A ascensão da família Ferreira em Pernambuco
Eleito deputado estadual em 1986 pelo PDC com 20.856 votos, Manoel Ferreira se reelegeu em 1990, 1994, 1998, 2002 e 2006 sempre com boas votações mas nunca foi considerado uma espécie de cacique político em Pernambuco, tanto que em 2010 na sua última candidatura a cargo eletivo, acabou não se reelegendo com pouco menos de 28 mil votos.
Nas eleições de 2000 André Ferreira tentou sem sucesso um mandato de vereador do Recife, ficando na primeira suplência do PPB com 4.571 votos. Quatro anos depois André seria novamente candidato mas desta vez obteria êxito com 7.232 votos e a partir daquela eleição se iniciaria um processo de fortalecimento da família Ferreira, pois em 2008 já com o famoso jingle do 15615, André seria o vereador mais votado do Recife, fato que veio a se repetir em 2012.
Nas eleições de 2010 mesmo com a derrota de Manoel Ferreira para um mandato de deputado estadual, os Ferreira não ficaram prejudicados porque conseguiram eleger Anderson Ferreira deputado federal pelo PR e a força da família só faria crescer a partir de então. Nas eleições de 2014 Anderson mais do que triplicou sua votação para deputado federal sendo o quinto mais votado de Pernambuco e André chegou à Alepe na cadeira do pai perdida em 2010 com mais de 74 mil votos, sendo o quarto mais votado do pleito.
Após atingir grande votação, Anderson se credenciou para substituir Inocêncio Oliveira na presidência estadual do PR e passou a se dedicar a construção do partido em Pernambuco e mais precisamente em Jaboatão dos Guararapes, onde atingiu excelente votação, o que possibilitou a ideia de se candidatar a prefeito da cidade em 2016.
Vieram as eleições municipais deste ano e com ela a consolidação definitiva da família Ferreira na política pernambucana. No Recife, André Ferreira já comandando o PSC lançou o cunhado Fred Ferreira para vereador, e ele obteve 14.277 votos, sendo o terceiro mais votado para a Casa José Mariano. Em Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira foi o mais votado do primeiro turno com 99.670 votos, e se elegeu no segundo turno com 171.057 votos, dando aos Ferreira a primeira oportunidade da família no executivo.
Com o capital político de um vereador do Recife, um deputado estadual e o prefeito da segunda cidade mais importante de Pernambuco, os Ferreira definitivamente entraram para o rol das famílias mais importantes da política pernambucana e sem sombra de dúvidas serão bastante requisitados pelos postulantes ao governo de Pernambuco porque eles poderão ser o fiel da balança na disputa de 2018.
Família – No estado de Pernambuco mais poderosa que a família Ferreira a partir de janeiro do ano que vem só os Coelho que terão o prefeito de Petrolina, o ministro de Minas e Energia, um senador e um deputado federal com a ida de Guilherme Coelho para a Câmara dos Deputados após a vitória de Anderson Ferreira em Jaboatão.
Federal – Mesmo após perder a prefeitura de Caruaru no dia 30 de outubro para Raquel Lyra, Tony Gel obteve expressiva votação na cidade, com mais de 80 mil votos, o que pode garantir um recall significativo para as eleições de 2018. Na capital do forró há quem considere que em vez de tentar a reeleição para Alepe, Tony Gel poderá tentar o quarto mandato de deputado federal em 2018.
Sinal – Em entrevista divulgada no final de semana o prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes sinalizou que o rompimento do PSDB, partido que presidirá em 2017, com o PSB do governador Paulo Câmara é irreversível e que o grande líder dos tucanos em Pernambuco é o ministro das Cidades Bruno Araújo, em mais uma evidência clara que o ministro será candidato a governador nas próximas eleiçōes.
Violência – Impressiona como o estado de Pernambuco conseguiu perder as rédeas do Pacto Pela Vida, um programa exitoso do governo Eduardo Campos que começou a degringolar ainda em 2014 durante o governo João Lyra Neto. As taxas de homicídios e assaltos estão aumentando assustadoramente e os pernambucanos estão com medo de sair de casa.
RÁPIDAS
Entrevista – O presidente Michel Temer concede uma entrevista especial ao Roda Viva direto do Palácio do Planalto. O programa vai ao ar hoje a noite a partir das 21:30 na TV Cultura e terá como dois dos entrevistadores Eliane Cantanhêde do Estado de S. Paulo e o pernambucano Ricardo Noblat do Blog do Noblat.
Priscila Krause – Caso o ministro Mendonça Filho seja candidato a senador em 2018 a deputada estadual e candidata derrotada pela prefeitura do Recife Priscila Krause poderá ser candidata a deputada federal. O Democratas quer ampliar sua bancada na Câmara Federal atualmente composta por menos de trinta deputados para cinquenta em 2018.
Inocente quer saber – O governo de Pernambuco conseguirá os recursos para pagar o 13º salário em dezembro?
William Pontes diz
Os Ferreira são poderosos em quê. Falsa, também, a comparação com os Coelhos. Os Coelhos sempre usaram sua força política em pró de Petrolina e do Sertão do São Francisco, e os Ferreiras coloca esse passo em pró de qual região? A manutenção do rebanho cria uma falsa força política. Vamos aguardar os frutos da administração do Anderson em Jaboatão. A partir daí teremos condições de avaliar se há competência ou não.
Alfredo Golmann diz
Muitos dos votos dos “Ferreira” são da Igreja Assembléia Convenção As breu e Lima do Pr. Roberto José dos Santos e também de igrejas independentes. Ocorre, que.Anderson vai ter que transferir muito voto pro André, pq a Assembléia irá ter candidato próprio e as igrejas independentes, a sua maioria estão se fechando em convenções e tbm lançaram candidatos.
William Pontes diz
Para o blogueiro isso é liderança, e comparar com os Coelhos uma catástrofe. Essa família por Pernambuco não faz nada, só pra eles.