Manifestações de domingo ditarão o ritmo do país
A situação política do Brasil é extremamente delicada, cuja presidente não consegue liderar seu governo em torno de uma saída menos tortuosa porque Dilma Rousseff não é do ramo. Caiu de pára-quedas no cargo de maior importância do país. Enquanto tudo parecia tranquilo em 2013. Dilma estava com elevada aprovação e pensava-se que ela fazia um bom governo.
Ela não aguentou “meia hora” de contestação. As manifestações de junho de 2013 reduziram a pó a sua aprovação. De lá pra cá nunca mais se recuperou. Ganhou a eleição denegrindo os adversários e omitindo a real situação do país. Os menos esclarecidos acabaram embarcando no discurso petista e permitiram mais quatro anos pra Dilma.
A verdade chegou à tona, e hoje a presidente Dilma está isolada, incapaz de apontar um caminho. O PT também não tem condições morais de defender o governo, haja vista que há anos está distante da pauta das ruas. Pra completar, a situação econômica não ajuda e só tende a piorar. Já são cerca de 3 mil postos de trabalho por dia sendo fechados. A inflação está beirando os 10%, os juros são os maiores do planeta. O ajuste fiscal não está conseguindo surtir efeito e assim por diante.
Com todos esses ingredientes, chega o próximo domingo. Dia de novas manifestações contra a presidente Dilma Rousseff pelos quatro cantos do país. A expectativa é para que novamente milhares de pessoas saiam às ruas solicitando o fim da corrupção e a punição pelos desmandos do atual governo, que pode culminar num impeachment.
Muitos já consideram que as manifestações do próximo domingo serão maiores do que todas já realizadas até hoje. Se essa possibilidade se confirmar, a tese da saída de Dilma do governo ganhará mais força ainda e a situação ficará completamente insustentável.
Líder – O prefeito de Caruaru José Queiroz (PDT) indicou ontem o vereador Jaelcio Tenório (PRB) como o novo líder do governo na Câmara. Jaelcio substitui Zé Ailton (PDT) que assumiu recentemente a secretaria de Desenvolvimento Rural do município.
Geomanta – Acompanhado dos deputados federais Fernando Monteiro e Eduardo da Fonte, ambos do PP, o prefeito Geraldo Julio esteve reunido ontem com o ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi (PP) e garantiu a liberação de R$ 3 milhões para a colocação de geomantas nas áreas de risco do Recife.
BR-232 – O governador Paulo Câmara, de passagem por Brasília para homenagem ao ex-governador Eduardo Campos, esteve também na Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) para entregar o projeto básico de triplicação do trecho da BR-232 que dá acesso à Arena Pernambuco. A obra de 6,8 quilômetros terá um custo previsto de R$ 140 milhões.
PP – Com uma bancada de dois deputados federais e quatro estaduais, o Partido Progressista reuniu seus filiados ontem num hotel para discutir as eleições de 2016. Na pauta as candidaturas de Cleiton Collins (Jaboatão) e Dr. Valdi (Surubim).
RÁPIDAS
MKT Day – No dia 26 de setembro no Centro de Convenções será realizada mais uma edição do MKT Day Recife, que é idealizado pela Duplo L, e abordará vários tipos de marketing, dentre eles o político, o qual serei palestrante. Em breve traremos mais informações.
Presença – Os deputados federais Betinho Gomes e Daniel Coelho (PSDB) confirmaram presença nas manifestações do próximo domingo. Eles não utilizarão adereços do PSDB, seguindo ordem expressa do senador Aécio Neves de respeitar o protagonismo dos movimentos sociais nos protestos.
Inocente quer saber – Daniel Coelho tem mesmo razão quando diz que a gestão de Geraldo Julio é a pior da história do Recife?