João Paulo deve sair do PT para se filiar ao PRB
Uma das lideranças mais populares da história do Recife, João Paulo construiu uma brilhante trajetória na política, começando como vereador do Recife, depois deputado estadual, prefeito do Recife, secretário estadual, deputado federal e superintendente da Sudene. Toda sua trajetória foi construída num único partido, o PT, que foi incapaz de reconhecer o seu peso político e eleitoral, relegando-o a um papel secundário no partido, sempre perdendo as melhores chances de disputa para Humberto Costa como o governo estadual em 2006, o senado em 2010 e a prefeitura do Recife em 2012.
Nas vezes que foi o escolhido do partido, disputou em bolas divididas que a probabilidade maior era de derrota. Em 1996 quando disputou a prefeitura do Recife pela primeira vez só foi o candidato porque em 1992 Humberto havia perdido pra Jarbas Vasconcelos. Nas eleições de 2000 contra Roberto Magalhães nem o próprio João Paulo imaginava que poderia vencer aquela disputa, mas acabou vitorioso e teve a oportunidade de mostrar ser o melhor candidato que o PT dispunha para eleiçōes majoritárias.
As eleições de 2004, de 2008, de 2014 e de 2016 mostraram que João Paulo é bom de urna e tem prestígio com o povo, tanto que foi reeleito em 2004 mesmo enfrentando naquele ano uma rejeição alta ao seu nome, se recuperou e venceu no primeiro turno. Em 2008 tirou do bolso João da Costa e o colocou na prefeitura igualmente no primeiro turno e nas suas derrotas para o Senado em 2014 e pela prefeitura em 2016 para Fernando Bezerra Coelho e Geraldo Julio, respectivamente, mostrou ser osso duro de roer.
João Paulo não precisa mais provar pra ninguém que é maior do que o PT, conquistou 330 mil votos numa eleição onde quase todos os nomes do partido em capitais foram rejeitadíssimos pelas urnas. Desgostoso com o partido, que não o alçou a ministro de Lula em 2009 nem de Dilma em 2011 quando ele buscava essa oportunidade, e mais precisamente nestas eleições o deixou a pão e água, João Paulo considera a hipótese de sair do partido e tentar uma melhor sorte numa outra sigla, que pode ser o PRB do deputado estadual Silvio Costa Filho, companheiro de chapa dele na disputa pela PCR. Se sair do PT João Paulo terá melhores chances para pavimentar a sua praticamente garantida eleição para deputado federal em 2018 e viver um novo ciclo na sua trajetória política.
Negativo – O secretário de governo de Jabotão do Guararapes Jorge Lemos negou que esteja indo integrar a equipe da prefeita eleita de Caruaru Raquel Lyra e afirma que não fez nenhuma articulação neste sentido. O plano do auxiliar de Elias Gomes para 2017 será se dedicar a um próprio negócio a partir de janeiro.
Nova Araripe FM – A partir de amanhã passaremos a integrar o quadro de comentaristas da Rádio Nova Araripe 89,7 FM de Araripina, no sertão do Araripe. Falaremos semanalmente entre meio dia e uma da tarde fazendo comentários sobre o cenário político estadual e nacional. A rádio se junta a Carpina FM, Cultura AM de Caruaru e Filadélfia FM de Santa Cruz do Capibaribe. Em breve anunciaremos outras rádios espalhadas pelo estado de Pernambuco.
Equação – O deputado federal Jarbas Vasconcelos tem seu nome considerado como pule de dez para disputar o Senado na chapa de reeleição do governador Paulo Câmara, mas tal equação precisa considerar a saída de Raul Henry do posto de vice-governador porque não há espaço na chapa majoritária da Frente Popular para dois nomes do PMDB.
Falhou – O deputado federal André de Paula deixou a secretaria das Cidades com o objetivo de se viabilizar como líder do PSD na Câmara dos Deputados, porém pelo fato de Pernambuco ter apenas um federal do partido, o nome escolhido deve sair de uma bancada mais robusta, Minas Gerais ou Bahia, com cinco federais cada, devem indicar o líder do partido.
IFPE – Hoje o Campus Recife do IFPE irá eleger a nova diretoria do seu grêmio estudantil. Na disputa, e com grande chance de vitória, encontra-se a chapa “Porcos capitalistas” que é encabeçada pelo direitista Arthur Brilhante. No lado oposto quem também pede votos é a chapa “Nova geração”, ligada a UJS e demais grupos de esquerda.
RÁPIDAS
Licitação – O ministro da Educação Mendonça Filho se envolveu ontem numa situação inusitada quando foi divulgado que a sua pasta realizou um processo licitatório de R$ 198 mil para a aquisição de lanches para o ministro durante os voos no avião da FAB. Mendonça prontamente mandou cancelar o processo que havia sido iniciado na gestão anterior.
Luciano Vásquez – Recentemente exonerado de uma diretoria do Porto de Suape, Luciano Vásquez deverá assumir a secretaria de governo da prefeita eleita de Caruaru Raquel Lyra. Além disso volta e meia ele tem seu nome lembrado para disputar um mandato de deputado estadual com o apoio da prefeita em 2018.
Inocente quer saber – João Paulo oficializa sua saída do PT ainda este ano?
Alfredo Golmann diz
João Paulo, realmente é maior que o PT local. Porém o mesmo é cabeça dura e inseguro. Pode até deixar o PT é deveria, agora …ir para o PRB da Universal, seria demais. Lá, nem o Sílvio Filho manda.
William Pontes diz
Saindo do PT o JP assina seu atestado de óbito político. Quem viver verá.