Humberto Costa pega nova bola dividida
Se existe um político em atividade com mais derrotas majoritárias em Pernambuco este alguém é Humberto Costa, que venceu apenas uma eleição entre todas as que disputou, que foi o Senado em 2010 com o apoio de Eduardo Campos e cargo que ainda está no exercício do mandato. Naquela ocasião, mesmo começando a frente nas pesquisas, acabou terminando em segundo lugar, ficando atrás de Armando Monteiro, que foi o mais votado do pleito.
Nas eleições de 2012, logo após vencer a sua única eleição majoritária, Humberto Costa envolveu-se na retirada de João da Costa da disputa pela prefeitura do Recife, sendo o seu substituto numa operação catastrófica idealizada por ele junto ao diretório nacional do PT. Naquela ocasião ele amargou o terceiro lugar com menos de 20% dos votos válidos, ficando atrás de Daniel Coelho e Geraldo Julio, que foi o vitorioso.
Neste ano, Humberto envolveu-se em nova confusão que culminou na retirada de Marília Arraes da disputa pelo governo de Pernambuco, para aliar-se ao PSB a quem chamou de golpista na tribuna do Senado, e ser companheiro de chapa de Jarbas Vasconcelos, de quem foi adversário a vida inteira e sempre atacou como alguém que representava o atraso de Pernambuco.
Humberto é de longe o candidato mais incoerente destas eleições, e começa a disputa sem o empenho das bases do seu partido, sem a simpatia da Frente Popular que só lhe aceitou porque ele fez o jogo de tirar Marília Arraes, e com uma perspectiva real de sofrer nova derrota majoritária, que poderá representar o fim da sua carreira política.
Ainda que Paulo Câmara seja reeleito, é pouco provável que Humberto consiga renovar o mandato, uma vez que ele não tem a simpatia dos deputados, dos prefeitos e dos eleitores que preferem votar em Jarbas e Mendonça, Jarbas e Bruno e Bruno e Mendonça. O seu voto tende a ser cada vez mais solitário na disputa, podendo dizer até que será um voto envergonhado do eleitor petista que terá a alternativa de Silvio Costa e de nomes das chapas da Rede Sustentabilidade e do PSOL para evitar o voto em Humberto.
Faltando menos de dois meses para o pleito, dentre os quatro principais nomes, Humberto Costa aparenta ser o candidato a senador mais frágil da disputa, o que seria mais um castigo para quem pintou e bordou com o PT pernambucano, colocando o partido como um apêndice dos seus interesses eleitorais.
Disputa – Socialistas e petebistas travaram um embate no final de semana sobre os eventos de Paulo Câmara e Armando Monteiro. Os defensores de Armando utilizaram fotos de um evento em Santa Cruz do Capibaribe para dizer que Paulo Câmara estava fragilizado, os defensores de Paulo pegaram fotos de um evento em Gravatá para dizer que Armando não tinha mobilizado ninguém. A polarização entre petebistas e socialistas está apenas começando e deverá ter novos capítulos nos próximos dias.
Reforço – Wolney Queiroz e Tonynho Rodrigues, que são candidatos a deputado federal, e Laura Gomes, Tony Gel e José Queiroz, que tentam mandato de deputado estadual, comemoraram muito a decisão de Raquel Lyra de não lançar candidatos de Caruaru para o pleito. Com dois “forasteiros” apoiados pela prefeita sobra mais votos para os candidatos de Caruaru, que historicamente vota em candidatos da cidade.
Abandonado – Depois Joaquim Neto (Gravatá), Edson Vieira (Santa Cruz do Capibaribe) e Raquel Lyra (Caruaru), todos do PSDB, anunciarem apoio a Vinícius Mendonça (DEM), Fernando Filho (DEM) e Daniel Coelho (PPS), respectivamente, o deputado federal Betinho Gomes consolidou a sua posição de ex-deputado em atividade. Se nem os prefeitos do seu partido querem votar nele, os prefeitos de outras siglas é que não irão.
DETRAN – Existe uma caixa preta no DETRAN que a oposição começou a levantar dados para a CPI da Infosolo, que é uma empresa que cobra R$ 230,00 para registrar veículos financiados, enquanto as concorrentes fazem o mesmo serviço pela metade do preço. O sistema do DETRAN só funciona para registrar os veículos da Infosolo, enquanto os demais de outras empresas o sistema acaba caindo. Inclusive há quem defenda a convocação do presidente do DETRAN para explicar a pane seletiva dos computadores do departamento.
RÁPIDAS
Canetada – Não bastasse votar contra Paulo Câmara, candidato do prefeito Júnior Matuto, um grupo de cargos comissionados utilizam o horário de expediente para fazer campanha para a oposição nas redes sociais e postar fotos em viagens com um deputado federal oposicionista. Aliados pressionam o prefeito pelo espaço desse grupo na gestão para dar oportunidade a quem quer trabalhar e quem realmente vota nos candidatos do prefeito.
Objetivo – Em Araripina, no sertão do Araripe, que possui duas deputadas de mandato, Roberta Arraes e Socorro Pimentel, o sentimento generalizado na cidade é que a candidatura de Aluízio Coelho está sendo posta com o único objetivo de atrapalhar as duas deputadas e evitar que elas sejam reeleitas. Como o candidato só tem votos na cidade, ele nem se elegerá e ainda pode atrapalhar as duas deputadas, que representam muito bem o município na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Inocente quer saber – Armando Monteiro está conseguindo empolgar o eleitor insatisfeito com Paulo Câmara?
Deixe um comentário