Aliança de Tony Gel e João Lyra pode ser o grande fato novo de Caruaru
As eleições municipais em Caruaru começam a tomar corpo e uma aliança entre políticos antagônicos pode definitivamente modificar o quadro eleitoral de 2016 na capital do Agreste. Dentre as pré-candidaturas a prefeito de Caruaru existem três nomes extremamente competitivos que são Tony Gel e João Lyra Neto e a deputada Raquel Lyra.
Não se sabe o motivo, muito provavelmente as movimentações do ex-governador João Lyra Neto em se filiar ao PSDB, mas ficou evidente que o Palácio do Campo das Princesas passou a olhar com mais carinho a candidatura de Raquel Lyra pelo PSB nos últimos dias. E há uma tese de uma costura entre os grupos de Tony Gel e João Lyra Neto em torno de Raquel Lyra, que seria candidata por parte significativa dos partidos da Frente Popular.
O movimento teria como objetivo alçar Raquel Lyra ao posto de candidata da Frente Popular, tendo a ex-deputada Miriam Lacerda no posto de vice-prefeita. Em caso de êxito, Tony Gel tentaria uma cadeira na Câmara dos Deputados e Miriam Lacerda tentaria voltar para a Alepe nas eleições de 2018.
Pela primeira vez há uma possibilidade real de João Lyra Neto e Tony Gel estarem no mesmo palanque numa disputa pela prefeitura de Caruaru. A movimentação do Palácio tem por objetivo isolar o prefeito José Queiroz e o senador Douglas Cintra para a disputa do ano que vem. Isso porque apesar de Quieroz ter declarado voto em Paulo Câmara, sua relação com o ministro Armando Monteiro, adversário do governador, é próxima até demais para o gosto do Palácio e para o PSB se interessar em ajudar o atual prefeito de Caruaru.
Daqui para as convenções municipais de 2016 pode acontecer tudo inclusive nada, mas em relação a essa movimentação de João Lyra e Tony Gel em prol de Raquel e Miriam, onde há fumaça, há fogo.
Primeira mão – Na coluna do dia 30 de julho consideramos a hipótese do ex-governador João Lyra Neto se filiar ao PSDB, ontem as especulações aumentaram onde o próprio Lyra não descartou sua ida para a sigla tucana, mas que vai esperar a definição do PSB sobre a situação em Caruaru.
Sabiam – O doleiro Alberto Youssef, delator na operação Lava Jato, afirmou ontem durante a acareação com o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa na CPI da Petrobras que o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff tinham conhecimento do esquema de corrupção da Petrobras.
Investigação – O ministro do STF Gilmar Mendes, que é vice-presidente do TSE, solicitou que o Ministério Público de São Paulo investigue uma empresa que recebeu R$ 1,6 milhão da campanha de Dilma Rousseff no ano passado. Há suspeitas de atos ilícitos da empresa Angela Maria do Nascimento Sorocaba ME, que foi criada no ano passado e recebeu uma quantia vultuosa da campanha petista.
Filiação – A senadora Lúcia Vânia (PSDB/GO) estará se filiando hoje ao PSB do governador Paulo Câmara na Câmara Municipal de Goiânia. Ela ficou insatisfeita com a sigla tucana porque não recebeu a indicação do partido para disputar a primeira-secretaria do Senado na chapa do atual presidente Renan Calheiros. O ato contará com a presença dos governadores Rodrigo Rollemberg (DF) e Ricardo Coutinho (PB).
RÁPIDAS
Liberação – O Palácio do Planalto anunciou ontem a liberação de R$ 500 milhões em emendas parlamentares. Com a medida o governo espera adoçar a boca dos congressistas a fim de ter um ambiente menos hostil na votação dos projetos de interesse do executivo.
Avenida – A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes decidiu batizar a Avenida Beira Mar em Piedade de Avenida Senador Sérgio Guerra. A decisão foi uma homenagem ao aliado do prefeito Elias Gomes que tinha residência fixa no município e faleceu no ano passado vítima de um câncer.
Inocente quer saber – Além do PTB, PRB e PSC, qual será o próximo partido a apoiar a candidatura de Silvio Costa Filho a prefeito do Recife?