Pragmático, Eduardo Cunha dança conforme a música
No período em que era líder do PMDB na Câmara dos Deputados Eduardo Cunha nunca foi bem quisto pelo Palácio do Planalto porque conseguiu impor fragorosas derrotas a Dilma Rousseff. Esse foi um dos motivos em que a presidente e seus aliados não queriam em hipótese alguma que ele se elegesse presidente da Câmara em fevereiro.
Sabendo que não tinha o aval do Planalto para chegar ao cargo de presidente da Câmara se juntou aos insatisfeitos com o Planalto, ao baixo clero e à oposição e atingiu 267 votos, dez a mais do que o necessário para se eleger no primeiro turno. Com o decorrer do tempo foi se mostrando um espinho de garganta para o Planalto colocando em votação temas que não interessavam ao governo Dilma Rousseff.
Enquanto estava interessante pra Cunha colocar o Planalto contra a parede ele seguiu fazendo o que podia para deixar Dilma com mais raiva do que já tem habitualmente. Isso foi acontecendo até ele ser alvejado pela Operação Lava Jato na semana passada com a confirmação de que ele realmente tem dinheiro de propina nas contas da Suíça.
Para Cunha, virou um jogo de vida ou morte oferecer ao Planalto uma saída para procrastinar o impeachment de Dilma na Câmara. Juntou a fome com a vontade de comer. Os dois estão acuados pela enxurrada de acontecimentos negativos e entenderam que juntos terão como salvar, pelo menos por ora, as suas respectivas cabeças.
Todos os movimentos que ocorreram até a presente data ficaram evidentes que o presidente da Câmara dos Deputados se preocupa exclusivamente com o próprio umbigo e para se salvar ele é capaz de juntar numa mesma sala Deus e o Diabo para atingir o seu objetivo.
Timbaúba – Realizando uma péssima gestão no município, o prefeito Junior Rodrigues (PSB), sucessor do deputado federal Marinaldo Rosendo, também do PSB, patina nas pesquisas de intenção de voto no município. O vereador Ulisses Felinto, líder nas pesquisas, será candidato a prefeito pelo PSDB, e deve impor uma derrota acachapante ao deputado Marinaldo Rosendo, que se acha dono de Timbaúba.
Hub – Questionado pelo deputado federal Moroni Torgan (DEM/CE), o ministro da Fazenda Joaquim Levy deixou escapar que o destino do HUB da TAM será o Ceará, haja vista que o governo federal está empenhado em levar o empreendimento para o estado, que é governado por Camilo Santana (PT). Os concorrentes não gostaram nem um pouco do deslize de Levy, já que a decisão só será anunciada em dezembro.
Álvaro Dias – O senador Álvaro Dias (PR), em resposta a este colunista pelo Twitter, refutou a informação de que estaria saindo do PSDB para se filiar ao PV. A informação foi divulgada pela jornalista Eliane Cantanhêde, colunista do jornal Estado de S. Paulo. Álvaro Dias é rompido com o governador do Paraná Beto Richa (PSDB).
Prêmio – O Sistema de Informação e Monitoramento da Ação Governamental (Simag) foi implantado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes em 2010 como instrumento do novo modelo de gestão. A iniciativa está concorrendo com outros 14 Municípios brasileiros ao Prêmio Municiência – Municípios Inovadores, realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A votação é aberta ao público, teve início nesta ontem e segue até o dia 25 de novembro.
RÁPIDAS
Devolução – As empreiteiras envolvidas no esquema da Petrobras devolverão R$ 10 bilhões aos cofres públicos através do pagamento de impostos e multas à Receita Federal. Existem quatro núcleos trabalhando nesta tarefa para que a Receita possa reaver parte do dinheiro desviado.
Declinou – Convidado para assumir o ministério da Justiça em substituição a José Eduardo Cardozo, o vice-presidente da República Michel Temer declinou do convite. Também estavam cotados para o posto o deputado federal Wadih Damous (PT) e o ex-presidente do STF Nelson Jobim, que já foi ministro da Defesa.
Inocente quer saber – Os mais de 70% dos pernambucanos que votaram em Dilma Rousseff no segundo turno presidencial concordam com a perda do hub para o Ceará?