A importância do grupo Ferreira na vice de Armando
Após a definição de Mendonça Filho e Bruno Araújo nas vagas de senadores da chapa de Armando Monteiro, resta a vaga de vice-governador para completar a majoritária da oposição, cuja definição deverá ocorrer até o próximo sábado, quando será oficializada a convenção do grupo Pernambuco vai mudar.
Comandando a segunda maior cidade de Pernambuco, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira é uma das lideranças políticas em maior ascensão no estado, venceu a disputa de 2016 lutando contra duas máquinas, chegou ao segundo turno e derrotou um político tradicional da cidade. Atualmente, o prefeito tem 68% de aprovação, sendo um dos expoentes da região metropolitana do Recife, tornando-se fundamental para o projeto liderado por Armando Monteiro.
Durante o evento da UVP, o senador Armando Monteiro afirmou que em seu governo daria atenção especial aos vereadores, sendo bastante elogiado por suas palavras. Colocando um vereador em sua chapa, Armando estaria colocando em prática o seu discurso de valorizar o cargo mais próximo da população. O nome do vereador Fred Ferreira, terceiro mais votado do Recife com 14.277 votos, teria um peso significativo, pois valorizaria o segmento evangélico, representaria o grupo Ferreira na majoritária, levaria a figura do vereador para a chapa e rejuvenesceria o projeto oposicionista.
Além do mais, a entrada de Fred faria um contraponto a Marília Arraes no Recife, também vereadora e bem posicionada nas pesquisas, e outro a Luciana Santos, que envolveu-se nesta confusão do Festival de Inverno de Garanhuns através do seu indicado Marcelino Granja e trouxe problemas para o governador Paulo Câmara na comunidade cristã após a peça Jesus Trans. Um membro do segmento evangélico ajudaria Armando a conquistar o eleitorado conservador que certamente repudiará Luciana Santos na chapa de Paulo Câmara e não deverá votar em Marília Arraes.
Dentre as possibilidades levantadas para a vice de Armando Monteiro, o nome de Fred Ferreira cairia como uma luva para o projeto, pois não tiraria mais nenhum nome da chapa proporcional oposicionista e garantiria a presença e o empenho do grupo Ferreira na majoritária, que além da prefeitura de Jaboatão com Anderson Ferreira, elegerá Manoel Ferreira deputado estadual e André Ferreira deputado federal.
Desgaste – Caso confirme Luciana Santos na vice de Paulo Câmara, inexoravelmente o governador terá que arcar com o pesado ônus dessa famigerada peça Jesus Trans, cujo partido de Luciana, o PCdoB, teve papel fundamental na colocação da peça na grade de eventos do Festival de Inverno de Garanhuns. Ao escolher Luciana, Paulo levará esta confusão para o seu palanque.
Satanás – O prefeito de Garanhuns Izaias Regis, após as manifestações de Daniela Mercury e Johnny Hooker durante as suas apresentações no Festival de Inverno de Garanhuns, criticou duramente o governador Paulo Câmara pela contratação dos artistas para o evento, e o culpou por transformar o FIG em Festival do Satanás.
Gravatá – Eleitor de Bruno Araújo para deputado federal, que virou candidato a senador, o prefeito de Gravatá Joaquim Neto bateu o martelo quanto a sua chapa para as eleições deste ano. Ele apoiará Lucas Ramos para deputado estadual e Vinícius Mendonça para deputado federal. Apesar de ser do PSDB, Joaquim terá um estadual do PSB e um federal do DEM.
Estadual – A prefeita de Ipojuca Célia Sales bateu o martelo e lançará para a Assembleia Legislativa de Pernambuco seu filho Romero Sales Filho pelo PTB. A pré-candidatura de Romero Filho já foi anunciada nas redes sociais. Os dois antecessores de Célia emplacaram deputados estaduais, agora é a sua vez de tentar emplacar.
Dobradinha – A dobradinha Milton Coelho (federal) e Ana Callou (estadual) vem conquistando importantes apoios em várias regiões do estado. Ambos serão candidatos pelo PSB e poderão chegar na eleição com grandes chances de vitória.
Eleitoral – O Instituto Caruaru de Direito Eleitoral (ICADE) promoverá, em Caruaru nos dias 3 e 4 de agosto, o Curso Prático Arrecadação, Gastos e Prestação de Contas Eleitorais. Dentre os palestrantes, o procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), e o bacharel Marcos Andrade, chefe de Auditorias de Contas Eleitorais e Partidárias do TRE de Pernambuco.
RÁPIDAS
Contrária – A pré-candidata a deputada estadual Clarissa Tercio (PSC) utilizou suas redes sociais para posicionar-se contra a realização da peça Jesus Trans em Garanhuns. O vídeo viralizou e ganhou milhares de compartilhamentos no Facebook.
Indefinição – Faltando uma semana para o desfecho das convenções, a prefeita de Caruaru Raquel Lyra ainda não definiu quem serão seus candidatos a deputado estadual e deputado federal. Ela apoiaria Bruno Araújo para a Câmara Federal e ainda não encontrou um substituto para a disputa, e para estadual ainda não tem um nome para lançar.
Inocente quer saber – Depois de amargar o quarto lugar para prefeita de Olinda, o que Luciana Santos tem a fazer na chapa de Paulo Câmara senão tirar votos?
Deixe um comentário