Candidatura de Jarbas a prefeito do Recife esfriou
Há cerca de dois meses que não se falava em outra coisa senão na possível candidatura de Jarbas Vasconcelos a prefeito do Recife nas eleições do ano que vem. Os rumores aumentaram com o não-convite de Jarbas ao prefeito Geraldo Julio para a comemoração do seu aniversário na sua casa do Janga. Mas nos últimos quinze dias a situação parece que mudou um pouco, gente do meio considera que a construção deste projeto não seria tão fácil como se pensava.
Um dos motivos é que se a gestão do prefeito Geraldo Julio possui alguns gargalos, uma eventual mudança para que Jarbas fosse o prefeito do Recife a situação não se modificaria muito. Haja vista que a prefeitura do Recife, assim como a maioria das prefeituras brasileiras, depende de repasses federais, o que vem se dificultando a cada mês porque o governo federal simplesmente não tem dinheiro. A dificuldade que Geraldo enfrenta hoje seria mantida por Jarbas caso se elegesse no ano que vem e assumisse a partir de 2017.
O outro motivo é que o nome de Jarbas Vasconcelos vem crescendo paulatinamente para que ele possa ser o próximo presidente da Câmara dos Deputados. Políticos e a imprensa do país inteiro consideram que Jarbas na presidência da Câmara seria o melhor dos cenários para modificar o clima de degradação total que existe na política brasileira. Seja para substituir Eduardo Cunha já de imediato, caso ele seja fuzilado pela Operação Lava-Jato, ou seja para disputar a eleição para o próximo biênio que acontece no início de 2017, Jarbas é a bola da vez em Brasília.
Mais um fator recente deu provas de que Jarbas não é candidato a prefeito do Recife. É que o seu herdeiro Jarbas Vasconcelos Filho, o Jarbinhas, recebeu o aval do pai para tentar construir uma nova candidatura a vereador do Recife nas próximas eleiçōes. Ora, se Jarbas fosse candidato a prefeito não consideraria a hipótese de lançar o filho para vereador. Como permitiu o filho a se movimentar fica claro que o jogo de Jarbas não é na capital pernambucana e sim na capital federal.
Quem certamente não gostou desse assunto foi o vereador Marcos Menezes que estava contando com o apoio irrestrito de Jarbas para buscar a reeleição, cogitando, inclusive, trocar o DEM pelo PMDB até o final do mês para entrar de corpo e alma no projeto majoritário do ex-governador de Pernambuco.
MAR – O Movimento Avança Recife afirmou que não existe a possibilidade de Marcos de Bria integrar a chapa proporcional do PRTB, nem ele nem outro, o único vereador de mandato a buscar a reeleição pelo MAR é Marco Aurélio Medeiros, que recentemente trocou o Solidariedade pelo PRTB. O grupo almeja eleger pelo menos três vereadores.
Jaboatão – O PT de Jaboatão dos Guararapes está se movimentando para tentar construir a candidatura do professor e militante histórico Francisco de Assis a prefeito nas eleições do ano que vem. Francisco de Assis já foi candidato a prefeito de Jaboatão em 1996 e tem uma trajetória de ter ocupado vários cargos públicos em gestões do PT.
Candidatos – Visando eleger um bom número de prefeitos e ajeitar a vida de alguns suplentes de deputado estadual, o Palácio do Campo das Princesas está estimulando as candidaturas de Lula Cabral (Cabo de Santo Agostinho), Tony Gel (Caruaru), Lucas Ramos (Petrolina), Waldemar Borges (Gravatá), Rodrigo Novaes (Floresta), Angelo Ferreira (Sertânia) e Aluisio Lessa (Goiana). O núcleo duro do governador espera emplacar pelo menos quatro prefeitos para efetivar Antonio Moraes e Marcantonio Dourado e mandar para a Alepe Maviael Cavalcanti e Roberta Arraes.
Alberto Feitosa – Desde que assumiu a secretaria de Saneamento do Recife, o deputado estadual Alberto Feitosa (PR) simplesmente saiu de cena. Ninguém ouve mais falar nele. Muitos consideram que politicamente não foi um bom negócio trocar a Casa Joaquim Nabuco pelo primeiro escalão do prefeito Geraldo Julio.
Debandada – Há possibilidade real de ocorrer uma debandada geral de vereadores e candidatos a prefeito que estão filiados ao PROS. Quem está em vias de sair da legenda afirma que o presidente estadual da sigla Gilson Lima não é confiável e que pode mudar de ideia como quem troca de roupa, desde que haja uma proposta atrativa, e por isso o caminho é não continuar no partido.
RÁPIDAS
Azedou – A relação entre o governador Paulo Câmara e o ex-governador João Lyra Neto desde que Paulo foi escolhido por Eduardo para disputar o governo nunca foi boa. Mas recentemente a situação se agravou. O ex-governador João Lyra Neto não fez esforço na campanha de Paulo Câmara, e agora Paulo não tem o menor interesse na candidatura de Raquel Lyra em Caruaru.
Plano B – Apesar de negar publicamente, o deputado federal Daniel Coelho não descarta a hipótese de se filiar ao PV para disputar a prefeitura do Recife no ano que vem. Ele segue tentando a indicação do PSDB e vai lutar até as últimas consequências. Mas deixará o PV de sobreaviso até o final do mês. Se for candidato pelo PSDB mesmo, diferentemente de 2012, o PV marchará com Daniel na capital pernambucana.
Inocente quer saber – Por quê o Palácio do Campo das Princesas prefere Lucas Ramos em vez de Miguel Coelho para disputar a prefeitura de Petrolina?