O preferido de Jarbas Vasconcelos
No ano passado o deputado Jarbas Vasconcelos sinalizou com a possibilidade de ser candidato a prefeito do Recife em outubro deste ano, e passou muito tempo alimentando essa hipótese, quando negou por diversas vezes uma conversa com o prefeito Geraldo Julio. Esse movimento foi captado pelo prefeito, que ficou na dele e deu tempo ao tempo. Recentemente a turma do deixa disso tratou de apaziguar a relação entre o socialista e o peemedebista, que foi três vezes prefeito do Recife e duas vezes governador, e propôs uma conversa entre Jarbas e Geraldo.
Na conversa a troca do vice-prefeito Luciano Siqueira, que é de um partido nanico e extremamente ligado ao PT. Nas eleições de 2014, enquanto Geraldo Julio e Paulo Câmara apoiaram a candidatura de Aécio Neves no segundo turno, Siqueira foi um fervoroso defensor da presidente Dilma Rousseff. A posição do comunista não foi bem digerida pelo PSB, que naturalmente começou um processo de fritura do vice, que eleitoralmente pouco agrega a Geraldo Julio.
Com a saída de Siqueira do posto de vice, a vaga fica aberta para o PMDB de Jarbas Vasconcelos, que possui três nomes cotados para o cargo: os secretários Murilo Cavalcanti e Jayme Asfora, e o ex-secretário de Infraestrutura do governo Jarbas/Mendonça Fernando Dueire. De acordo com uma fonte que pediu reserva, Murilo Cavalcanti seria carta fora do baralho, ficando entre Asfora e Dueire.
O preferido de Jarbas é Fernando Dueire, que terá seu nome apreciado primeiramente pelo PMDB, e posteriormente será avaliado pelos demais partidos da Frente Popular. A escolha de um peemedebista sela de uma vez por todas a relação entre os peemedebistas e os socialistas e caso logre êxito na empreitada na capital pernambucana, fortalece o elo entre os partidos para 2018, onde Jarbas poderá tentar voltar ao Senado na chapa de reeleição de Paulo Câmara.
Rifado – O meio político pernambucano dá como certa a não legenda do PSDB ao deputado federal Daniel Coelho para disputar a prefeitura do Recife em outubro. Caso se confirme os tucanos estarão abdicando de uma candidatura que poderia fortalecer o palanque do candidato da sigla a presidente em 2018 em detrimento de uma aliança com os socialistas pernambucanos.
Armando Monteiro – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Armando Monteiro, líder do PTB no estado se reuniu com o superintendente da Sudene e pré-candidato do PT a prefeito do Recife João Paulo e afirmou que o partido terá candidato próprio no Recife, que é o deputado estadual Silvio Costa Filho. Entendimento só num eventual segundo turno.
Tropa – O prefeito de Araripina Alexandre Arraes (PSB) reunirá hoje as 19 horas o seu grupo político composto por quase cem lideranças na sua residência para tratar da sua sucessão em outubro. O prefeito e seus aliados alinharão a melhor estratégia para vencer a disputa no município que fica no sertão do Araripe.
João Campos – Estudante de engenharia civil na UFPE, João Campos é o filho mais velho do ex-governador Eduardo Campos. Hoje ele será nomeado pelo governador Paulo Câmara como chefe de gabinete do Palácio do Campo das Princesas. Aos 22 anos, João entra para a vida pública com a mesma idade que o seu pai entrou e coincidentemente no mesmo cargo.
RÁPIDAS
Picciani – A bancada do PMDB elegeu ontem o seu líder na Câmara dos Deputados. Numa disputa entre o paraibano Hugo Motta e o carioca Leonardo Picciani, o segundo, que é alinhado ao Palácio do Planalto acabou levando a melhor por 37 votos a 30.
Gustavo Negromonte – O ex-deputado Gustavo Negromonte será candidato a prefeito de Nazaré da Mata pelo PMDB. Negromonte contará com o apoio do atual prefeito Nado Coutinho (PTB) e deverá enfrentar o ex-prefeito Nino (PSDB).
Inocente quer saber – Caso seja confirmada a sua fritura, Daniel Coelho trocará de partido para disputar a PCR?