Armando é o lugar-comum para o PSB enfrentar em outubro
Nas eleições de 2014 Eduardo Campos optou por enfrentar Armando Monteiro e por isso não o colocou como seu candidato para a sua sucessão. Em 2016 por exemplo, Geraldo Julio em nenhum momento fez ofensivas a João Paulo porque sabia que ele seria o melhor adversário para derrotar no segundo turno. Se porventura Geraldo enfrentasse Daniel Coelho na segunda etapa, poderia haver um desgaste para o prefeito e um sentimento de mudança e de novidade que catapultasse o tucano rumo à vitória.
O embate de 2014 sendo reeditado em 2018 é o melhor dos mundos para o Palácio, uma vez que o PSB já conhece como a palma da sua mão as forças e fraquezas de Armando. Por isso o movimento do PSB em se juntar ao PT já no primeiro turno, e consequentemente retirar Marília Arraes do jogo, uma vez que ela seria o fato novo da disputa e mesmo com o desgaste do PT, ela teria chances reais de num segundo turno fazer um estrago e eventualmente ameaçar a reeleição de Paulo Câmara.
O senador Fernando Bezerra Coelho, que é político profissional, é o adversário mais perigoso que restou ao PSB, uma vez que foi partícipe desde a concepção do projeto de Eduardo Campos ainda em 2005 quando almejava disputar o governo, tendo sido secretário de Eduardo e ministro indicado pelo então governador. Fernando, assim como Marília, e diferentemente de Armando, conhece todo o modus-operandi do PSB de fazer campanha e de governar, evidentemente com a caneta do governo federal ao seu lado, pode ser um adversário com chances de surpreender mesmo sendo o pré-candidato menor pontuado nas pesquisas neste momento.
Tirar Marília do jogo e enfrentar apenas Armando Monteiro com Fernando Filho de vice é de longe o cenário dos sonhos do Palácio do Campo das Princesas para a disputa em outubro, segundo uma fonte palaciana em reserva. Não que Armando Monteiro não possa vencer a disputa, evidente que dependendo das circunstâncias ele poderá sair vitorioso, porém é um adversário que tem uma postura comedida, seu trato na política se assemelha a um lorde inglês, e dificilmente fará o enfrentamento mais duro na disputa contra o PSB, o que além dos fatores supracitados, possibilita a Paulo Câmara um ambiente maior de recuperação e consequentemente de vitória em outubro.
Distante – Apesar de ser pré-candidato a governador, o senador Armando Monteiro não quis saber de participar de nenhum evento de carnaval. Armando deve ter avaliado que não é o momento de aparecer publicamente mesmo liderando as pesquisas devido ao grande desgaste que possui a classe política perante a população.
O fato – O grande fato deste carnaval foi a foto do governador Paulo Câmara ao lado do ex-prefeito do Recife João Paulo, que selou a aliança entre PSB e PT. Com a presença de João Paulo na chapa majoritária, o governador consolida sua campanha na Região Metropolitana do Recife. João Paulo, com o aval de Lula e Humberto Costa, mandou um recado para Marília Arraes de que sua candidatura está rifada.
Rádios – O nosso comentário político está presente em 50 rádios de Pernambuco. Além da Cabo FM, da Serra FM, da Atual FM e da Asa Branca AM, os programas Direto ao Ponto, Cidade em Foco e Ponto de Vista são veiculados em rede, o que amplia nossa presença para quase todas as regiões do estado, consolidando o blog como uma das principais referências de política em Pernambuco.
Federal – Prestes a ter sua candidatura a governadora rifada, Marília Arraes deverá continuar no PT para disputar um mandato de deputada federal. Além de disputar na condição de vítima, o que deve impulsioná-la ao mandato, ela caminha a passos largos para ser a principal liderança do PT no estado.
RÁPIDAS
Maratona – O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, e sua esposa Alessandra Vieira, pré-candidata a deputada estadual, cumpriram uma intensa agenda neste carnaval. Além do Galo da Madrugada, no Recife, o casal esteve em Bezerros, Olinda e Tamandaré. Além disso, o primeiro-casal visitou retiros espirituais na cidade de Santa Cruz.
Abreu e Lima – A prefeitura de Abreu e Lima conquistou mais um empreendimento para o município, uma indústria de portas e janelas de alumínio, trata-se da S.A. do empresário Paulo Roberto, que é do Ceará. A conquista, fruto de uma articulação do prefeito Marcos José e de Tarcisinho Calado, vai gerar 500 empregos no município.
Inocente quer saber – Paulo Câmara depois da aliança com o PT já pode encomendar a beca da posse do segundo mandato?
Deixe um comentário