Partidos precisarão de puxadores de voto em outubro no Recife
As eleições de 2020 trazem uma peculiaridade que não havia em eleições anteriores, que é o fim das coligações proporcionais. Portanto, no Recife, cada partido terá que apresentar até 58 candidatos, sendo 40 homens e 18 mulheres. O diferencial é que em abril as chapas montadas não terão muitas modificações como antigamente, uma vez que os partidos não terão mais a flexibilidade de se juntar na convenção caso não tivessem montado boas chapas.
Com esta modificação, os partidos têm dois caminhos, o primeiro é filiar uma quantidade significativa de vereadores de mandato, como fizeram o PSB e o PP, ou apostar na figura do puxador de votos, se quiserem eleger bancadas representativas em outubro. A história mostra algumas apostas bem-sucedidas na capital pernambucana.
Em 1988, o PFL lançou Joaquim Francisco para a prefeitura do Recife, que saiu vitorioso naquele pleito. Joaquim já tinha sido prefeito nomeado pelo regime militar e disputou novamente o cargo durante o período democrático. Já na disputa proporcional, o partido apostou em Gustavo Krause, que havia sido prefeito nomeado e vice-governador de Roberto Magalhães tendo assumido o governo, gozando de muito prestígio perante o eleitorado da época.
As urnas deram a Gustavo Krause a condição de vereador mais votado da história do Recife com 21.142 votos, e o PFL elegeu naquela ocasião nove vereadores. Foram 430.156 votos válidos. Se transformássemos aquela votação para números atuais do eleitorado do Recife, Gustavo Krause teria cerca de 50 mil votos. Outro vereador muito bem votado foi Humberto Costa em 2000, que obteve 27.815 votos, sendo o segundo mais votado da história do Recife proporcionalmente, uma vez que em votos atuais, Humberto teria cerca de 40 mil votos.
Os exemplos de Humberto e Krause não se repetiram mais em pleitos posteriores no Recife, quem chegou mais perto desse número foi André Ferreira que em 2008 e 2012 passou dos 15 mil votos. Mas havia a coligação proporcional, o que facilitava a vida dos partidos. Em 2018 ainda na legislação anterior, tivemos o fenômeno Gleide Ângelo que com 412 mil votos teve o suficiente para puxar consigo mais três deputados estaduais e para 2020 não há nenhum nome, por ora, que tenha potencial para surpreender com uma votação que suplante o quociente eleitoral estimado em 22 mil votos, porém os partidos podem fazer o caminho de PFL, PT e PSB em eleições anteriores e apostar em nomes que já foram bem-sucedidos em outrora e que hoje estão sem mandato ou nomes amplamente conhecidos pela mídia para tentar ser puxadores de votos.
Garantias – O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu por tempo indeterminado, nesta quarta-feira (22), a implementação do “juiz de garantias”, previsto no pacote anticrime aprovado pelo Congresso em dezembro. A medida estava sendo mal avaliada por juristas, membros do Judiciário e do Ministério Público. A questão vai ser definida pelo plenário do STF, sem previsão de data. O juiz de garantias foi sancionado pelo presidente Bolsonaro, apesar do parecer contrário do ministro da Justiça, Sérgio Moro.
Ibura – O Canal do Rio da Prata, no Ibura, e ruas do entorno estão de cara nova depois de um grande intervenção de revitalização do local, realizado pela Prefeitura do Recife. Nesta quinta-feira o prefeito Geraldo Julio entrega a obra concluída para a população. Com um investimento de mais de R$ 31 milhões, a comunidade foi beneficiada com o revestimento completo dos cerca de 1 km de canal, instalação da iluminação pública e drenagem e pavimentação de mais de 12 mil m² de ruas no entorno. O local ainda ganhou quatro pontes e seis praças.
Noronha – O governador Paulo Câmara entrega, nesta quinta-feira, as novas estruturas do Porto de Santo Antônio, em Fernando de Noronha. O local foi totalmente requalificado, desde o terminal de cargas ao terminal marítimo. Agora, os passageiros, sendo turistas ou ilhéus, terão mais comodidade com um novo terminal marítimo, para realizar os passeios de barco e mergulho na ilha. A requalificação do Porto de Santo Antônio foi uma demanda da população noronhense. Ali é por onde circula grande parte da economia de toda a ilha.
RÁPIDAS
Escola – Depois do sucesso eleitoral das Juntas em 2018, mais uma candidatura coletiva foi anunciada. Áureo Cisneiros e Noelia Brito, que tentaram, sem sucesso, mandatos eletivos em eleições anteriores, decidiram se juntar num mandato coletivo em outubro.
Consórcio – A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste é o mais novo centro de discussão sobre ações de segurança pública para a região. A autarquia será a anfitriã de evento promovido em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Defesa Social de Pernambuco (Conseg/PE) para debater o tema. O encontro acontece nesta quinta-feira (23) na sede da autarquia em Recife a partir das 8h.
Inocente quer saber – Silvio Costa seria um bom puxador de votos para o Republicanos em outubro?
Deixe um comentário