Eduardo da Fonte quer mandato na Alepe em 2018
Exercendo o terceiro mandato de deputado federal Eduardo da Fonte era presença carimbada nas inserções do PP, partido que ele comanda a nível estadual, mas já faz um bom tempo que ele deu uma mergulhada dos movimentos políticos do estado e até mesmo de Brasília, e isso tem um motivo: a Operação Lava-Jato.
A Polícia Federal segue no encalço do progressista e graças a morosidade da justiça, mais precisamente por conta do Supremo Tribunal Federal que tem uma tramitação mais lenta do que a já conhecida lentidão da justiça, o desfecho do caso de Dudu pode ficar para 2018. Além disso já é cogitada pelo próprio Dudu da Fonte a possibilidade de renunciar ao mandato de deputado federal para perder o foro privilegiado e a investigação “descer” para a Justiça Estadual.
Com esse movimento, o progressista crê que pode ganhar mais tempo ainda para escapar das garras da Operação Lava-Jato, e caso ele nem seja preso nem perca seus direitos políticos, em 2018 ele tentaria um mandato de deputado estadual na chapa do PP e junto com Cleiton Collins a chapinha pode eleger de oito a nove deputados estaduais possibilitando uma importante bancada ao partido na Casa Joaquim Nabuco.
Além de sair dos holofotes de Brasília, Eduardo da Fonte também estaria pensando em se movimentar para assumir um cargo relevante na mesa diretora da Casa Joaquim Nabuco e assim continuar exercendo o poder que adquiriu desde que era assessor de Severino Cavalcanti na época em que ele presidiu a Câmara dos Deputados. Para quem chegou a sonhar com um mandato de senador, descer para a Assembleia Legislativa de Pernambuco é um fim que não era cogitado por Dudu da Fonte, porém as circunstâncias permitem a necessidade de recuar um pouco para poder continuar na vida pública.
Herdeira – A empresária Fabiola Maciel, filha do prefeito eleito do Cabo de Santo Agostinho Lula Cabral, tem seu nome cotado para disputar um mandato de deputada estadual em 2018. A meta do prefeito Lula Cabral para 2018 é eleger dois deputados estaduais com os votos do Cabo de Santo Agostinho, que seriam o irmão de Lula, Everaldo Cabral, que disputaria a reeleição, e Fabiola que estrearia nas urnas.
Turismo – O deputado estadual licenciado Alberto Feitosa (SD) que ocupa atualmente a secretaria de Saneamento da prefeitura do Recife deve continuar no secretariado do prefeito Geraldo Julio em 2017, porém deve assumir a secretaria de Turismo e Lazer em substituição a Camilo Simões falecido em outubro. Feitosa já ocupou a pasta do Turismo no governo Eduardo Campos e saiu com grande aprovação do trade turístico pernambucano.
Articulação – Após muitos nomes serem ventilados, o vereador eleito Pastor Joselito (PRB), aliado do prefeito eleito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PR) deverá presidir a Câmara Municipal durante o biênio 2017/2018. A escolha se confirmada, demonstrará o forte poder de articulação do prefeito eleito, que tende a construir folgada maioria no Poder Legislativo.
Mandato – Prestes a assumir o mandato de deputada estadual Roberta Arraes (PSB) esteve reunida com o presidente da Compesa Roberto Tavares com o objetivo de discutir projetos para o sertão do Araripe. Roberta obteve em 2014 mais de 38 mil votos e será mais uma representante do Araripe na Casa Joaquim Nabuco.
RÁPIDAS
Avaliação – O sociólogo Antonio Lavareda, integrante da lista dos notáveis do Tribunal Superior Eleitoral, embarca para o Distrito Federal nesta quinta quando participa do workshop “Avaliação das Regras Aplicadas às Eleições de 2016”, a convite do ministro e presidente do TSE, Gilmar Mendes. Lavareda ajuda na análise da fiscalização da implantação da nova Lei da Reforma Eleitoral.
Destaque – A prefeita eleita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) foi destaque de uma matéria da Folha de S. Paulo por ter sido a única mulher a se eleger nas disputas que foram ao segundo turno. Por governar uma cidade importante como Caruaru, Raquel deverá ser requisitada cada vez mais pela imprensa nacional.
Inocente quer saber – A Câmara de Jaboatão dos Guararapes rejeitará as contas de 2009 do prefeito Elias Gomes seguindo a recomendação do Ministério Público de Contas?
Deixe um comentário