Tradicional família Hacker pode chegar a Alepe em 2018
No litoral Sul de Pernambuco ainda na década de 90 começava a hegemonia da família Hacker na região com a eleição de José Hildo Hacker na cidade de Rio Formoso. Posteriormente, após a fama de bom gestor se espalhar pela região, ele se elegeu prefeito da vizinha Sirinhaém, ficando no cargo durante oito anos.
Com o prestígio de Sr. Hacker, como ele era conhecido, a sua esposa Graça Hacker tentou, sem sucesso um mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco, ficando na suplência, na eleição seguinte ela se elegeu prefeita de Rio Formoso onde exerceria a prefeitura por oito anos. Além das cidades de Rio Formoso e Sirinhaém, os Hacker assumiram a prefeitura de Tamandaré com Hildo Hacker Júnior, por oito anos, e na última eleição entregou a prefeitura a Sergio Hacker, que foi eleito em 2016.
Atualmente a família governa as cidades de Rio Formoso com Isabel Hacker, Tamandaré com Sérgio Hacker e Sirinhaém com Franz Hacker, que foram eleitos com votações expressivas e realizam gestões bem-avaliadas pela população dos municípios, o que poderá credenciar um projeto que não foi bem-sucedido em 1998, vinte anos depois, para que a família consiga eleger um representante na Casa Joaquim Nabuco.
Os três prefeitos são filiados ao PSB do governador Paulo Câmara, e há uma movimentação no partido, com o aval do Palácio do Campo das Princesas, pela candidatura de Hildo Hacker Júnior a deputado estadual pelo PSB. Suas chances são consideradas como pule de dez, porque o ex-prefeito de Tamandaré não seria candidato apenas atendendo a um projeto pessoal, mas sobretudo o de representar uma região que é carente de políticos na Casa Joaquim Nabuco.
Interino – Com direito a voto de minerva do presidente do TCE, um recurso apresentado pelo prefeito interino de Ipojuca, Irmão Ricardo (PTC), não foi aceito, nesta quarta-feira (22), pelo plenário do tribunal. Com isso, ficaram mantidas as recomendações do TCE feitas em janeiro, por proposta do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO). Para o órgão, a gestão de Ipojuca não deve aumentar gastos e iniciar obras, até que tome posse o prefeito escolhido na eleição suplementar.
Cassação – O prefeito de Abreu e Lima Pastor Marcos José (PSB) responde a um processo de cassação de registro de candidatura por compra de votos e uso da máquina pública. Ele derrotou Katiana Gadelha (PDT) por apenas 114 votos. A juíza responsável pelo caso deu um prazo de cinco dias para o prefeito se defender da acusação. Há quem diga que ele tem grandes chances de perder o mandato porque há uma farta prova documental dos delitos praticados durante a eleição.
Violência – O deputado Silvio Costa Filho (PRB) solicitou na Assembleia Legislativa de Pernambuco que o Governo do Estado realize um encontro com os prefeitos dos municípios do Agreste para discutir o aumento da criminalidade na região. Segundo dados da SDS, entre 2014 e 2016 houve um crescimento de 64% nos números de homicídios só em Caruaru, além de uma alta de 103% nos crimes contra o patrimônio na cidade no mesmo período.
Lista – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com a sua lucidez de sempre, se posicionou frontalmente contra a proposta de voto em lista fechada que está sendo discutida no meio político. FHC afirmou que o principal neste momento é findar as coligações proporcionais e estabelecer uma cláusula de barreira para acabar com as famigeradas legendas de aluguel.
RÁPIDAS
Em ação – O governador Paulo Câmara inicia hoje em Afogados da Ingazeira o projeto Pernambuco em Ação, uma versão repaginada do Todos por Pernambuco do ex-governador Eduardo Campos. Com o movimento do governador, ele dá o start visando a sua reeleição em 2018.
Rádios – Além da Naza FM de Nazaré da Mata, da Cultura AM de Caruaru, da Cabo FM do Cabo de Santo Agostinho, da Maranata FM de Jaboatão dos Guararapes, da Nova Araripe FM de Araripina, da Filadélfia FM, Farol FM e Comunidade FM de Santa Cruz do Capibaribe, fechamos com a Alternativa FM de Nazaré da Mata, chegando a quase dez rádios levando as informações da política aos quatro cantos de Pernambuco.
Inocente quer saber – Qual é a nota que os ministros pernambucanos de Michel Temer merecem?
Deixe um comentário