A importância da eleição do Recife para a política pernambucana
A prefeitura do Recife tem um grande peso na equação política estadual, além de historicamente ser a única que projetou políticos para alcançar o cargo de governador, vide Jarbas Vasconcelos e Joaquim Francisco, ela pode fortalecer ou inviabilizar um grupo político.
Na eleição de 2000 por exemplo, a derrota de Roberto Magalhães para João Paulo trincou a União por Pernambuco e tirou de Roberto a condição de ser o sucessor de Jarbas Vasconcelos nas eleições de 2006. Em 2012 ao perder a prefeitura do Recife, o PT nunca mais se encontrou no estado.
A eleição de 2020 terá efeito importante para a conjuntura política de 2022. Atual prefeito do Recife, Geraldo Julio tentará fazer o sucessor, se lograr êxito será favoritíssimo a suceder Paulo Câmara, enquanto no cenário de o candidato do PSB ser derrotado, Geraldo chegará menos fortalecido em 2022, correndo o risco de até ter que reavaliar a hipótese de tentar o Palácio do Campo das Princesas.
No caso de vitória de um opositor, é pouco provável que o nome eleito no Recife já considere a hipótese de ser candidato a governador em 2022, até porque financeira e administrativamente falando, a prefeitura do Recife é muito mais fácil de gerir do que o governo de Pernambuco, mas assim como Geraldo tem forte capital político e foi fundamental para as vitórias de Paulo Câmara em 2014 e 2018, o prefeito do Recife chegará com grande peso na eleição de 2022 sendo um importante cabo eleitoral.
Portanto, essa eleição de prefeito do Recife encaminhará a disputa pelo Palácio do Campo das Princesas a depender de quem seja o vencedor e por isso tem que ser tratada com muita seriedade e preocupação tanto pela Frente Popular quanto pela oposição, cujo resultado poderá ser fatal para um dos dois grupos políticos que existem em Pernambuco.
Gravatá – O prefeito Joaquim Neto irá lançar o programa “Toda Semana Tem Obra”. O objetivo do programa é realizar e anunciar novos investimentos em reformas e construções de novos prédios públicos, onde serão ampliados os serviços de atendimentos à população em diversas áreas, com a educação e a saúde, por exemplo. Ao todo, os investimentos do projeto giram em torno de R$ 60 milhões.
Creche – A educação do Recife ganha reforço com a abertura de uma nova unidade em alto padrão de qualidade. Nesta quinta-feira, o prefeito Geraldo Julio inaugura a Creche-Escola Recife Miguel Arraes, na comunidade Roda de Fogo, no bairro dos Torrões. Essa é a 15ª Creche-Escola entregue na atual gestão, chegando a 20 novas Unidades de Ensino, somando-se com as 5 novas escolas inauguradas, além de outras 17 requalificadas no modelo Escola do Futuro. Com um investimento na ordem de R$ 4 milhões, a unidade atenderá 163 crianças de 01 a 05 anos.
Voos – O diretor-presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, realiza esta semana uma série de reuniões para incentivar a chegada de turistas estrangeiros ao nordeste do país. Em reuniões com o Governo de Pernambuco e companhias aéreas norte-americanas, Gilson atuará para resolver impasses técnicos e reativar voos diretos entre a região e Nova Iorque, nos Estados Unidos.
PROS – Limoeiro será mais uma cidade que terá participação do PROS de Pernambuco em sua corrida eleitoral majoritária neste ano. O partido, que é comandado no estado por João Fernando e Manoel Jerônimo, manifestou apoio ao pré-candidato a prefeito Marcelo Motta, atual vice-prefeito do município no Agreste do Estado.
RÁPIDAS
Caruaru – Chefe de gabinete da secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Gean Lopes deverá ser candidato a vereador de Caruaru em outubro. O titular da pasta, Alberes Lopes, não será candidato nas eleições deste ano a vereador e por isso Gean ficou com o caminho livre para tentar uma cadeira naquele Poder Legislativo.
Aniversário – Nesta quinta-feira, o vereador do Recife Renato Antunes (PSC) completa mais um ano de vida. O parlamentar, que está em seu primeiro mandato na Câmara Municipal é um dos destaques da atual legislatura. Líder da oposição na Casa, Renato é um dos fortes nomes para sair vitorioso nas eleições de outubro.
Inocente quer saber – A base aliada da Frente Popular está desesperada pela realização de uma reforma administrativa?
Deixe um comentário