Geraldo Julio será o principal eleitor de 2020 no Recife
Técnico qualificado, Geraldo Julio nunca pensou em enveredar pelo caminho de disputar mandatos eletivos. Ele tinha sido secretário em Petrolina na gestão do então prefeito Fernando Bezerra Coelho, e foi indicado por ele para assumir a secretaria de Planejamento e Gestão do primeiro governo Eduardo Campos. Com a ida de Fernando para o ministério da Integração Nacional, Geraldo herdou no segundo governo Eduardo a secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Foi a partir de então que em 2012 se desincompatibilizou do cargo, junto com outros secretários de Eduardo Campos, para ficar no banco de reservas para disputar a prefeitura do Recife. Acabou sendo o nome naquela eleição e sagrou-se vitorioso no primeiro turno, derrotando nomes tradicionais da política. Ao assumir a PCR em 2013, Geraldo começou uma série de obras e ações que o credenciariam como prefeito, mas foi o seu traquejo político, aguçado com a morte precoce de Eduardo Campos, que fez dele um político respeitado em Pernambuco. Na reeleição ele derrotou João Paulo com a maior votação da história de um prefeito do Recife e consolidou-se ainda mais no cargo.
Prestes a completar sete anos à frente do executivo municipal, Geraldo Julio goza de uma significativa aprovação do eleitorado recifense e mostra que na disputa do ano que vem terá um papel mais relevante que o governador Paulo Câmara e o presidente Jair Bolsonaro. Com o volume de ações que executou no Recife e o exército de vereadores e candidatos a vereador que possui, Geraldo Julio tem tudo para potencializar a sua posição de importante cabo eleitoral na capital pernambucana.
Caso logre êxito na tentativa de fazer o sucessor em 2020, Geraldo Julio chegará muito fortalecido para disputar o Palácio do Campo das Princesas em 2022. Portanto, além de ser o principal eleitor do ano que vem, Geraldo Julio poderá pavimentar uma candidatura ao governo de Pernambuco com chances elevadíssimas de vitória.
Previdência – A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) ingressou, nesta quarta-feira (13), com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a constitucionalidade de pontos da reforma da previdência, promulgada na terça-feira (12) pelo Congresso Nacional. Segundo o presidente da associação, juiz Fernando Mendes, o principal ponto questionado nessa ação é o aumento da contribuição previdenciária por meio das alíquotas progressivas, que podem chegar a 22% no caso de servidores federais.
Roberto Magalhães – O ex-governador Roberto Magalhães ontem fez uma visita à Assembleia Legislativa de Pernambuco. A sua presença na Casa juntou cerca de vinte deputados estaduais, que ouviram atentamente suas impressões sobre a política. Na saída, o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, fez questão de acompanhá-lo até o estacionamento, numa reverência a um dos maiores homens públicos da história de Pernambuco.
Itamaraty – A Orquestra Criança Cidadã, projeto social de Pernambuco, se apresentou, nesta quarta-feira (13), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, na recepção oferecida pelo presidente Bolsonaro aos chefes de estado e autoridades na cúpula dos BRICS. “A apresentação no Itamaraty foi impecável, altíssimo nível”, disse o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente. Os meninos tocaram “My way”, música que ficou famosa na voz de Frank Sinatra. O projeto social é patrocinado pela Caixa, banco federal.
Projeto – A articulação política do governo na Assembleia Legislativa falhou grosseiramente ontem. Em reunião na Comissão de Finanças, um projeto de lei do Executivo foi distribuído para o deputado Antonio Coelho (DEM), que integra a bancada de oposição. O relatório ficou para ser votado na segunda-feira (18), contrariando a expectativa dos governistas, que queriam aprovação imediata. A situação pegou muito mal para o líder Isaltino Nascimento (PSB) e para o presidente da comissão, Lucas Ramos (PSB).
RÁPIDAS
Prestígio – O aniversário do deputado estadual Clodoaldo Magalhães foi bastante prestigiado pelos colegas parlamentares. O evento ocorreu no buraco frio, que ficou lotado para festejar mais um aniversário do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Camaragibe – Principal aposta do MDB na Região Metropolitana do Recife, Gustavo Matos vem ganhando a confiança de importantes quadros do partido, como Jarbas Vasconcelos, Raul Henry, Fernando Bezerra e Fernando Dueire. Sua pré-candidatura poderá reunir outros partidos importantes em 2020.
Inocente quer saber – O deputado estadual Alberto Feitosa poderá ser candidato a prefeito do Recife pelo Solidariedade?
Deixe um comentário