O freio de arrumação
O governador Paulo Câmara se elegeu com a mais plural coligação que um governador conseguiu chegar ao Palácio do Campo das Princesas na história de Pernambuco, e até recentemente conseguiu manter a tropa unida sem maiores celeumas. Uma das características que contribuíram para a manutenção da Frente Popular em torno do seu governo foi a de ser uma pessoa de fino trato. Mesmo diante de uma série de desafios, o governador é sereno e muito correto com seus posicionamentos. Isso faz com que a maioria dos políticos possam até ter ressalvas de ordem política com o socialista, mas no âmbito do tratamento pessoal o governador Paulo Câmara supera de longe seus antecessores.
Ainda faltam dois anos e meio de governo, e certamente o socialista objetivará a reeleição em 2018, e pra isso ele precisa manter uma boa relação com prefeitos, deputados, senadores, etc. Porém, o mais importante neste momento é que Paulo Câmara possa desfazer os atritos que foram provocados por sua decisão de solicitar os cargos do PSDB e do DEM. Também cabe ao governador ter a plena consciência que uma coisa não está diretamente ligada outra, como por exemplo a vitória de Geraldo Julio no Recife automaticamente garantir a sua reeleição para o governo em 2018, nem que uma eventual derrota de Geraldo faça com que a sua reeleição seja inviabilizada.
Entender isso é o primeiro passo para reconstruir o diálogo dentro da Frente Popular que ficou significativamente abalado. Além disso, se faz necessário que o governador seja mais presente nas articulações políticas locais e nacionais. No processo que escolheu quatro ministros pernambucanos, cabia a Paulo Câmara, até pela liturgia do cargo, a interlocução do estado com o presidente Michel Temer. Porém, são águas passadas que não movem moinhos.
Chamar os quatro ministros para conversas a sós é um passo para desfazer qualquer ruído de comunicação, bem como tentar imediatamente uma audiência com o presidente Michel Temer a fim de levar os pleitos de Pernambuco diretamente a ele. Exercer a liderança conferida nas urnas em outubro de 2014 é condição sine qua non para que Paulo Câmara circule com desenvoltura nos próximos meses e chegue vivo politica e eleitoralmente em 2018.
Que tenha ficado a lição ao governador que somar é sempre melhor que subtrair. Não é possível que em tantos anos convivendo com Eduardo Campos, talvez o maior político a conseguir a chamada paz política em Pernambuco, não tenham servido de aprendizado ao governador. Além disso, é imprescindivel que o governador escute os aliados mas sua posição seja quase sempre a que venha a prevalecer, pois, como já dizia Agamenon Magalhães: “não se governa governador”.
Santa Cruz – Será nesta quinta-feira, às 18h, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Pernambuco a sessão solene em homenagem ao bicampeonato pernambucano e ao título inédito da Copa do Nordeste conquistados pela Santa Cruz neste inicio de ano. A proposta é do deputado tricolor, Aluisio Lessa (PSB). O ato deverá contar com a presença de ilustres torcedores do Santa Cruz.
Danilo Cabral – Ficou acertado com o Palácio do Campo das Princesas que o secretário de Planejamento Danilo Cabral voltará ao mandato de deputado na Câmara Federal. O objetivo é que alguém da cozinha do governador esteja diretamente nas articulações do PSB nacional e possa levar a voz de Pernambuco nas discussões partidárias. Com isso Roberto Teixeira voltará à planície.
Guilherme Coelho – Herdeiro político do ex-deputado Osvaldo Coelho, Guilherme Coelho assumiu ontem o mandato de deputado federal pelo PSDB. Guilherme teve que se licenciar do cargo de vice-prefeito de Petrolina e seu objetivo será encampar as mesmas bandeiras do seu genitor, que exerceu o cargo de deputado federal por nove mandatos defendendo o semiárido nordestino.
Visita – O prefeito do Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes (PSDB) continua mantendo, em Brasília, agenda de visitas aos ministros pernambucanos recém-nomeados pelo presidente Michel Temer (PMDB). Depois de visitar na segunda-feira os ministros Raul Jungmann (Defesa) e Mendonça Filho (Educação), Elias esteve na manhã de ontem com o titular da pasta de Cidades Bruno Araújo. Na pauta do encontro, o prefeito do Jaboatão pediu ao ministro das Cidades agilidade na liberação de recursos conveniados entre o Governo Federal e o município para conclusão de diversas obras de infraestrutura.
RÁPIDAS
Prestígio – A primeira-dama de Araripina Roberta Arraes esteve ontem em Brasília para prestigiar a posse de Creuza Pereira como deputada federal. A ex-prefeita de Salgueiro recebeu o apoio de Roberta, que é suplente de deputada estadual e do prefeito Alexandre Arraes na disputa para deputada federal e agora será uma legítima representante do sertão do Araripe, contribuindo para a captação de políticas públicas para a região.
CPI – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Máfia do Futebol, que investiga denúncias de irregularidades cometidas por dirigentes da Fifa e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ouviu ontem o empresário Neymar da Silva Santos, pai do jogador Neymar. O convite foi solicitado pelo relator da comissão, deputado Fernando Monteiro (PP).
Inocente quer saber – Quando será a primeira vinda de Michel Temer como presidente da República a Pernambuco?