Bancada do PSB indicará Clodoaldo Magalhães para a primeira–secretaria
A eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco que será realizada nesta sexta-feira está ganhando contornos de entendimento em alguns cargos, e o PSB, partido do governador Paulo Câmara, não fez nenhum movimento significativo no sentido de sinalizar apoio a qualquer dos seus cinco candidatos a cargos na mesa, Simone Santana e Aglailson Victor, na primeira-vice-presidência e Isaltino Nascimento, Francismar Pontes e Clodoaldo Magalhães, na primeira-secretaria.
Apesar disso, por conta do regimento da Casa, o partido terá que encaminhar a votação da bancada, composta por onze deputados estaduais. A incumbência de fazer este encaminhamento será da deputada Delegada Gleide Ângelo, mais votada do partido e da própria Casa. A respeito da indicação, a deputada é taxativa: “O sentimento da grande maioria dos deputados do nosso partido é de apoio ao deputado Clodoaldo Magalhães para a primeira-secretaria”.
A decisão do partido reflete não só o sentimento da bancada como também da maioria da Casa, que tem sinalizado uma inclinação para o deputado Clodoaldo Magalhães, que está iniciando seu quarto mandato na Alepe e construiu com muito diálogo e muita tranquilidade uma candidatura extremamente competitiva.
Na Casa, o sentimento é o de que a bancada do PSB chegando a um entendimento poderá abrir caminho para novas pacificações em cargos da mesa diretora que igualmente constituem uma disputa entre dois e três parlamentares. Atualmente existe disputa em quatro dos sete cargos da mesa, somente Eriberto Medeiros na presidência, Álvaro Porto na quarta-secretaria e Teresa Leitão na terceira-secretaria não enfrentarão bate-chapa, esta última pacificou um entendimento com Rogério Leão na noite de ontem, que optou pela retirada da candidatura.
Expectativa – Há uma expectativa sobre a disputa pela segunda-secretaria protagonizada pelos deputados Claudiano Filho e Cleiton Collins. Não se sabe se eles chegarão a um consenso ou se irão efetivamente para o bate-chapa. A disputa neste cargo respeita a proporcionalidade, enquanto na segunda vice-presidência tanto a entrada de Alberto Feitosa quanto a de Romário Dias destoam da lógica proporcional.
Álvaro Porto – Eleito na quarta-secretaria para um mandato-tampão, o deputado Álvaro Porto conseguiu praticamente a unanimidade para seguir no cargo para o próximo biênio. Álvaro possui excelente relação na Casa e assim como Eriberto Medeiros, não terá adversários para o cargo na mesa, sendo o indicado pela bancada de oposição.
Brumadinho – O deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade) integra a comissão externa criada na Câmara dos Deputados para investigar os desdobramentos relacionados à tragédia que ocorreu em Brumadinho, Minas Gerais. Com um total de 15 membros, a comissão será coordenada pelo deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG).
Julio Lossio – Ex-prefeito de Petrolina e candidato a governador pela Rede Sustentabilidade, Julio Lossio oficializou sua entrada no PSD em conversa com o presidente estadual do partido, deputado André de Paula, em Brasília. Além de se filiar, Lossio presidirá o partido na cidade onde poderá ser candidato a prefeito em 2020.
RÁPIDAS
Saneamento – Na base do governo Geraldo Julio, o sentimento é que o prefeito convocará Oscar Barreto para a secretaria de Saneamento. Houve o convite para Jairo Brito e João da Costa, ambos vereadores, mas os dois declinaram, preferiram exercer o mandato na Casa José Mariano.
Candidatura – O deputado estadual Eduino Brito, que encerra seu mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco nesta quinta-feira, já se prepara para construir sua candidatura a prefeito de Arcoverde em 2020. Seu grupo político assumirá um mandato de vereador do Recife com Wilton Brito e está se preparando para as eleições do ano que vem.
Inocente quer saber – Renan Calheiros é o favorito na disputa pela presidência do Senado?
Jane diz
querido Eduíno é o candidato ideal para ser eleito prefeito de arcoverde, gente boa e honesto. voto no Eduíno com toda honra.
Constância diz
fiel aos seus eleitores o Eduíno era pra estar em Brasília como deputado federal no lugar do Túlio gadêlha que antes mesmo de ser empossado traiu seus eleitores de esquerda se aliando ao corrupto Rodrigo Maia e posteriormente irá rastejando se oferecer politicamente para o bolsonaro.
Valine diz
idem aos eleitores sulistas (do sul) os pernambucanos também vota errado pois eleger deputado federal como o Túlio gadêlha é no mínimo “cagada fora da privada” pois o cara se apresenta como militante de esquerda consegue capturar 76 votos de eleitores simpatizantes da esquerda aí em seguida “torce o nariz” para seus eleitores e faz aliança com o Rodrigo Maia (delatado por corrupção e blindado pela turma da lava jato e maioria do judiciário parcial brasileiro) não é de se estranhar se o Túlio gadêlha já deslumbrado pelo poder já na próxima sexta feira fique no pé do Eduardo bolsonaro oferecendo apoio ao governo de extrema direita e perseguidor do bolsonaro, eleitores da esquerda pernambucano fiquem de olho o máximo que puder nesse Túlio gadêlha para nas próximas eleições derrota-lo nas urnas e ensinar para ele o “caminho de volta para casa” como fizeram com o Zeca Cavalcanti que por poder e benefícios próprio votando a favor do corrupto Temer foi derrotado nas urnas por eleitores conscientes de Pernambuco.
William Pontes diz
Inocente quer saber: qual a qualificação de Oscar Barreto para ser Secretário de Saneamento? Uma bola fora.