Chapinha vai se tornando cada vez mais atrativa
Os deputados federais de PP, PCdoB, Solidariedade e PDT anunciaram no mês passado em Brasília que estavam decididos a formalizar uma chapinha para eleger pelo menos cinco parlamentares que não estavam querendo disputar no chapão da Frente Popular. Este movimento gerou algumas insatisfações na base do governo, dentre elas a saída de Guilherme Uchoa do PDT e que na semana passada formalizou a entrada no PSC, mas ao que parece ninguém que tenha menos de 100 mil votos quer ficar no chapão do PSB, que deverá ser formado também por PSD, PR e PT.
O último a anunciar a entrada na chapinha foi o deputado federal João Fernando Coutinho, que assumiu o PROS na semana passada e já conquistou a entrada de Henrique Queiroz, que tentará um mandato de deputado federal e deverá formalizar a ida para o partido nos próximos dias. Com esta conta, a chapinha composta por PP que terá Eduardo da Fonte, Eriberto Medeiros e Marinaldo Rosendo, PDT que terá Wolney Queiroz, Solidariedade com Augusto Coutinho e Kaio Maniçoba, PCdoB com Luciana Santos e PROS com João Fernando e Henrique Queiroz tem potencial de eleger pelo menos sete deputados federais.
Porém, o que se chama de camurim cevado, que tem potencial de 30 a 40 mil votos não tem o que fazer no chapão porque não chega nem perto, e corre o risco de atingir esta votação e não chegar ao mandato numa chapinha de partidos nanicos, então vai preferir arriscar nesta chapa que deverá se tornar cada vez mais atrativa. O fenômeno visto em 2014 na chapa que elegeu Kaio Maniçoba e nas chapinhas de estadual deverá se repetir em 2018 de forma mais efetiva, sendo que agora com chances de levar nomes ao legislativo federal com pouco mais de 60 mil votos.
Esta semana, a bancada composta por estes partidos se reunirá em Brasília no sentido de alinhar as estratégias e estabelecer regras para manter a sua atratividade, uma vez que ninguém quer mais ficar no chapão do PSB, exceto Humberto Costa, Raul Henry, André de Paula, Sebastião Oliveira e os nomes do PSB como Tadeu Alencar, Felipe Carreras, Milton Coelho, João Campos e Danilo Cabral, que estarão no chapão em qualquer circunstância, quem tem menos de 100 mil votos não quer nem ouvir falar na hipótese de entrar no chapão da morte liderado pelo PSB.
Medalha – A Comenda Medalha Eduardo Campos, uma das maiores honrarias do Estado promovida pela Defensoria Pública, será entregue na quinta-feira (22), no Teatro Santa Isabel. Dentre as personalidades a serem agraciadas, o chefe de gabinete do governador e pré-candidato a deputado federal João Campos (PSB), o advogado eleitoral Bruno Martins e a delegada Gleide Ângelo. O ato marca o fim da gestão do defensor geral Manoel Jerônimo, que pode ser candidato a deputado estadual em outubro.
Homenagem – O governador Paulo Câmara prestigiará, nesta segunda-feira, o evento alusivo ao 8 de Março – Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, será lançada a 12ª Edição do Anuário 8 de Março – 2018. O documento é um instrumento de políticas para as mulheres que faz um balanço das ações realizadas em 2017 e metas prioritárias para 2018. Na ocasião, também haverá a entrega da premiação para as dez vencedoras da 1ª Edição do Prêmio Literário da Mulher Idosa – Anita Paes Barreto.
Estadual – A ex-deputada federal por São Paulo por dois mandatos, Aline Corrêa, filha do ex-deputado federal Pedro Corrêa, será candidata a deputada estadual nas eleições deste ano pelo PP. Ela dará o pontapé inicial na sua pré-candidatura na próxima sexta-feira em Brejo da Madre de Deus. O ato contará com a presença de várias lideranças políticas da região e de todo o estado.
Confusão – O presidente estadual do PPS Manoel Carlos não gostou nem um pouco da forma como está sendo conduzida a entrada do deputado federal Daniel Coelho. Um aliado de Manoel afirmou que Daniel quer entrar no PPS sem qualquer tipo de diálogo. Ele lembra que Daniel já tem fama de desagregador e que o jeito como ele está entrando no partido somente corrobora o que dizem do ainda tucano.
RÁPIDAS
Chapinha – O deputado federal João Fernando Coutinho pretende fazer uma chapa para deputado estadual que pode ser atrativa nesta reta final de filiações. João, que assumiu a presidência do PROS, crê na possibilidade de o partido eleger de três a quatro parlamentares para a Casa Joaquim Nabuco em outubro.
Reeleição – O presidente Michel Temer, conforme havíamos antecipado, será candidato a reeleição em outubro. Ele já deu ciência a aliados e se debruçará na construção da sua candidatura. Temer precisa ser candidato para poder defender o seu legado, que apesar dos escândalos, fez mais pela economia do que sua antecessora. Se abdicasse de tentar a reeleição, Temer sofreria um processo de sarneyrização, que virou um Judas a ser malhado na eleição de 1989.
Inocente quer saber – A licença pedida por João Paulo do PT pode trazer algum desdobramento mais consistente em relação ao futuro político do ex-prefeito?
Katia diz
Parabéns a chapinha e ao chapão. Mas, nestas eleições o povo ficará divididos entre os partidos. Vamos votar no candidato e não eu chapa fechada. É o que ouço muito e leio nas redes sociais. O candidato que votou contra o povo, vai perder votos. Vamos aguardar pra ver quem serão os vencedores. Pois, nem o matuto é mais inocente.