A unanimidade de Eriberto Medeiros
A Assembleia Legislativa de Pernambuco experimentou nos últimos doze anos uma hegemonia absoluta do presidente Guilherme Uchoa, que conquistou a confiança e o respeito dos seus pares, foi exatamente por isso que ele foi o presidente mais longevo da história, desbancando Romário Dias que até então tinha conquistado três mandatos consecutivos. Com a presença de Guilherme dava e entender que somente ele tinha envergadura para ocupar a presidência da Casa Joaquim Nabuco, verdade seja dita, por competência do próprio que soube exercer com maestria o comando do poder legislativo.
Após a sua morte em julho do ano passado, a Casa parecia que estava órfã de um nome que pudesse ocupar a presidência, mas logo após o impacto da perda de Guilherme, surgiu o nome do deputado Eriberto Medeiros, que era quarto secretário e sempre teve muito trânsito na Casa. Ele foi eleito em agosto com 40 votos entre os presentes na ocasião. A vitória de Eriberto se deu num momento bastante complexo na Casa com a perda do seu presidente, mas com o passar do tempo ele foi conquistando ainda mais a confiança dos pares, e com seis meses de gestão, há um sentimento praticamente unânime que não há nome com maior envergadura que ele para ocupar o posto.
Estamos a nove dias da eleição da mesa diretora da Assembleia, onde serão 24 novos parlamentares, e não há nenhum nome que surja para enfrentar o atual presidente. Pela forma cordial, correta e respeitosa que Eriberto tem conduzido os trabalhos na Casa, ele tornou-se uma unanimidade entre os pares, podendo alcançar uma votação ainda maior que os 40 votos obtidos em 2018. No próximo dia 1 outras vagas na mesa diretora serão alvo de disputa, mas a presidência tem dono, diga-se de passagem, conquistada com mérito de Eriberto Medeiros.
Agenda – O deputado estadual Marco Aurélio cumprirá agenda em Brasília com o presidente em exercício General Mourão. A reunião será nesta quarta-feira às 10 horas da manhã no Palácio do Planalto. Mesmo sendo oposição ao governador Paulo Câmara, Marco Aurélio pretende contribuir com o estado prevalecendo-se da sua excelente relação com o vice-presidente da República e seu correligionário, General Mourão.
Leonardo Dias – O ex-deputado estadual Leonardo Dias, que deixou a Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2015 para dar lugar a Romário Dias, segue contribuindo com o pai nas movimentações políticas do estado. Nas eleições de 2010, Leonardo obteve 52.246 votos, sendo um dos deputados mais votados do PSB naquela ocasião.
TCE – Caso haja a abertura de alguma vaga no Tribunal de Contas do Estado até o término do mandato de Paulo Câmara, o sentimento da classe política é o de que Nilton Mota será indicado para o posto. Até hoje ninguém entendeu muito bem a desistência de Nilton de tentar a reeleição quando tinha votos suficientes para ser reconduzido a um mandato na Casa Joaquim Nabuco, e a recompensa por tamanha lealdade ao governador seria esta indicação.
Reunião – O governador Paulo Câmara receberá nesta quarta-feira a bancada de deputados federais eleitos no Palácio do Campo das Princesas. A reunião faz parte de uma série de ações do governador para apresentar as diretrizes de atuação do governo em Brasília junto à bancada pernambucana. Antes, Paulo já se reuniu com os três senadores pernambucanos.
RÁPIDAS
Wanderson Florêncio – O deputado estadual Wanderson Florêncio esteve reunido com o deputado federal Ricardo Teobaldo e alinhou o ingresso do seu irmão, Weberson Florêncio, no Podemos. Weberson será presidente municipal do partido no Recife e ajudará, junto com o deputado, a montar uma chapa competitiva para eleger quatro vereadores em 2020.
Ambientação – O deputado federal Silvio Costa Filho embarcará no próximo dia 25 para Brasília onde ficará até a posse dos deputados marcada para o próximo dia 1. Silvio estará na capital federal para ajudar nas articulações no sentido de eleger o deputado Marcos Pereira, presidente nacional do PRB, na vice-presidência da Câmara Federal.
Inocente quer saber – Haverá bate-chapa em quais cargos da mesa diretora da Asssembleia Legislativa de Pernambuco?
Arnaldo Luciano de Alencar diz
Se existe um órgão do Governo Paulo Câmara que não funciona bem,Esse se chama COMPESA ,em Salgueiro no sertão do Estado a população paga 80% de taxa de esgoto e as ruas da cidade vivem um verdadeiro CAOS, é esgoto estourado por todo lado,em pleno período de Férias Escolares as crianças principalmente da periferia são obrigadas a conviver com o mau cheiro infernal e isso já faz mais de três meses a cidade está uma sujeira triste por conta dos esgotos de responsabilidade da COMPESA.