Sinal de alerta acende na campanha de Armando
A pesquisa do Ibope divulgada na terça-feira colocou em xeque a possibilidade de Armando Monteiro se eleger governador. Isso porque em menos de um mês uma vantagem de 32 pontos no Ibope virou pó, ficando em apenas 9. Vale ressaltar que Paulo Câmara possui maior tempo de televisão e candidatos proporcionais em maior quantidade bem como eleitoralmente mais expressivos lhe apoiando. Por fim a questão de estrutura financeira diferencia a candidatura de Paulo em relação a de Armando. Isso faz com que as pessoas percebam mais a campanha do PSB do que a do PTB, sobretudo após a decisão de Armando em retirar seu material de campanha das ruas. Diante do cenário aparentemente adverso, porque eleição é tendência e uma tendência de crescimento para Paulo Câmara era esperada, Armando vai precisar replanejar sua campanha, haja vista que o mais otimista dos socialistas, sobretudo após a morte de Eduardo Campos não esperava que com uma semana de guia a vantagem do candidato do PTB ficasse tão reduzida. O senador petebista achava que o poder da inércia iria viabilizar sua candidatura, desconsiderando assim os fatores imponderáveis. Armando apostou na vantagem das pesquisas e não construiu nem permitiu uma candidatura alternativa no campo da oposição que pudesse lhe dar este suporte. Ele precisava forçar um segundo turno para poder ter qualquer chance de vitória. Como isso não foi feito, ele partiu para o “nós contra eles”. Nesta modalidade a equação candidato desconhecido + frente robusta de 21 partidos + governo bem-avaliado só poderia resultar em sucesso da candidatura do PSB. Isso ocorreu com João da Costa em 2008, Dilma Rousseff em 2010 e Geraldo Julio em 2012. Não poderíamos esperar que o cenário fosse diferente em Pernambuco. Agora Armando torce para o imponderável ocorrer ao seu favor e tentará reverter esta curva para chegar ao sonho de governar Pernambuco. A tarefa parece difícil.
Marina Silva – Depois de aparecer bem nas pesquisas terça-feira e se sair bem no debate da Band, a candidata do PSB concedeu uma entrevista que foi muito elogiada pelas redes sociais. Se alguém se deu bem na última semana na eleição presidencial, esse alguém foi Marina.
João Paulo – Candidato a senador, João Paulo viu a sua vantagem sobre Fernando Bezerra Coelho se reduzir a 13 pontos. Quem entende de eleição acha que ele pode ficar sem mandato. Porque a tendência é essa vantagem zerar nas próximas pesquisas.
Marinaldo Rosendo – O candidato a deputado Marinaldo Rosendo não desistiu da candidatura. Ele está firme e forte buscando um mandato na Câmara dos Deputados pelo PSB. Apenas puxou o freio de mão nos acertos financeiros que tinha feito.
Fernando Gordinho – O ex-vereador Fernando Gordinho enfim escolheu seu candidato a deputado federal. Trata-se do ex-vereador de Jaboatão Moisés, candidato pelo PSL. Na majoritária acabou ficando com Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho.
RÁPIDAS
Jesus – O candidato a deputado estadual pelo PMN Pedro Luna já deve saber que não se elegerá fazendo apenas cauda para o PSOL, mas ganhou o título de candidato mais bizarro desta eleição. Ele se auto-intitula de Jesus.
Alepe – A Casa Joaquim Nabuco pode receber dois irmãos como deputados estaduais, são eles: Lula Cabral (PSB) e Everaldo Cabral (PP).
Inocente quer saber – O avião de Eduardo vai assombrar Marina Silva?
Deixe um comentário