O potencial de Silvio Costa Filho
Uma das candidaturas a prefeito do Recife com maior potencial de crescimento é a do deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB). Aos 33 anos o petebista exerce o seu terceiro mandato na Casa Joaquim Nabuco, ocupando o posto de líder da oposição. Silvio já foi vereador do Recife e secretário de Turismo no primeiro governo Eduardo Campos.
Por ter uma boa oratória, o deputado consegue se comunicar muito bem tanto na tribuna quanto na televisão, o que facilita a construção de uma candidatura, que de pronto já contaria com o apoio de quatro partidos: PTB, PSC, PRB e PTdoB. Caso consiga convencer o PT de desistir de uma candidatura própria, poderá angariar para si o segundo maior tempo de televisão da disputa de outubro, perdendo naturalmente para o prefeito Geraldo Julio.
Com uma coligação robusta e um bom marqueteiro, Silvinho, como é conhecido no meio político, deverá crescer durante a eleição, haja vista que ele seria o grande fato novo da disputa, já que Daniel Coelho, Geraldo Julio e Edilson Silva, candidatos já colocados, disputaram a prefeitura em ocasiões anteriores.
Pesa contra o petebista o escândalo da Empetur, que certamente será utilizado pelos seus adversários durante a campanha, mas caso ele consiga construir uma boa estratégia de defesa, esse calo não deverá apertar a ponto de inviabilizá-lo na disputa. Outro partido que Silvio Costa Filho poderia tentar angariar seria o PDT da vereadora Isabella de Roldão, que faz oposição ao prefeito Geraldo Julio e traria uma leveza ainda maior à candidatura petebista sendo sua candidata a vice-prefeita.
Caso tenha essa aliança robusta, que dependeria de muita articulação do ministro Armando Monteiro e do deputado Silvio Costa, que possuem excelente trânsito com a presidente Dilma Rousseff, o petebista brigaria com chances significativas contra Daniel Coelho pela vaga num eventual segundo turno contra Geraldo Julio.
Kaio Maniçoba – Eleito com menos de trinta mil votos para a Câmara dos Deputados, Kaio Maniçoba (PHS) tem surpreendido com a sua excelente atuação em defesa de Pernambuco e sobretudo do sertão. Kaio considera a hipótese de trocar de partido na “janela da infidelidade” que será aberta nos próximos meses porque não detém o controle do PHS no estado. Um dos caminhos é o PSB do governador Paulo Câmara, mas pra isso ele precisará ampliar bastante suas bases se quiser ser reeleito em 2018.
Hipótese – Uma das hipóteses avaliadas por Marilia Arraes é desistir da vida pública, isso porque sua reeleição para a Casa José Mariano é difícil já que as duas vezes que se elegeu vereadora contou com o chamado voto de estrutura, o que em 2016 não seria possível pelo fato de ter virado persona non grata no PSB. Nos outros partidos analisados por Marilia, em nenhum ela teria condições de “já sentar na janela”, por isso a desistência de tentar a reeleição é algo cada vez mais plausível.
Estrela – O senador Alvaro Dias se filiou ao PV e estrelou ontem o programa partidario da sigla veiculado ontem em cadeia nacional. Com críticas ao PT e uma contundente defesa do impeachment, o senador paranaense deu o start para a sua pré-candidatura à presidência da República em 2018. Alvaro deixou o PSDB por conta de divergências locais com o governador do Paraná Beto Richa.
Lula Cabral – Sem espaço dentro do governo Paulo Câmara, o meio político cogita que o deputado Lula Cabral pode sair do PSB. A relação que Lula possuía com Eduardo Campos era muito diferente do tratamento dispensado atualmente pelo Palácio do Campo das Princesas. Lula sonhou com o secretariado e com a primeira-secretaria da Alepe e terminou como um simples deputado, por isso ele estaria desapontado com o governador e seus auxiliares.
RÁPIDAS
Aluisio Lessa – O deputado Aluisio Lessa (PSB) está muito animado com a disputa pela prefeitura de Goiana, isso porque o atual prefeito Fred Gadelha (PTB) possui uma das maiores rejeições do estado. Após o carnaval, Lessa deverá intensificar as articulações para construir o seu projeto majoritário na cidade do Pólo Automotivo.
Caruaru – O Palácio do Campo das Princesas está cada vez mais propenso a fortalecer a candidatura de Tony Gel (PMDB) a prefeito de Caruaru, isso porque a briga entre João Lyra Neto e José Queiroz não vai ter fim e optando por Raquel Lyra ou Jorge Gomes, o Palácio vai acabar melindrando o ex-governador ou o atual prefeito.
Inocente quer saber – Quantos deputados estaduais da Frente Popular se elegerão prefeitos em outubro?