Governador Paulo Câmara não tem adversários em 2018
Apesar da disputa pelo governo de Pernambuco em 2018 ainda ser um cenário muito distante, já há uma forte discussão sobre a sucessão pelo Palácio do Campo das Princesas. Alguns dizem que pelo fato do governador Paulo Câmara não ser “do ramo”, ele sequer disputaria a reeleição em 2018, mas basta analisar o cenário político local que essa tese cai por terra completamente.
Na oposição não existe um nome sequer que possa fazer frente a Paulo Câmara neste momento. Os senadores Humberto Costa e Armando Monteiro dificilmente tentarão o Palácio do Campo das Princesas no pleito de 2018, enquanto o superintendente da Sudene João Paulo pode até disputar mas desde que perdeu a disputa pelo Senado no ano passado que praticamente encerrou sua carreira majoritária.
Dentro da base de sustentação do governador só existem quatro nomes capazes de disputar o governo com alguma chance, que são o senador Fernando Bezerra Coelho, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes e os deputados federais Jarbas Vasconcelos e Daniel Coelho. Mas qualquer um deles precisaria construir um discurso convincente para romper com o governador e conseguir ganhar as ruas do estado.
No atual cenário de crise política e econômica, basta que os governantes consigam fazer o feijão com arroz para que a população já comece a considerar uma gestão como positiva. Obviamente existe uma série de desafios a serem enfrentados e vencidos pelo governador para chegar inteiro em 2018 com as chances de reeleição consideráveis. Mas fica evidente que não realizando uma má gestão e conseguindo manter a tropa unida em torno do seu projeto as chances de êxito são consideráveis porque no atual cenário o governador não possui adversário para sua reeleição.
Timbaúba – Com a filiação do ex-prefeito e ex-deputado Gilson Muniz ao DEM, poderá se construir uma chapa competitiva na disputa pela prefeitura de Timbaúba no ano que vem, haja vista que o ex-deputado Maviael Cavalcanti (DEM), tem igualmente o seu nome lembrado para buscar o cargo de prefeito. No município o prefeito Júnior Rodrigues, afilhado do deputado Marinaldo Rosendo, tem elevada rejeição e patina nas pesquisas.
Itambé – O prefeito Bruno Ribeiro (PSB) esteve recentemente com o presidente estadual do PSDB deputado Antonio Moraes, que se comprometeu a fortalecer o partido no município. Se filiarão a sigla tucana os vereadores Zito e Oscar Júnior, além de outras lideranças políticas do município que apoiam o prefeito.
Alepe Digital – Será realizada hoje a segunda edição do Alepe Digital, que contará com a presença do jornalista pernambucano Geneton Moraes Neto, da Globo News e da Rede Globo, bem como o pesquisador Rodrigo Stefanni Correa, que abordará uma série de temas, dentre eles o marketing político. O evento tem início a partir das 8 horas e este blogueiro é um dos convidados.
CBN – Estarei a partir das 10:40 da manhã falando ao vivo na Rádio CBN Recife para repercutir o MKT DAY, evento que será realizado no próximo sábado no Mercure Recife Mar Hotel, onde serei um dos palestrantes e abordarei o marketing político. Fiquem ligados na FM 105,7.
RÁPIDAS
Camilo Simões – Virtual pré-candidato a vereador do Recife nas próximas eleições, o secretário de Turismo e Lazer Camilo Simões (PSB) pode ser um dos mais votados. Sucessor de Felipe Carreras na secretaria, Camilo é quase uma unanimidade na prefeitura do Recife em termos de êxito no comando da secretaria.
Resposta – Em resposta às críticas recebidas pelo deputado Lula Cabral em relação ao valor gasto com André Valadão, o prefeito Vado da Farmácia espalhou um vídeo nas redes sociais questionando o gasto de Lula quando prefeito de R$ 1 milhão em cachês com a banda Chiclete com Banana quando era liderada por Bell Marques.
Inocente quer saber – Dilma vendeu a alma ao diabo, digo, ao PMDB?