Incerteza sobre o governo Temer deixou ministros pernambucanos enfraquecidos
Os ministros da Educação Mendonça Filho e das Cidades Bruno Araújo nunca esconderam de ninguém o desejo de disputar uma eleição majoritária em 2018, sendo Mendonça cotado para o Senado e Bruno numa posição mais tranquila, podendo ser candidato a senador ou a governador nas eleições do ano que vem.
Eles não contavam com a hecatombe envolvendo o presidente Michel Temer que deixaria o governo em xeque e por conseguinte seus projetos majoritários na mesma situação. Bruno além de ser ministro de um governo rejeitado e agora mais do que nunca moribundo, teve uma postura inaceitável para quem planeja virar um quadro majoritário, que foi de imediatamente colocar o cargo à disposição do presidente tão logo foi deflagrada a crise envolvendo Joesley Batista e Michel Temer.
Como se não bastasse a postura fraca de Bruno, ele também tem outro complicador para seus projetos majoritários que é o fato de integrar o quadro de investigados da Lava-Jato e isso poderá inviabilizá-lo politica e eleitoralmente nos próximos meses, sendo como caminho restante buscar a reeleição para a Câmara Federal.
O PSDB tem uma situação mais tranquila, pois Daniel Coelho e Bruno Araújo teriam em tese reeleições para a Câmara Federal garantidas, com apenas Betinho Gomes com maiores dificuldsdes de reeleição. Já o Democratas só tem Mendonça para apresentar para a Câmara Federal e não pode se dar ao luxo de entrar numa aventura majoritária em 2018, sobretudo neste momento de extrema dificuldade do governo Temer.
Com dois partidos que ensaivam vôo solo em 2018 por ter ministros no governo Temer enfraquecidos após os fatos recentes, já há um entendimento no meio político que que PSDB e DEM pensam duas vezes na possibilidade de romper definitivamente com a Frente Popular. Um figurão tucano considera que o partido não pode trocar o certo pelo duvidoso e neste momento a prioridade dos dois partidos é manter o que já tem, que são os mandatos que já possuem, e não há caminho melhor para 2018 do que marchar novamente com a Frente Popular.
Audiência – A Câmara de Vereadores do Recife promoverá, nesta quinta-feira, audiência pública sobre o novo projeto de mobilidade urbana da cidade. Proposta pelo vereador Rodrigo Coutinho (Solidariedade), a reunião contará com a participação de especialistas do Instituto Pelópidas Silveira, de representantes do Conselho Regional de Engenharia (Crea), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), e de professores e do corpo técnico da UFPE e Unicap. A audiência pública será realizada no Plenarinho da Câmara, às 9h.
Viagem – O prefeito do Cabo de Santo Agostinho Lula Cabral viajou a Roma a Convite do Movimento Carismático Obra de Maria, onde visitará o Vaticano e estará com o Papa Francisco. Cabral fora convidado, por ter recebido, em Jussaral a Imagem de Nossa Senhora da Aparecida e ter ajudado a construir a Igreja de Juçaral, que abriga em definitivo a imagem de Nossa Senhora da Aparecida peregrina, que transformou o Distrito de Juçaral, num ponto de turismo religiosos.
Contraste – Ninguém sabe o motivo, mas a prefeitura do Recife fez uma grande intervenção na Rua Dom José Lopes, em Boa Viagem, realizando obras de pavimentação, drenagem e a colocação de sinalização e faixas de pedestres. O problema é que apenas a Dom José Lopes recebeu atenção completa da gestão de Geraldo Julio, as demais ruas seguem completsmente abandonadas pelo prefeito, tendo vários pontos de alagamento.
Em Ação – O governador Paulo Câmara recebeu a bancada estadual com o objetivo de apresentar a realidade dos municípios da Zona da Mata Sul e do Agreste, atingidos por fortes chuvas nos últimos dias, e as ações que vêm sendo feitas pelo Governo de Pernambuco desde 2010, ano da primeira enchente, na região. Durante a reunião, realizada no Palácio do Campo das Princesas, os deputados elogiaram a atuação do governo e fizeram sugestões no esforço de minimizar os prejuízos materiais causados à população, sobretudo para comerciantes e agricultores.
RÁPIDAS
Zerando – Após zerar a fila de exames da rede municipal de São Paulo, o prefeito João Doria (PSDB) conseguiu zerar a fila de vagas na pré-escola do município. Doria também tem trabalhado para zerar a fila de cirurgias e caminha para ser o grande exemplo de como tocar a gestão pública no Brasil.
Reclamação – Pessoas que apoiaram o prefeito de São Lourenço da Mata Bruno Pereira (PTB) reclamam da falta de atenção do gestor e de sua equipe. Um empresário que lhe ajudou em 2016 afirma que sequer foi recebido pelo prefeito e está profundamente chateado com o gestor.
Inocente quer saber – Priscila Krause teria recebido apoio financeiro da Odebrecht como se comenta nas coxias da Alepe?
Deixe um comentário