Posse de comissão deflagra racha no PSB de Jaboatão
Anteontem o PSB de Jaboatão dos Guararapes se reuniu na Câmara Municipal para dar posse à comissão executiva do partido no município. O vice-prefeito Heraldo Selva foi escolhido presidente da sigla, e almeja a indicação do partido para a disputa no ano que vem.
No mesmo sentido o deputado federal João Fernando Coutinho se movimenta para disputar a prefeitura, e teve seu nome enaltecido pelo secretário das Relações Institucionais do estado André Campos para a disputa. E consequentemente abriu espaço para uma silenciosa disputa interna entre João e Heraldo, que acontece desde 2011.
Na eleição municipal passada o então governador Eduardo Campos inflou a pré-candidatura de João Fernando à prefeitura, e no dia da convenção acabou mandando João tirar o time de campo para indicar Heraldo como vice-prefeito na chapa de Elias. Ficou parecendo que Eduardo usou João como uma isca para fisgar o prefeito para a Frente Popular.
Mesmo assim, João ficou com uma vontade de se candidatar a prefeito e nas eleições do ano passado fez uma campanha pesada em Jaboatão que lhe permitiu cerca de 20 mil votos apenas no município, tendo sido o terceiro deputado federal mais votado. A votação o credencia para a disputa num eventual voo solo do PSB através de uma ruptura com Elias Gomes.
Por outro lado, Heraldo Selva ainda sonha com a hipótese de Elias lhe apoiar como candidato, o que naturalmente lhe cacifa mais do que a João Fernando para a disputa, porém, esse apoio de Elias tem uma probabilidade próxima de zero porque o tucano já está com o bloco de Conceição Nascimento na rua.
O fato é que essa disputa entre João Fernando e Heraldo Selva tende a enfraquecer as pretensões do partido na segunda maior cidade do estado e consequentemente beneficia o projeto de Elias Gomes em querer continuar comandando os rumos do município a partir de 2017 através de Conceição.
Candidatura – Temerosos pelo suicídio eleitoral a que podem ser submetidos nas eleições do ano que vem, os cinco vereadores do PT estão defendendo a candidatura de João Paulo a prefeito do Recife no ano que vem. Na ótica dos vereadores João Paulo não tem a menor chance de se eleger, mas se tiver boa votação ajudará no voto de legenda e possibilitará a reeleição da bancada petista.
Impressão – Foi aprovada por 433 votos a 7 na Câmara dos Deputados uma emenda de autoria do deputado Jair Bolsonaro (PP/RJ) que obriga o voto impresso ao lado da urna. De acordo com o progressista esta medida visa acabar com as possíveis fraudes no processo eleitoral.
Jorge Côrte Real – O deputado federal Jorge Côrte Real esteve ontem em Goiânia para participar do 14º Encontro Regional do PTB de Goiás a convite do deputado Jovair Arantes, líder do partido na Câmara dos Deputados. O evento também contou com a presença do presidente da Câmara deputado Eduardo Cunha.
Brasília – O prefeito do Recife Geraldo Julio estará hoje em Brasília para participar de uma reunião no Salão Negro do Senado com demais autoridades para tratar do Pacto Federativo. A reunião foi convocada pelo presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB/AL).
RÁPIDAS
ACM Neto – Único prefeito de capital do DEM, o prefeito de Salvador ACM Neto planeja sair do partido para buscar a reeleição e também disputar o governo da Bahia em 2018. Um dos partidos cotados é o PSB do governador Paulo Câmara.
Empréstimo – O ministro da Fazenda Joaquim Levy pediu ao governador Paulo Câmara um prazo de um mês para dar uma posição oficial a respeito do aval para um empréstimo na ordem de R$ 1,5 bilhão que o estado pretende contrair para tocar as obras de infraestrutura.
Inocente quer saber – Jarbas Vasconcelos tentará uma composição com Daniel Coelho para disputar a PCR em 2016?