Uma semana decisiva para a política brasileira
O Tribunal Superior Eleitoral analisa nesta terça-feira as contas da chapa Dilma/Temer, cujo desfecho pode deixar Dilma inelegível e cassar o mandato do atual presidente. O julgamento deve ter um final muito rápido, a expectativa é que mesmo que haja um pedido de vistas, a decisão deverá sair até o dia 12 de junho.
Ainda que condenado, o presidente Michel Temer sinaliza que irá recorrer ao Supremo Tribunal Federal, o que pode configurar num processo que se arrastaria ao longo de 2017 tendo um possível desfecho até 2018. De todo modo, uma eventual condenação no TSE enfraqueceria o impopular presidente ainda mais encrencado com o episódio envolvendo Joesley Batista, da JBS. Por outro lado, uma absolvição deixaria Temer fortalecido para se manter no cargo até dezembro de 2018 e tentar retomar a agenda positiva do seu governo.
Além do futuro do governo Temer, o futuro de outro político importante poderá ser decidido nesta semana, que é o do ex-presidente Lula, que teve sua prisão solicitada pelo Ministério Público Federal ao juiz Sérgio Moro, e há rumores de que a decretação da sua prisão já estaria assinada, aguardando apenas o desfecho da investigação na Vara de Curitiba para que ele possa ver o sol nascer quadrado e ter sua candidatura a presidente em 2018 abortada.
Aécio Neves, por sua vez, segue vivendo seu inferno astral, longe da presidência do PSDB e do seu mandato de senador, também pode ser prisão decretada a qualquer momento. Definitivamente a semana será de muitas emoções e definições e pode desmoronar ainda mais o establishment político brasileiro.
Perda – Faleceu ontem, vítima de um infarto fulminante, o advogado e secretário executivo de Trabalho e Qualificação Profissinal de Jabotão dos Guararapes Marcelo Côrte Real, aos 58 anos. O prefeito Anderson Ferreira decretará luto oficial nesta segunda-feira, quando será realizado o velório e o sepultamento no Morada da Paz, em Paulista, às 13 horas.
Emergência – A partir das novas informações coletadas pela Defesa Civil do Estado, o Governo de Pernambuco decretou estado de Emergência em mais três cidades, são elas: São José da Coroa Grande, Bonito e Escada. A medida será publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira. Com a inclusão, Pernambuco passa a contabilizar, agora, 27 municípios nesta lista, contando com os 24 já divulgados anteriormente. Até o momento, o número de desalojados está em 43.605 e o de desabrigados é de 3.252.
Elogios – Após muitas dúvidas quanto a realização do São João, a prefeitura de Caruaru recebeu muitos elogios pela abertura do evento, ocorrida no final de semana e contou com atrações como Elba Ramalho, Fulô de Mandacaru e Alcymar Monteiro. Raquel Lyra passou no teste do primeiro grande evento da sua gestão.
Apresentação – O prefeito Geraldo Julio recebe às 12h desta segunda-feira a farmacêutica cearense Maria da Penha, que deu nome à Lei nº 11.340 que visa coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. O gestor apresenta o Hospital da Mulher do Recife Doutora Mercês Pontes Cunha, que entre outras ações oferecidas, possui está o Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência – Sony Santos.
RÁPIDAS
Professor Lupércio – Com cinco meses de gestão, o prefeito de Olinda Professor Lupércio está fazendo uma gestão aprovada pelos olindenses. No comparativo com os antecessores em pesquisas de opinião, a diferença é abissal. Lupércio caiu nas graças até de quem votou em Antonio Campos.
Podemos – Segundo lugar na disputa pela prefeitura de Olinda, o advogado Antonio Campos foi convidado para se filiar ao partido que sucederá o PTN, o Podemos. Ele iria, inclusive, integrar o diretório nacional. A nível local, o Podemos será presidido pelo deputado federal Ricardo Teobaldo, adversário do PSB.
Inocente quer saber – PT, PSDB e PMDB têm alguma moral pra apresentar candidato em 2018?
William Pontes diz
É um escárnio a dignidade das pessoas a presença do Temer na presidência. Para os indignos é um troféu.