O desafio da oposição em 2020 no Recife
As eleições de 2020 estão se aproximando e com elas a expectativa sobre como a oposição conseguirá se viabilizar para quebrar a hegemonia do PSB no ano que vem. Primeiro ponto é que a gestão do prefeito Geraldo Julio é bem-avaliada e o nome que caminha para ser indicado pelo PSB, João Campos, já mostrou ser bom de urna. Isso exigirá muita criatividade do grupo oposicionista na próxima eleição.
No grupo oposicionista, existem pelo menos três nomes lembrados para a disputa mas que foram rejeitados em eleições anteriores, vide Daniel Coelho, Priscila Krause e Mendonça Filho, o que carimba em suas candidaturas a marca de derrotas eleitorais. Também não há sinalização de que a oposição tenha, ao menos nestes três nomes, um projeto consistente para a cidade.
Na disputa proporcional, que tem um peso significativo na questão majoritária, é pouco provável que aspirantes competitivos ao cargo queiram figurar em chapas oposicionistas, pois é muito mais fácil disputar a eleição com o aparato político da Frente Popular do que na “chuva” da oposição.
Portanto, além de pensar na tese de múltiplas candidaturas, é fundamental para a oposição trabalhar em nomes que representem fato novo e que tenham um projeto consistente para a cidade. A estratégia oposicionista tem que passar pela existência de um segundo turno e nele tentar consolidar um projeto que possa fazer frente ao favoritismo do PSB em 2020.
Dilema – O senador Fernando Bezerra Coelho, virtual pré-candidato a governador de Pernambuco em 2022, caso desista da disputa pelo Palácio do Campo das Princesas em prol do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, terá que desistir de disputar mandatos eletivos, isto porque é pouco provável que o eleitor pernambucano eleja o filho para o governo e o pai para o Senado.
Prestígio – O deputado estadual Marco Aurélio, líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, integrou a comitiva do vice-presidente general Hamilton Mourão durante um congresso em Harvard, nos Estados Unidos. O parlamentar mostrou que tem prestígio e acesso direto ao vice-presidente da República.
Ondatec – A Prefeitura do Recife lança hoje a 3a edição do #Ondatec, projeto destinado aos estudantes de 9° ano do Ensino Fundamental e alunos dos programas de correção de fluxo Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Travessia. O projeto visa incentivar a participação do grupo nos vestibulares técnicos e, assim, garantir um ensino de qualidade quando eles deixarem a rede municipal. O evento contará com a presença do secretário de Educação do Recife, Bernardo D’Almeida, e acontecerá às 14h, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções.
Praça – O presidente da Câmara de Vereadores Eduardo Marques (PSB) mediou, no último sábado, uma reunião entre os técnicos da Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e os moradores do bairro do Detran. A principal pauta foi a requalificação da praça da comunidade, uma experiência que servirá como modelo para outros espaços públicos da capital.
RÁPIDAS
Marcha – Prefeitos pernambucanos e o governador Paulo Câmara estarão durante a semana em Brasília para acompanhar a Marcha dos Prefeitos que começa nesta segunda-feira e acontece até a próxima quinta-feira. O evento discutirá as demandas municipalistas.
Brasília – Embarco logo mais com destino à capital federal para cobrir a semana política em Brasília. Além da Marcha dos Prefeitos, acompanharemos as discussões no Congresso Nacional e os passos do governo Bolsonaro. Fiquem ligados!
Inocente quer saber – Quando o PSB emitirá sinais mais claros que João Campos disputará a prefeitura do Recife?
Chico Barbosa diz
O João Campos terá êxito e será vitorioso sim tanto para prefeito do Recife quanto para governador de Pernambuco isso se o João Campos permanecer oposição ao governo do Bolsonaro e sua corja de ministros arrogantes e trilhar os caminhos da defesa do trabalhador e contrubuinte simpatizantes da esquerda política brasileira aí sim nosso menino João será eleito por nós eleitores.
O FBC babão do Bolsonaro e sua corja de ministros arrogantes jamais será eleito governador de Pernambuco aliás chegou a hora de nas próximas eleições extinguir o FBC do cenário político de pernambuco e do brasil esse é o recado para o FBC “chega de lixo” no âmbito político.
Valine diz
O FBC segundo pessoas petrolinenses é corrupto portanto jamais será eleito governador de Pernambuco e tá na hora de tirar o lixo orgânico do FBC do âmbito político pernambucano e brasileiro que esse homem no âmbito político faz muito mal… Aliás o FBC é babão do Bolsonaro e nesse fim de semana a pesquisa aponta o bolsonaro como pior governante de primeiro mandato e também o presidente mais burro.
Arnaldo Luciano de Alencar diz
Chico Barbosa olha bem direitinho onde é que João Campos está metido, olha a frente popular e veja a quantidade de processos que tem dos partidos que compõe a Frente popular PSN, tem processo até do finado Eduardo Campos, PP é um dos que mais tem, PT tem mais processo que Sérgio Cabral, PR e seus processos nos transporte e por aí vai e esse processo de FBC é de quando ele era da frente popular, veja onde JOÃO CAMPOS está metido, dar é para ter pena do rapaz.
Chico Barbosa diz
Senhor Arnaldo Luciano lamento profundamente informar o senhor que o Bolsonaro acaba de ser considerado pela população brasileira (população essa que reflete o voto na urna) o presidente pior avaliado para o primeiro mandato e sem contar que mais de 50% o considera burro.
Nem mesmo os tucanos estão negociando cargo para apoiar o Bolsonaro se o senador Izalci lucas tivesse entrado para o MEC teria que se licenciar do partido (psdb) ou seja o bolsonaro é pífio.
O Ciro Gomes avaliou intelectualmente o bolsonaro como um garoto de 13 anos que apela para o Twitter para governar o Ciro Gomes está corretíssimo.
Valine diz
Coitado do bolsominnion Arnaldo Luciano o João Campos não teria êxito político se fosse aliado do Bolsonaro que aparece segundo o data folha como o presidente pior avaliado em primeiro mandato e também o presidente mais burro…joão campos siga firme na oposição ao desgoverno do Bolsonaro que será prefeito e governador de Pernambuco só na minha família você terá 23 votos isso você permanecendo contra o desgoverno perseguidor do bolsonaro e estando a favor de nós eleitores e trabalhadores.