Oposição avalia que objetivo da pesquisa era tirar Mendonça do páreo
A pesquisa do instituto Paraná divulgada na última terça-feira, de acordo com integrantes da oposição, teve por objetivo isolar Mendonça Filho e sinalizar pra ele que ele deveria desistir de disputar a prefeitura do Recife em 2020.
Quando o questionário retirou nomes como André Ferreira, Silvio Costa Filho, Wanderson Florêncio e Marco Aurélio, e incluiu a delegada Patrícia Domingos e o presidente da Embratur Gilson Machado Neto, o sentimento foi o de fortalecer a tese de uma candidatura única da oposição capitaneada por Daniel Coelho tendo Patrícia Domingos como vice e Gilson Machado Neto como fiador da chapa junto ao presidente Jair Bolsonaro.
Apontar uma rejeição de quase 60% do ex-ministro Mendonça Filho, injustificável devido a sua expressiva votação para o Senado em 2018 quando venceu na capital pernambucana, de acordo com uma liderança oposicionista em reserva, teve como objetivo desmoralizar o ex-ministro que é um dos principais expoentes da oposição em Pernambuco.
Pelo comentário geral, se Daniel Coelho apostava na unidade em torno do seu nome por causa dos números da pesquisa, ele perdeu o apoio de Mendonça Filho, Marco Aurélio e Silvio Costa Filho, que comandantes do DEM, PRTB e Republicanos, respectivamente, já dizem que vetam o nome de Daniel para representar a oposição. A pesquisa do Instituto Paraná certamente trará novos desdobramentos negativos para a oposição, que enfrenta um momento dificílimo para 2020, depois de perder todas as eleições para a Frente Popular desde 2006.
Prêmio – O prefeito Geraldo Julio irá entregar nesta quinta-feira, o prêmio Cidades Sustentáveis à comunidade do Alto Santa Terezinha, bairro onde fica localizado o Compaz Governador Eduardo Campos. O prêmio é um reconhecimento ao papel da população no sucesso dos Compaz, que em setembro foi destaque como o melhor projeto de redução de desigualdade social do Brasil, do Programa Cidades Sustentáveis e organização Oxfam, entidade global que tem como objetivo combater a pobreza, as desigualdades e as injustiças em todo o mundo. O prêmio foi entregue em São Paulo, dentro da Conferência “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”. A comunidade irá receber uma réplica do troféu conferido ao Compaz, em São Paulo.
Exemplo – O senador Jarbas Vasconcelos recebeu em seu gabinete duas promissoras lideranças políticas, o deputado federal João Campos, e o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho que deverão protagonizar a política estadual nas próximas décadas. A experiência e o exemplo de Jarbas servem de aprendizado para quem almeja protagonismo na política estadual.
Lambança – Foi lamentável a matéria divulgada pelo Jornal Nacional tentando associar o presidente Jair Bolsonaro ao assassinato da vereadora Marielle Franco. O presidente, então deputado federal, estava em Brasília e ficou provado que o porteiro, sabe-se lá por qual motivo, mentiu à justiça.
Bruno Pinho Alves – O empresário Bruno Pinho Alves, que obteve uma expressiva votação em 2016, será novamente candidato a vereador do Recife pelo PRTB. O partido projeta eleger três vereadores na capital pernambucana em 2020.
Desenvoltura – Pré-candidato a prefeito de Paulista, Francisco Padilha tem circulado com desenvoltura na cidade de Paulista. Apoiado pelo prefeito Junior Matuto, Padilha não tem rejeição e tem um elevado potencial de crescimento.
RÁPIDAS
Palestra – Será nesta quinta-feira o workshop “Eleições 2020: conhecendo as novas regras”, na Universo a partir das 17 horas. Além deste jornalista, que falará sobre a importância da comunicação, teremos outros profissionais que abordarão temas importantes para quem pretende disputar as eleições de 2020.
Buraco – Moradores e comerciantes da Rua Gervasio Pires, no centro do Recife, reclamam de uma boca de lobo aberta em frente à Escola Adventista, prejudicando pedestres, ciclistas e motoristas.
Inocente quer saber – Qual será a nova mentira que inventarão sobre o presidente Jair Bolsonaro?
William Pontes diz
Duas observacoes: o que levaria o Instituto Paraná Pesquisas desejar alijar Mendonça Filho da disputa pela PCR? Essa teoria da conspiração assistimos em todas as eleicoes; segundo a notícia sobre a apuração do crime da Marielle em que envolve um porteiro e seu desfecho, para quem tem um pouco de inteligência deixa um oceano de dúvidas. O porteiro antes de tudo é um vidente e deve desenvolver suas dons mediúnicas, haja vista que ao anotar no livro os fatos que presenciou antevia dois fatos: a morte da vereadora e que o deputado seria eleito presidente. Deixa várias perguntas no ar: por que anotou? Quem banca o porteiro? Por que o peso do poder foi baixado sobre várias pessoas, inclusive instituições? E outras mais. O Brasil é o país onde a verdade ficará sendo sempre procurada…
Ronaldo diz
Esse nojento desse presidente pode até não está no local mais deve ter dedo dele ou dos filhos nessa história de Mariely
beauty salon en miami diz
This was very informative. I appreciate the clarity and depth.