Mendonça quer a revanche contra o PSB
Nas eleições de 2006, depois de ocupar por sete anos e três meses a vice-governadoria, Mendonça Filho assumiu o governo de Pernambuco e tentou a reeleição representando a continuidade de um governo exitoso que foi o de Jarbas Vasconcelos. Apesar de ser apoiado por Jarbas, Mendonça viu suas chances de continuar no cargo de governador se esvaírem para as mãos de Eduardo Campos, que começou do zero e saiu vitorioso do processo.
Após aquela derrota, Mendonça vivenciou maus bocados na planície, pois foram mais duas derrotas para prefeito e acabou precisando se juntar ao PSB para poder ser eleito na penúltima vaga da Frente Popular em 2014. No governo Paulo Câmara, Mendonça só teve direito a indicar o presidente do Lafepe, até que ocorreu o impeachment de Dilma Rousseff e virou ministro exatamente na mesma data que o governador exigiu de volta os cargos do Lafepe por conta das eleições municipais.
Mendonça atualmente é considerado um dos melhores ministros de Michel Temer, e seu trabalho tem sido muito elogiado pelos prefeitos pernambucanos que têm lhe incentivado a entrar na disputa majoritária. Durante o Roda Viva, Mendonça disse que será candidato majoritário nas eleições deste ano, dizendo que pode ser candidato a governador ou a senador, mas alguns de seus aliados reconhecem sob reserva que o sonho dele é disputar novamente o Palácio do Campo das Princesas este ano e impor uma derrota ao PSB pagando com juros e correção monetária o que ele sofreu ao longo destes últimos doze anos.
O ministro já consultou aliados sobre uma candidatura a governador este ano, inclusive já tem equipe para o guia pré-escolhida, e o sentimento de seus aliados é de que deve entrar na disputa, porque outra oportunidade como esta de chegar ao Palácio do Campo das Princesas pelos seus próprios méritos ele não terá. Se de fato entrar na disputa e vencê-la, derrotando o PSB, Mendonça estará completando com chave de ouro a volta por cima que já conseguiu dar na política desde que deixou o Palácio do Campo das Princesas em 2007.
Dupla – O vereador do Recife Marco Aurélio (PRTB), apoiador da pré-candidatura de Fernando Bezerra Coelho a governador, defende que Silvio Costa seja senador na chapa de FBC. Marco recorre ao futebol e diz que com os dois sendo candidatos a chapa terá dois craques no mesmo time, uma vez que ambos são aguerridos, “seria como ter Lionel Messi e Cristiano Ronaldo jogando pela mesma equipe”, pontua o vereador.
Estadual – O vereador Audálio Filho (PSDC) deve ser um dos mais votados no Agreste para deputado estadual este ano. Servidor concursado do INCRA, é vereador há três mandatos em Garanhuns. Também já foi presidente da Câmara de Vereadores e secretário de Administração da cidade. Pesquisas internas apontam que seu potencial de votos, apenas em Garanhuns, está entre 10 e 14 mil votos.
Palestra – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, virá ao Recife no próximo dia 28 de março, a convite do LIDE Pernambuco. Meirelles vai abordar o tema “Conquistas da Economia e Desafios para 2018”, durante almoço-debate com 150 lideranças empresariais do LIDE Pernambuco. Será no Empresarial MV, na Imbiribeira, a partir das 11h30.
Força – O presidente estadual do PROS, Antonio Souza, reuniu ontem uma boa quantidade de pessoas para um ato no RioMar Trade Center para a filiação de pré-candidatos e apresentação da plataforma de atuação do partido no estado. Além de demonstrar força, Antonio Souza deverá atrair para os quadros do partido o deputado federal Gonzaga Patriota.
Liberdade – A chapa para deputado estadual do Solidariedade terá um atrativo a mais nesta reta final de filiações. Além da possibilidade de eleger de três a quatro deputados com baixa votação, o presidente estadual da sigla, Augusto Coutinho, decidiu que não haverá a entrada de deputado de mandato e cada candidato terá a liberdade para dobrar com o federal da sua vontade. Na eleição passada o partido elegeu dois deputados estaduais com menos de 25 mil votos.
RÁPIDAS
Feminicídio – A Câmara Municipal do Recife aprovou o Projeto de Resolução nº 40/2017, de autoria da vereadora Aline Mariano, que pede a criação da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Feminicídio. Agora a matéria será promulgada e a parlamentar marcará uma reunião para a definição dos membros e a instalação dos trabalhos.
Tiririca – O deputado federal Eduardo da Fonte anunciou a filiação do digital influencer Galeguinho das Encomendas ao Partido Progressista para disputar um mandato de deputado estadual em outubro. No momento de descrédito da classe política, o PP aposta que Galeguinho poderá receber o voto de protesto como Tiririca em São Paulo e ajudar a eleger mais parlamentares do partido.
Inocente quer saber – Mendonça Filho anunciará em Ipojuca no ato da oposição que é candidato a governador?
Deixe um comentário