Prioridade de aliança do PSB é com o PT
A respeito de especulações sobre quem indicará o vice da chapa do PSB nas eleições de 2020 pela prefeitura do Recife, é importante avaliar a conjuntura em torno do projeto que sustenta a Frente Popular. Nas eleições de 2018 houve uma inédita aliança entre Jarbas Vasconcelos e Humberto Costa com o objetivo de reeleger Paulo Câmara e eleger os dois senadores da Frente Popular, naquela ocasião além de os dois partidos serem importantes, havia três vagas em aberto na chapa majoritária.
Para as eleições de 2020 há somente a vaga de vice-prefeito para fazer a composição com o PSB, e há uma série de interessados. Apesar de hoje o PDT e o MDB serem lembrados, o PSB terá que estabelecer uma prioridade para a composição majoritária e o partido com maior envergadura é o PT.
Vale salientar que em caso de aliança entre PT e PSB, será a primeira vez desde 1985 que o PT não terá candidatura própria no Recife, e tal sacrifício só se justifica com um espaço na chapa majoritária, até porque existe um nome no partido com densidade eleitoral e política para encabeçar um projeto próprio que é a deputada federal Marília Arraes. Então para retirá-la do páreo a vaga de vice do PSB tem que obrigatoriamente ser do PT.
Portanto, caberá ao MDB, ao PDT e aos demais partidos da Frente Popular o posto de coadjuvantes no processo eleitoral da capital pernambucana, não havendo espaço para nomes plantados na mídia como Isabella de Roldão e Murilo Cavalcanti que foram ventilados sem qualquer fundamento para ocupar o posto de vice na disputa.
Criança Alfabetizada – A Prefeitura de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte do Estado, lançou na manhã desta quarta-feira (28), o programa Criança Alfabetizada. A iniciativa visa melhorar a qualidade de ensino da rede pública municipal, potencializando o processo de aprendizagem dos alunos. Estruturado em seis eixos estratégicos de atuação, o programa busca fortalecer a gestão de educação no município. Alunos, professores, funcionários da Secretaria de Educação, vereadores e secretários municipais lotaram o Paço Edson de Moraes Pinho, onde aconteceu o ato. O prefeito da cidade, Geovani Oliveira (PMN), estava acompanhado de Bruno Oliveira, chefe de gabinete do deputado Guilherme Uchoa Júnior.
Seminário – Com o objetivo de aprofundar as discussões acerca das regras eleitorais que estarão vigorando no pleito do próximo ano, a OAB Pernambuco, através da Comissão de Direito Eleitoral e da Escola Superior de Advocacia (ESA), realiza nesta quinta-feira o seminário Perspectivas para as Eleições 2020. O encontro será realizado no auditório da OAB, das 8h30 às 18h, e contará com importantes nomes do Direito Eleitoral no país. O evento tem apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e do Instituto de Direito Eleitoral e Público de Pernambuco (IDEPPE).
Sem votos – Para um observador da cena política, Murilo Cavalcanti nem fala pelo MDB nem tem votos para ser vice de João Campos. Ele lembra que quando tentou ser vereador em 2004, Murilo ficou com apenas 3.813 votos, e seu único objetivo é manter o cargo de secretário de Geraldo Julio.
Roda punk – O deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB), líder do governo na Alepe, não se fez de rogado ao participar de uma roda punk durante solenidade em homenagem aos 30 anos da banda Devotos. O vídeo do desempenho de Isaltino bombou nas redes sociais.
RÁPIDAS
Prestigiada – A posse de Carlos Neves como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco foi bastante prestigiada, numa clara demonstração que a escolha de Paulo Câmara, chancelada pela Alepe, não poderia ter sido melhor.
Paulista – Está cada vez mais forte a possibilidade de o deputado federal Daniel Coelho ser candidato a prefeito de Paulista em 2020. O parlamentar poderá utilizar sua vasta experiência em mandatos eletivos para tirar a cidade do atoleiro que a gestão de Junior Matuto colocou.
Inocente quer saber – Até quando o MDB de Pernambuco ficará com um pé em cada canoa?
Deixe um comentário