Felipe Carreras pode ser candidato a governador em 2018
O governador Paulo Câmara recebeu uma missão de Eduardo Campos depois de muito relutar para entrar para a política, e só aceitou o desafio após ser praticamente uma unanimidade dentro do PSB para a disputa. Paulo, Eduardo e todo mundo não contava nem com a morte de Eduardo nem com a crise que o país atravessaria tão logo terminasse o processo eleitoral. O governador foi obrigado a ter que andar com as próprias pernas, e vale salientar, passados 1 ano e oito meses do seu governo, ficou evidente que a escolha de Eduardo não foi equivocada, pois um político dificilmente teria a serenidade que Paulo Câmara tem para exercer o cargo num cenário de tamanha dificuldade.
Porém o que se comenta nas coxias do Palácio é que o governador não estaria disposto a buscar a reeleição em 2018 e abriria vaga para alguém que ele considera ser da sua extrema confiança e que já mostrou capacidade de votos nas urnas e de gestão nos cargos que já ocupou, que é o secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer Felipe Carreras, deputado federal eleito com 187.348 votos, sendo o quarto federal mais votado do estado, o segundo mais votado do PSB e o mais votado do Recife.
Felipe Carreras era trabalhado pelo PSB antes de Eduardo Campos morrer para suceder Geraldo Julio na prefeitura em 2020 caso o atual prefeito fosse reeleito, mas poderá ser convocado para um projeto maior que seria manter a hegemonia do PSB ocupando o Palácio do Campo das Princesas. Felipe tem sido muito mais presente nas campanhas eleitorais do que o próprio governador Paulo Câmara, que apesar de gostar de ser gestor público, ainda não se acostumou com a vida de político, algo que Felipe não só se acostumou como tem sido cada vez mais atuante nas disputas políticas de vários municípios.
Aos 41 anos, Felipe poderá ter a maior chance de sua vida e em caso de êxito, se tornaria a maior liderança do PSB e de Pernambuco, pois teria plenas condições de fazendo um bom governo buscar a reeleição com chances significativas de vitória. Em política não existe vácuo de poder, mas até isso se confirmar dependerá de uma série de fatores, dentre eles o principal: a Frente Popular aceitar a desistência de Paulo em tentar a reeleição, uma vez que seria o candidato natural, bem como o nome de Felipe Carreras para o posto. Uma coisa é evidente: Felipe não está andando pelas ruas de todo o estado de graça.
Ducha – A pesquisa Ipespe/Folha de Pernambuco apontando Lula Cabral (PSB) com 51% das intenções de voto contra apenas 29% de Betinho Gomes (PSDB) foi uma ducha de água fria na campanha do tucano, que vinha apostando alto na reversão do quadro, que desde o ano passado colocava Lula à frente nas pesquisas. Faltando pouco mais de vinte dias para o pleito a vantagem de Lula é praticamente irreversível.
Caruaru – O instituto Veritá registrou uma pesquisa sobre a disputa pela prefeitura de Caruaru, cuja divulgação está prevista para a próxima segunda-feira. Serão 605 questionários com margem de erro de 5,7 pontos percentuais para mais ou para menos. Nos últimos levantamentos Tony Gel (PMDB) liderava com folga em relação aos demais adversários.
Natália de Menudo – Herdeira política do vereador Estéfano Menudo (PSB), a jovem Natália de Menudo de apenas 24 anos, que disputa a eleição de vereadora também pelo PSB, é tida como pule de dez para ser eleita em outubro, pois o seu pai foi eleito em 2012 com mais de doze mil votos e tem total capacidade de transferência para a filha.
Miguel Coelho – O deputado estadual Miguel Coelho (PSB) está liderando as pesquisas na disputa pela prefeitura de Petrolina com significativa vantagem sobre seus adversários. Ele iniciou a disputa em quarto lugar com apenas um dígito nas sondagens e já conseguiu desbancar Odacy Amorim (PT), Adalberto Cavalcanti (PTB) e Ednaldo Lima (PMDB). Se não houver nenhum fato novo deverá selar a volta dos Coelho à prefeitura após dez anos.
RÁPIDAS
Suplentes – Caso sejam confirmadas as vitórias de Lula Cabral (Cabo), Angelo Ferreira (Sertania), Miguel Coelho (Petrolina), Tony Gel (Caruaru) e Maviael Cavalcanti (Macaparana), serão efetivados Antonio Moraes (PSDB), Marcantonio Dourado (PSB), Roberta Arraes (PSB) e Isaltino Nascimento (PSB) na Alepe. Caso Alberto Feitosa, Nilton Mota e Isaltino decidam ficar no executivo, Anchieta Patriota e Terezinha Nunes se elejam prefeito e vereadora, respectivamente, assumiriam Laura Gomes (PSB), Gustavo Negromonte (PMDB) e Cássia do Moinho (PSB) os mandatos na condição de suplentes.
Pacto – Idealizador do projeto Pacto dos Municípios pela Segurança Pública, o promotor de justiça Paulo Augusto Freitas de Oliveira já conseguiu levá-lo para quase setenta municípios e espera poder contar com a nova safra de prefeitos eleitos para universalizar o projeto a partir de 2017 no intuito de reduzir os índices de criminalidade. O projeto tem dez eixos que seguidos à risca podem ajudar bastante no objetivo pretendido.
Inocente quer saber – Quantas vezes João Paulo voltará atrás das suas declarações até as eleições?
William Pontes diz
Mai já. Com essa especulação, precocemente, acabou o medíocre governo Paulo Câmara. Pernambuco perdeu espaço político no país. O governador não tem estatura política que o estado necessita.
fabiana campos diz
Esse Edmar é uma comédia , cogitar um homem que está sendo investigado nas contas da Empetur ( O Felipe Cinquentinha ) para governador só sendo para rir !! Kkkk , todos os prognósticos do resultado da eleição só beneficiando o P$B , cada dia menos crédito esse blog e Edmar amarelinho . Recebeu qto de Carreras Edmar ??
Andre Barbosa diz
Felipe Carreras , o homem dos 50 % de comissão ?? Eita que se for verdade Pernambuco ta lascado mesmo . Ele que se cuide que a PF vai é bater na porta dele a qualquer momento !!
Dida Maia diz
E, sendo assim, o PT indica até um camelo e ganha o governo do estado. A cada dois pernambucanos, um conhece uma história mal-assombrada desse Carreras