Lava Jato fere de morte o pouco que restava de Lula
A Polícia Federal deflagrou ontem a 22ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Triplo X, uma coincidência com os rumores de que o ex-presidente Lula havia adquirido um Triplex na praia do Guarujá em São Paulo. O empreendimento iniciado pela Bancoop acabou sendo finalizado pela construtora OAS, uma das empreiteiras envolvidas na Lava Jato.
Há indícios de que o imóvel foi adquirido através do dinheiro desviado da Petrobras, e a operação acabou envolvendo um dos maiores articuladores do esquema e mais próximos do ex-presidente, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari, que já se encontra preso por causa da operação Lava Jato. Nunca antes na história da Lava Jato se chegou tão perto do ex-presidente, que apesar de se denominar mais honesto que todos, chegando a se considerar quase um santo, tem rabo preso com tudo de corrupção que aconteceu nos últimos 13 anos no Brasil.
A situação tem se agravado em relação a Lula porque nunca houve tanta roubalheira quanto a que existiu nos governos do PT. A partir do momento que mexeram no novelo da corrupção, os desdobramentos foram envolvendo figuras importantes da república, e tem se aproximado muito de Lula, que pode se considerar a cada dia mais próximo da prisão, assim como ocorreu com seus companheiros José Dirceu, Delúbio Soares, Silvio Pereira, Delcídio Amaral, João Vaccari e muitos outros envolvidos no maior sistema de corrupção da história do país.
Seria muita ingenuidade ou crença na impunidade imaginar que Lula seria poupado. Assim como todas as organizações criminosas, o poderoso chefão geralmente é poupado até as últimas circunstâncias, sendo protegido por seus comparsas e até mesmo por todos aqueles que possuem alguma influência no âmbito das investigações. Mas chega um determinado momento que os malfeitos são tão robustos e consistentes que uma hora a casa, ou melhor, o Triplex cai, e pelo visto o de Lula caiu.
Se Lula ainda tinha qualquer respaldo popular que restava, ele está prestes a se acabar, a imagem de Lula preso e até mesmo algemado, que parecia ser algo impensável a alguns meses, se torna algo cada vez mais plausível, e quando ocorrer terá efeito devastador na sua trajetória de líder político, que passará de herói dos pobres a um contumaz saqueador da república. Triste fim, Luiz Inácio!
Fernando Monteiro – O deputado federal Fernando Monteiro (PP) acompanhou ontem a agenda do governador Paulo Câmara com o ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi, do mesmo partido de Fernando. Na pauta a aceleração das obras hídricas no estado, dentre elas a situação da Adutora do Agreste que vai beneficiar dois milhões de pessoas no estado, e a liberação de R$ 33 milhões para investir em ações de combate a seca.
Gravatá – O vereador Fernando Resende se filiou ao Partido da República ontem para disputar a prefeitura de Gravatá em outubro. Sua ficha foi assinada pelo presidente estadual da sigla, o deputado federal Anderson Ferreira. Além do PR, Resende contará com o apoio do Solidariedade, Democratas, Rede Sustentabilidade, PEN e PROS.
Arcoverde – A prefeita Madalena Brito (PSB), eleita graças ao apoio do hoje deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB), tentará a reeleição em outubro e poderá ter dificuldades para conseguir o segundo mandato. De acordo com pesquisas internas todos os candidatos apoiados pelo ex-prefeito Zeca Cavalcanti aparecem bem posicionados nos vários cenários pesquisados.
Jaboatão dos Guararapes – Em sondagens internas a candidatura de Conceição Nascimento (PSDB) tem apresentado competitividade quando tem seu nome associado ao prefeito Elias Gomes. O tucano aposta na tese de um nome técnico, que foi bem-sucedida eleitoralmente com João Paulo e João da Costa em 2008 no Recife, Lula e Dilma em 2010 no Brasil, Eduardo e Geraldo Julio em 2012 no Recife e Eduardo e Paulo Câmara em 2014 em Pernambuco.
RÁPIDAS
Intensidade – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Armando Monteiro após o carnaval irá retomar as agendas com lideranças políticas de todo o estado como fazia antes de ser candidato a governador. Armando espera, com isso, manter a tropa do PTB unida para manter as prefeituras do partido e até mesmo ampliar se for possível.
Belo Jardim – Com o prefeito João Mendonça (PSD) realizando uma gestão pifia no município, a irmã do deputado federal Mendonça Filho, Andréa Mendonça (DEM), tem tentado construir sua candidatura a prefeita em outubro. Com a experiência de 2012, Andréa já terá condições de organizar melhor sua campanha para viabilizar o projeto com maiores chances.
Inocente quer saber – O que falta para o ex-presidente Lula ser preso?