Partidos nanicos perdem atratividade para 2020
A legislação eleitoral trouxe diversas modificações, dentre elas a cláusula de barreira que reduziu de 35 legendas com acesso ao fundo partidário, eleitoral e tempo de televisão para menos de 25 e a tendência é que isso se agrave a cada eleição geral. A expectativa é que em 2022 esse número caia para 17 siglas, em 2026 fique em 13 e em 2030 apenas 11 partidos existam no Brasil com direito a fundo partidário, eleitoral e tempo de televisão.
É importante frisar que o partido só deixa de existir formalmente se optar por uma fusão ou incorporação a siglas maiores, caso opte por continuar existindo, ele terá o registro, poderá lançar candidatos mas não terá acesso aos benefícios que os partidos grandes terão. Consequentemente eles perderam a atratividade de imediato pela cláusula de barreira, mas existem outras situações que agravam o problema de alguém que queira disputar mandato em 2020 ficar em siglas nanicas.
A partir de 2020 teremos mais uma importante mudança na legislação eleitoral, que é o fim das coligações proporcionais. Isso obrigará os candidatos a escolherem partidos que efetivamente tenham condições de apresentar chapas, como no Recife, por exemplo, o PSB, o PP, o PT e demais siglas grandes. Ficar numa sigla pequena pode se configurar num suicídio eleitoral, devido o risco de esvaziamento da chapa, uma vez que os chamados camurins dificilmente ficarão em siglas que não tenham como lhe oferecer estrutura.
Se em 2016 os nanicos (PSDC, PRTB, PROS, PEN, PSOL, PCdoB e PPS) ficaram com 31% das vagas na Casa José Mariano, a expectativa é que esse número caia para menos da metade em 2020, pois os maiores partidos deverão ficar com as maiores sobras e os nanicos quando muito disputarão 5 a 6 vagas na Casa José Mariano, ora por atingir o quociente eleitoral, ora por ficar com uma ou duas sobras que garantam vagas. As demais tendem a serem divididas entre partidos que terão fundo eleitoral para financiar seus candidatos proporcionais ou que tenham candidatos competitivos a prefeito. Quem tiver juízo e quiser ser vereador em 2020 pode ter certeza que os partidos nanicos não terão nunca mais a mesma atratividade de eleições anteriores.
Daniel Coelho – Nos últimos dias cresceram as chances de o deputado federal Daniel Coelho ser o candidato único da oposição a prefeito do Recife em 2020. A tese oposicionista é de que apesar de já ter perdido duas disputas, Daniel é bom de televisão e de debate, e poderá, com o apoio de vários partidos, apresentar um projeto competitivo na capital pernambucana.
Presente – O deputado estadual Clóvis Paiva, líder do PP na Assembleia Legislativa de Pernambuco, fez questão de prestigiar, ao lado do governador Paulo Câmara, a inauguração da fábrica da Aché em Suape. Para o parlamentar, o empreendimento é fundamental para a economia de Pernambuco.
No radar – A respeito das demandas dos parlamentares pelo pagamento das emendas, liberação do FEM para os municípios e indicação de cargos em órgãos regionais do estado, um importante auxiliar de Paulo Câmara afirmou que todas essas demandas estão no radar, e muito em breve os parlamentares e prefeitos terão boas notícias a respeito destes temas.
Timbaúba – O governador Paulo Câmara dará início à última rodada da 4ª edição do Seminário Todos por Pernambuco nesta quinta-feira-feira, em Timbaúba, município da Zona da Mata Norte. Na sexta-feira (04), o evento segue para Surubim, no Agreste Setentrional, e na quarta-feira seguinte (09), será encerrado em Palmares, na Zona da Mata Sul. Em Timbaúba, o governador ainda assinará a ordem de serviço para a implantação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do distrito de Apoti, em Glória do Goitá, com um investimento de R$ 2,4 milhões, beneficiando cerca de 2,5 mil pessoas.
RÁPIDAS
Favoritismo – De acordo com um importante observador político, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), é favoritíssimo a vencer a eleição em 2020, não só pela gestão que realiza como principalmente pela fragilidade de seus principais adversários que foram sumariamente derrotados em 2018.
Almoço – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros, oferecerá amanhã um almoço ao governador Paulo Câmara em Cumaru. O encontro reunirá auxiliares do governador e lideranças políticas que participarão do Todos por Pernambuco em Surubim.
Inocente quer saber – Mendonça Filho abrirá mão da candidatura a prefeito para apoiar Daniel Coelho?
William Pontes diz
Mendonça Filho é um ex-político em atividade privada, e Anderson Ferreira será reeleito, de fato, mas em função da falta de competidor com lastro eleitoral e não pela mediana administração.