MDB emite sinais de distanciamento do PSB em Pernambuco
A política é feita de gestos e sinais que precisam ser interpretados para traçar cenários vindouros. E não é de hoje que o MDB emite sinais de que pode não continuar mais na Frente Popular. O primeiro deles foi a pacificação do partido entre os grupos do senador Jarbas Vasconcelos e do senador Fernando Bezerra Coelho que não foi bem recebida nas coxias socialistas.
Fernando é atualmente o principal antagonista do PSB em Pernambuco, pois na condição de opositor a Paulo Câmara e de líder do governo Bolsonaro no Senado, é dele o contraponto à hegemonia do PSB no estado. Por isso alguns socialistas entenderam como uma afronta ao governo a postura de Jarbas Vasconcelos e Raul Henry.
Na próxima semana, mais precisamente na segunda-feira, ocorrerá mais um passo do distanciamento do MDB da Frente Popular, que é a filiação do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ao partido, fortalecendo a ala emedebista que é opositora do PSB. O evento, além da filiação de Miguel, servirá para reforçar a tese de candidatura própria no Recife, uma vez que o MDB nacional estará em peso no evento e tem defendido abertamente candidaturas próprias em capitais.
Para um observador da cena política, o distanciamento do MDB da Frente Popular é um fato que anda a passos largos de acontecer, e se ele fosse apostar numa escala de zero e dez para a definição, ele daria 9 para até o carnaval esse distanciamento ganhar ares de fato consumado.
Municípios – Em entrevista à Folha de Pernambuco, o procurador do Ministério Público de Contas (MPCO), Cristiano Pimentel, lembrou que em Pernambuco o principal efeito da proposta de extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes é a inibição da emancipação de novas cidades. Em legislaturas passadas, tramitaram mais de trinta propostas de criação de municípios em Pernambuco, que só não foram à frente por uma decisão do Supremo, que impede as assembleias legislativas de criarem novos municípios. Em Pernambuco, só duas cidades têm atualmente menos de 5 mil habitantes.
Presídios na Ilha – O prefeito de Itamaracá, Mosar Tato (PSB), rebateu críticas feitas por alguns moradores da Ilha que responsabilizam ele e o Governo do Estado por não tomarem atitude com relação a presença de presídios naquela cidade da Região Metropolitana do Recife. Ele afirmou que essa luta em defesa da retirada dos presídios já vem de muito longe e teve o engajamento do então governador Eduardo Campos e do saudoso deputado Guilherme Uchoa. Acrescentou ainda que em 2005 foi aprovado projeto de lei na Alepe de iniciativa do Poder Executivo que prevê a desativação de unidades prisionais na Ilha, mas que não saiu do papel por motivos alheios à vontade de sua gestão e da liderança do deputado Guilherme Uchoa Júnior na região.
Novidade – Em Garanhuns uma novidade pode surgir na disputa pela prefeitura. Trata-se do Padre Emerson, que teria sido convidado pelo prefeito Izaías Régis (PTB) para ser candidato no lugar do atual vice, Haroldo Vicente (PSC). Há quem diga que o religioso está animado com o convite e pronto pra trocar a batina pela política.
Visita – Depois de João Campos, foi a vez de Daniel Coelho ir ao gabinete de Jarbas Vasconcelos para discutir sobre política. Além evidentemente de Raul Henry que tem contato diário com o senador, já são três pré-candidatos a prefeito do Recife que foram ouvir o senador.
RÁPIDAS
Encontro – O presidente municipal do PSL Caruaru, Manoel Santos, realiza nesta quinta-feira um encontro para anunciar o pré-candidato do partido a prefeito daquela cidade após a desistência de Silvio Nascimento por conta da sua atuação na Embratur. O evento contará com o presidente estadual da sigla, Marcos Amaral, e ocorrerá a partir das 19 horas na Peixada do Dadal, na BR-104.
Ribeirão – O prefeito de Ribeirão, Marcello Maranhão, esteve reunido com a presidente da Compesa, Manuella Marinho, para tratar das demandas da sua cidade. Ele foi acompanhado do também secretário Aluísio Lessa, que recebeu seu apoio para deputado estadual.
Inocente quer saber – Quem será o próximo pré-candidato a prefeito do Recife a visitar Jarbas Vasconcelos?
Laercio l diz
Fui filiado na presença de dr.ulisses Guimarães,hj Mdb nunca mais.