certeza: o conluio entre os procuradores e juiz para condenar Lula, e outros fatos nebulosos como fala o advogado Tacla Duran devem vir a tona. A nota da Força Tarefa só vem confirmar os nefastos atos praticados. Um homem que faz apologia da religião e tenta se mostrar como um justo nao pode praticar atos tão execráveis do ponto de vista moral. Um fato está demonstrado: a Lei da Semeadura é imutável e implacável. Que sejam esclarecidos os fatos e que a Justiça, de fato, seja feita. Parece que estamos em plena era dos tribunais stalinistas onde as farsas eram perpetradas e injustiças eram feitas com o verniz de legalidade. Relatos que levam um país à uma grande reflexão sobre os atos das nossas instituições.
Mazé diz
Nada mais gratificante no dia de hoje foi o Moro sendo xingado em visita fora da agenda no senado ou seja foi sentir o clima já que dia 19 terá de se explicar.
Tal key, tal key, tal key…grande dia 👎👎👎👎
Jairo diz
Sempre acreditei no Tacla Duran ou seja o Moro é mais sujo que pau de galinheiro 😈😈😈
Renata diz
Foi algo muito gratificante em visita fora da agenda no senado o Moro sendo hostilizado valeu senadores e populares que mostraram para o Moro que de herói planejado pela globo lixo hoje desde o último final de semana sua máscara caiu e do Dallagnol também 🤓🤓🤓