Expectativa para segundo mandato de Geraldo Julio não é das melhores
Após a vitória no segundo turno no dia 30 de outubro, o prefeito reeleito do Recife Geraldo Julio mergulhou politicamente e tem dado margem para diversas interpretações, dentre elas a de que a situação da prefeitura do Recife não é boa e que o segundo mandato tende a ser muito menos eficiente que o primeiro, quando Geraldo conseguiu em menos de quatro anos entregar uma série de ações dentre elas o Hospital da Mulher, a Via Mangue e Compaz.
A situação de Geraldo Julio que não é boa por conta da crise econômica pode se agravar com os desdobramentos das investigações da Operação Fair Play e da Operação Turbulência que devem se intensificar ao longo de 2017. Geraldo também passa por dificuldades na sua base, uma vez que a gritaria tem sido generalizada dando conta que a sua preocupação era a eleição e após lograr êxito virou as costas para uma série de pessoas do meio político que esperavam ser ouvidas pelo gestor.
A formação de um novo secretariado passa por uma série de fatores, existem alguns nomes que estão na mira de um pente fino do prefeito por conta de não terem atingido os objetivos estabelecidos por Geraldo para suas respectivas áreas, então Geraldo deve reformular sua equipe apostando em nomes com maior peso político a partir de janeiro, relegando a um segundo plano auxiliares que não tem votos nem disseram a que vieram durante os primeiros quatro anos de governo.
Além disso a derrota de Vicente André Gomes e a complicação envolvendo o primeiro secretário da Câmara Augusto Carreras são fatores que impulsionam disputas mais fratricidas entre os 39 vereadores da base durante a nova legislatura que se inicia em janeiro. O prefeito precisará ter jogo de cintura para não fragmentar sua base política, composta por trinta vereadores, qualquer deslize pode ser fatal para a gestão que precisará de muita capacidade de diálogo para enfrentar um 2017 que aparenta ser muito mais desafiador do que foi 2016.
Sertão – A eleição para o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, que será realizada no dia 3 de janeiro de 2017, terá como concorrente o Dr. Júlio César Soares Lira, Promotor de Justiça de Petrolina, sendo ele o único concorrente do Sertão na disputa. A eleição é válida para o biênio 2017/2018.
Giro – O deputado Fernando Monteiro (PP), fez este final de semana um giro pelo interior do Estado, onde realizou uma série de encontros com prefeitos e vereadores eleitos, além de lideranças locais. A agenda começou na sexta-feira em Lagoa Grande, próximo a Petrolina, onde visitou a vinícola do empresário Jorge Garziera. Esses encontros, segundo o deputado, são importantes para acompanhar de perto as necessidades de cada município. “Minha missão é trabalhar sempre pelo desenvolvimento do interior de Pernambuco”.
Aprovada – Por 61 votos a 14 o plenário do Senado aprovou em primeiro turno a PEC 55 que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos vinte anos. O número de votos favoráveis à PEC foi o mesmo que aprovou em definitivo o impeachment de Dilma Rousseff. Michel Temer demonstrou que segue com a sua popularidade junto ao Congresso Nacional intacta.
Lide – A prefeita eleita de Caruaru e atual deputada estadual, Raquel Lyra (PSDB) ministrou uma palestra no encontro do Lide Mulher Pernambuco, nesta terça no Recife. “Política e gestão pública. O desafio de ser mulher” foi o tema abordado pela deputada durante o evento. No local, Raquel conversou com um grupo de empresárias sobre o compromisso e o desafio de criar oito mil vagas de creche em Caruaru, de trabalhar na qualificação profissional das mulheres e na educação infantil.
RÁPIDAS
Culpa – O ex-presidente Lula em mais um dos seus arroubos de imbecilidade culpou o presidente Michel Temer pela situação da economia, esquecendo-se que foi o PT que governou o Brasil entre janeiro de 2003 e maio de 2016, e a crise que estamos vivendo teve início ainda no governo Dilma Rousseff.
Obrigatoriedade – Por conta de uma emenda do deputado Danilo Cabral (PSB) o relator da MP 746/2016 senador Pedro Chaves (PSC/MS) que trata da reforma do ensino médio as disciplinas artes e educação física permanecem como obrigatórias na grade curricular do segundo grau.
Inocente quer saber – As cenas de guerra patrocinadas pelo PT vistas ontem em Brasília ganham alguma aderência na sociedade?
auburn hair color on olive skin diz
This post really resonated with me. Keep up the good work.