Palácio praticamente descarta candidatura de Lula Cabral no Cabo
Muita gente não entendeu a movimentação do prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes e do governador Paulo Câmara em torno de Heraldo Selva para fechar a chapa majoritária de Jaboatão dos Guararapes. O movimento também veio na esteira da nomeação de Evandro Avelar para a vice-presidência de Suape. Tudo isso fazia parte de uma conjuntura distante da população, mas que era levada em consideração pelo Palácio do Campo das Princesas.
A conjuntura diz respeito ao futuro do ex-prefeito e deputado estadual Lula Cabral, que aparece na liderança de todas as pesquisas divulgadas até o presente momento sobre a sucessão no Cabo de Santo Agostinho. Lula tem uma série de problemas com os órgãos de controle por processos antigos referente às suas duas gestões no Cabo, e o governo considerava que isso poderia torná-lo inelegível para a disputa deste ano.
Recentemente o jurídico do PSB deu ciência ao governador de que a situação de Lula era caso perdido pois os desembargadores da 1ª Câmara de Direito Público do TJPE condenaram o deputado no dia 16 de junho, por unanimidade, por improbidade administrativa. A Lei da Ficha Limpa proíbe candidaturas de pessoas que sejam condenadas por órgão colegiado. A defesa de Lula, inclusive, não realizou a sustentação oral do deputado, o que dificultou ainda mais a situação dele.
Lula ainda tentará um efeito suspensivo para a decisão colegiada do TJPE, mas a sensação do PSB e do Palácio do Campo das Princesas é de que só um milagre fará com que a decisão seja suspensa ou reformada a tempo para que ele venha a disputar as eleições municipais deste ano. Com esse fato novo que aparece na disputa pela prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, justifica e explica a movimentação do Palácio e de Elias Gomes para uma reaproximação.
Elias abdicou da cabeça de chapa em Jaboatão dos Guararapes para o PSB para que o caminho ficasse livre para Betinho Gomes disputar a prefeitura do Cabo de Santo Agostinho pelo PSDB. Recentemente o deputado federal Betinho Gomes solicitou um parecer jurídico ao advogado eleitoral Leucio Lemos, que afirmou peremptoriamente que Lula não terá a menor condição de ser candidato.
Sem Lula no páreo o jogo fica muito mais tranquilo e mais favorável para que Betinho, após duas tentativas malsucedidas, possa chegar ao comando do executivo municipal do Cabo de Santo Agostinho em outubro.
Mudança – O secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos e presidente da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Victor Vieira, deixa a secretaria e a presidência da URB para assumir a função de assessor especial do gabinete do prefeito. O presidente da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Roberto Gusmão, passa a acumular a titularidade da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos. O administrador de empresas Diogo Luna Viana assume interinamente a presidência da URB. Diogo ocupava a Diretoria Administrativa Financeira da empresa. As mudanças serão publicadas na edição desta quinta-feira do Diário Oficial do Município.
Fenearte – O governador Paulo Câmara comanda, nesta quinta-feira, a abertura da 17ª Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina, que ocorre até o dia 17 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Com objetivo de estimular o potencial de crescimento dos artesãos, o Estado investiu R$ 5 milhões na realização da mostra. A expectativa é que a feira gere uma movimentação financeira de R$ 40 milhões, atraindo 300 mil pessoas.
Anchieta Patriota – Suplente de deputado estadual, o médico Anchieta Patriota (PSB) decidiu ser novamente candidato a prefeito de Carnaíba no sertão do Pajeú. Quando era prefeito, Anchieta ostentava os maiores índices de aprovação do estado. Nas últimas eleições obteve 31.253 votos para a Alepe, ficando na suplência da Frente Popular.
Fichas sujas – Lula Sampaio, Bringel e Valdeir Batista, além de terem sido prefeitos de Araripina, possuem em comum o fato de figurarem na lista dos políticos que respondem a processos. Eles foram responsáveis por 16 anos de gestões no município. Além deles vários ex-secretários do município figuram no listão do TCE. Todos poderão ficar inelegíveis caso haja decisão colegiada.
RÁPIDAS
Paulista – Existem rumores de que uma operação parecida com a que foi deflagrada em Camaragibe acontecerá em Paulista envolvendo o ex-presidente da Ceasa Romero Pontual. Caso se confirme, a operação poderá implodir a reeleição do prefeito Junior Matuto (PSB).
Expectativa – Em Caruaru aliados do vice-prefeito Jorge Gomes e da deputada Raquel Lyra aguardam com muita expectativa a conversa que o governador Paulo Câmara terá com Tony Gel. Eles acreditam que o governador poderá solicitar a Tony Gel a retirada da candidatura em prol de Jorge Gomes, o que polarizaria a disputa entre PSB x PSDB.
Inocente quer saber – Lula conseguirá reverter os votos do impeachment dos senadores em conversas num hotel de luxo em Brasília?
William Pontes diz
Se Romero Pontual falar não restará pedra sobre pedra do PSB. Quem é do ramo sabe.